Fachada de Casas Modernas: Como Renovar a Fachada?

A fachada de casas modernas é o sonho de muita gente. Seu design robusto, cheio de personalidade e imponência agrada a todos e revela parte da personalidade e gostos dos moradores do lar. Se você também deseja ter uma dessas, é importante entender quais elementos fazem parte desse estilo decorativo e ter inspiração de sobra para dar vida a casa dos sonhos!

Fachada de Casas Modernas: Como Renovar a Fachada? | westwing.com.br

A fachada é o cartão de visitas de qualquer lar. É importante considerar seu estilo pessoal, para imprimir o que você mais gosta logo na entrada de casa. Dessa forma, você terá um lar familiar e impressionante! Confira as dicas do Westwing e fotos de fachadas de casas modernas para se inspirar.

Compre agora com até 70% off:

Fachada de casas modernas: principais características

A primeira impressão é a que fica. Portanto, se você quer impressionar seus convidados e aqueles que passam pelo seu lar, aposte no estilo moderno para a fachada de casa.

As fachadas modernas impactam logo de cara, não à toa este é um dos tipos de decoração mais desejados hoje em dia. Isso porque ele vai além do habitual, devido ao jogo de formas e contrastes – duas das principais características na entrada do lar.

A fachada de casas modernas considera:

  • Geometria, sobretudo a presença de linhas ortogonais (aquelas em 90º);
  • Volumetria, ou seja, o conjunto das dimensões que dão volume à fachada. Nesse caso a disposição de linhas retas e elementos em destaque;
  • Design clean;
  • Tecnologia.

Em alguns casos, é possível adicionar canteiros à decoração da parte frontal de casa. Conte com o auxílio de um profissional em paisagismo para usar arbustos, grama e árvores na entrada.

Além disso, o estilo moderno pede revestimentos de concreto, cimento queimado, tijolos aparentes, madeira e vidro para janelas amplas.

Fachadas de casas modernas pequenas

A fachada de casas modernas pode ser feita em lares grandes e pequenos também! No caso de casas pequenas, o importante é ser pontual, mas ainda assim estiloso. Evite exagerar, porque o excesso de informações tornará a decoração desarmoniosa.

Apenas o uso de linhas retas já ajuda a criar um efeito moderno. Você deve apostar em tons sóbrios e, se houver espaço, montar um pequeno canteiro ao lado da entrada.

 fachada moderna de casa pequena com dois andares

Se a largura é pequena, aposte na altura! Use a criatividade para montar a fachada de casa moderna com dois andares | Fonte: Pinterest

Outra dica para casas menores é investir em portas e janelas de vidro amplas. A combinação transmite a sensação de amplitude e aquele ar moderninho tão desejado. Enquanto as portas altas valorizam a entrada, o vidro das janelas não sobrecarrega o visual.

fachada de casa moderna pequena com porta e janelas amplas

Combine janelas e portas grandes com tons suaves para deixar a fachada moderna e delicada | Fonte: Pinterest

Os detalhes da fachada fazem toda a diferença. Por isso cores, formatos, iluminação e tamanhos devem combinar entre si até os mínimos detalhes. Para tanto, conte com o auxílio de um arquiteto e, juntos, façam um moodboard. Dessa forma, vocês terão clareza sobre o resultado.

Fachadas de casas modernas térreas

Embora linhas ortogonais sejam o destaque das fachadas modernas, você pode variar e apostar em linhas variadas, para criar resultados diferentes. O telhado, por exemplo, pode ficar na diagonal, sabia? Esse efeito rouba a cena e confere a tão sonhada modernidade para casa.

fachada de casa moderna térrea com telhado diagonal

A fachadas de casas modernas também pode ter linhas diagonais ou circulares | Fonte: Pinterest

As fachadas de casas modernas com telhado embutido são as mais adoradas, visto que o resultado é excepcional e único. Como o nome sugere, o telhado fica “escondido”, ligado a um pequeno muro. A técnica é conhecida como platibanda. Com ela, você protege a construção de mudanças climáticas, com um visual limpo e super estiloso.

