Filtro dos Sonhos

Um objeto muito lembrado por aparecer em filmes e muita gente, mesmo sem conhecer sua história e significado, acabam adotando-o como uma peça decorativa para a casa somente por sua beleza. 

Filtro dos Sonhos | westwing.com.br

O filtro dos sonhos que também é conhecido como apanhador de sonhos, possui muitas lendas e histórias em torno dele e o tornam tão famoso e desejado. Saiba mais curiosidades sobre o filtro dos sonhos com o Westwing e leve a peça para o seu décor!

Compre agora com até 70% off:

O que é um filtro dos sonhos? 

E o filtro dos sonhos se tornou um artefato usado para filtrar os sonhos ruins dos bons sonhos, que ficam presos em suas teias e somem com o nascer do sol. Por outro lado os sonhos bons e energias positivas passam diretamente pelo meio. 

Ele é formado por um círculo e no meio dele existem vários fios que se entrelaçam formando uma teia de aranha e para completar com uma pena pendurada. 

O filtro dos sonhos para crianças é formado com ramos flexíveis de salgueiro chorão e revestido com tiras de couro, já para os adultos são trançados em fibra, para dar mais resistência. 

Uma pena é colocada bem no centro do filtro dos sonhos para representar o ar ou a respiração, que é essencial à vida. Quando o bebê olha para a pena do filtro dos sonhos que balança com o vento, aprende a importância do ar. 

A pena também tem importante significado: a pena de coruja, feminina, representa a sabedoria, já a pena de águia, masculina, em um filtro dos sonhos serve para dar coragem.

Como Usar o Filtro dos Sonhos na Decoração? 

Os dream catchers, filtro de sonhos em inglês, vieram dos EUA. Lá quase todas as tribos indígenas contavam com um exemplar por conta de suas tradições. Por mais que o filtro dos sonhos esteja presente em diversas tradições indígenas norte-americanas, ele surgiu com os índios Ojibwe.

O povo Ojibwe, que vivia na região dos Grandes Lagos americanos, acreditava que decifrar os sonhos era fundamental. Para eles, a tarefa mais importante na vida das pessoas durante sua passagem pela Terra era aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos. 

Filtro dos Sonhos na decoração | westwing.com.br

Por isso, o filtro de sonhos deve ser pendurado sobre o berço dos bebês e cama das crianças, assim os sonhos bons sabem exatamente por onde devem ir e passam pelo buraco central da teia. 

Ao contrário dos sonhos e energias ruins que acabam se perdendo, ficando presos nos fios e quando surgem os primeiros raios de sol eles desaparecem.

Você pode ainda espalhar diversos modelos de filtro dos sonhos pelas paredes dos quartos, inclusive das crianças. Existe também a opção de pendurar o seu filtro dos sonhos no teto, fazendo com que ele balance com o vento e dê um toque mágico para o ambiente!

Lenda do Filtro dos Sonhos

A lenda do filtro dos sonhos diz que uma aranha fiava sua teia próximo à cama de uma avó, que todos os dias a observava. Dias depois o neto dela entrou no quarto, viu a aranha na teia, e resolveu matá-la com uma pedra, mas a avó não deixou. Mesmo tendo achado muito estranho, o garoto respeitou a vontade da avó.

A idosa voltou a observar então o trabalho da aranha, enquanto o animal olhou para a velha mulher e disse: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima lua nova vou fiar uma teia na sua janela. 

Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios, porque esta teia servirá para capturar todos os maus sonhos e energias negativas e um pequeno furo no centro vai deixar os sonhos bons passarem e chegarem até você”.

A aranha começou a tecer a teia e ao amanhecer a brisa trouxe penas de pombo, que ficaram presas à teia e um corvo também deixou uma pena pendurada. 

A avó, feliz com tanta beleza, resolveu ensinar a tribo a fazer o filtro do sonhos e por décadas estes objetos vêm afastando pesadelos de muitas pessoas.

Como fazer filtro dos sonhos?

Agora que você já sabe o significado do filtro dos sonhos e sua origem, inspire-se com essa lenda do para fazer um modelo para a sua casa! 

Assista o vídeo e aprenda como fazer filtro dos sonhos:

Você vai precisar de:

  • 1 aro de metal ou de madeira
  • Fio de lã
  • Penas
  • Bolinhas de madeira
  • Tesoura

Passo a passo filtro dos sonhos:

  1. Meça o fio de lã de acordo com o tamanho que você deseja para o seu apanhador de sonhos. 
  2. Faça um laço na parte de cima do arco, prenda do outro lado também com um laço. 
  3. Repita o processo alternando os lados.
  4. Prenda as bolinhas de madeira nas cordas.
  5. Amarre as penas nas cordas.
  6. Corte o excesso de fios.

Gostou das inspirações e ideias para você criar a decoração com filtro dos sonhos que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa?

Gostou da matéria? Veja também: como fazer um painel de franjas e uma luminária de pote.

A MELHOR LOJA DE DECORAÇÃO ONLINE

Você conhece o Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de decor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar?

O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar. Vem!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

 

  • Baixe o aplicativo Westwing | westwing.com.br
  • Siga o Instagram @westwingbr | westwing.com.br
  • Curta a página WestwingBR no Facebook | westwing.com.br