Fachadas de casas modernas com telhado embutido ou aparente?

Engana-se quem acha que apenas os telhados embutidos fazem sucesso na decoração moderna. Pelo contrário! 

Como o telhado aparente é mais clássico e tradicional, muitas pessoas deixam de lado e apostam no estilo embutido. No entanto, quando combinado com os itens certos, é possível deixar a frente de casa moderna e muito estilosa!

fachada de casa moderna com telhado aparente

Veja como o telhado aparente destaca a fachada moderna, sobretudo quando combinado com a madeira | Fonte: Pinterest

A sugestão aqui é apostar nos detalhes em linhas ortogonais e cores claras. Use revestimentos de tijolinhos, concreto ou pedras em uma das paredes externas e luminárias para destacar o projeto.

Fachadas de casas modernas 2 andares

Abuse da criatividade para criar uma linda fachada moderna para casa de dois andares! Aposte em diferentes revestimentos, cores e materiais para criar um efeito arrebatador. Você também pode usar luminárias para dar destaque aos materiais usados.

fachada de casa moderna com 2 andares

Plafons e arandelas são boas opções para completar a fachada moderna de casa | Fonte: Pinterest

A iluminação é parte fundamental da fachada de casas modernas. Elas podem ser embutidas, acompanhando as linhas e volumetria do projeto ou redondas, como plafons. Quanto maior a casa, mais liberdade você tem para brincar com diferentes propostas.

Nesse caso, as janelas de vidro são destaque e ficam lindas! Use uma combinação de cortinas de voil e tecidos mais grossos para momentos privativos.

 fachada de casa moderna 2 andares com jardim amplo

Janelas de vidro são sinônimo de sofisticação, por isso são as preferidas para compor a fachada moderna | Fonte: Pinterest

Fachadas de casas modernas simples

No caso das fachadas simples e modernas, é importante considerar o orçamento disponível. Em suma, linhas retas verticais e paredes pintadas em tons claros já conferem aquele visual moderno tão esperado. Para ressaltar essas cores, você pode usar tons mais fortes na porta de entrada e da garagem, como preto.

fachada de casa moderna pequena com cores neutras e plantas

Outra opção para a fachada moderna simples são os detalhes em madeira e revestimentos 3D | Fonte: Pinterest

Além disso, conte com opções em conta para renovar o lar. Uma opção para substituir o concreto real, por exemplo, são tintas que possuem a mesma tonalidade e efeito.

Revestimentos na fachada também são ótimas opções para complementar a pintura lisa. Ripas de madeira, por exemplo, contrastam bem com tonalidades claras, como o branco.

 fachadas de casa moderna com telhado embutido

Ter um pequeno jardim para acompanhar a fachada moderna eleva toda a composição | Fonte: Pinterest

Cores de fachadas de casas modernas

E você sabe qual cor usar na fachada moderna? As mais comuns são bege, preto, branco e cinza. O estilo moderno pede por um espaço clean, por isso esses tons são os mais usados. Aposte em uma paleta de cores neutras para decorar a área externa!

fachada de casa moderna grande com preto branco e madeira

Você pode usar cores diferentes na fachada, como preto e branco | Fonte: Pinterest

Além disso, tons neutros são fáceis de combinar e trazem elegância ao design. Por isso é mais fácil fazer diferentes composições na entrada de casa, com elementos de madeira e um jardim verde sofisticado, por exemplo.

Outra opção são os tons terrosos. Eles são clássicos, esbanjam sofisticação e aconchego. Além disso, são tão fáceis de combinar quanto cores neutras.

Gostou das dicas? Dê vida aquela fachada moderna que você sempre sonhou! Aproveite e conheça mais 30 Estilos de Decoração para a sua casa.