Edificações

Edificações | westwing.com.br

Compre agora com até 70% off:

O que são edificações?

Edificação significa o ato de edificar ou construir alguma coisa, como por exemplo um edifício. 

O conceito de edificação está diretamente relacionado à construção civil, significando as técnicas usadas para a construção de edifícios, sejam eles direcionados para habitação ou comércio. Além disso, vale ressaltar que as técnicas das edificações mudam conforme o tipo de edifício que está sendo construído. 

Canteiro de obras com edificações luxuosas ao fundo

Fonte: Pexels

O que é edificação civil?

Dentre os tipos de edificações, há a edificação civil, que indica a construção de infraestruturas para utilização de alguns elementos da sociedade. 

Técnicos em edificações atuando no canteiro de obras

Fonte: Pexels

Hoje em dia, existem diversos cursos preparatórios para formação de técnicos em edificações. Dentre as principais disciplinas do curso, estão planejamento técnico, desenho básico, estudo de solo, instalações prediais e elétricas, planejamento econômico e orçamento, gestão de pessoas e de produção.

O que faz um técnico de edificações?

O técnico edificações é o profissional presente na execução de uma obra, sendo responsável tanto pela parte do escritório quanto pelo canteiro de obras. Sua principal função é garantir o desenvolvimento e execução das obras, conforme o projeto elaborado. 

Técnico em edificações atuando no canteiro de obras

Fonte: Pexels

Dentre as atividades executadas pelo técnico em edificações estão o desenvolvimento de projetos, cálculo de orçamentos, cronogramas, negociações, recebimento de materiais, coordenação técnica do andamento dos serviços e zelo pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do ambiente de trabalho.

Como se tornar um técnico em edificações?

Para se tornar um técnico em edificações, é preciso cumprir com alguns requisitos básicos, como ter concluído o Ensino Médio e ter, pelo menos, quinze ou dezesseis anos.

O curso possui, aproximadamente, 1.200 horas e é dividido em três semestres. As disciplinas englobam planejamento técnico, desenho básico, estudo de solo, instalações prediais e elétricas, planejamento econômico e orçamento, gestão de pessoas e de produção.

Após a conclusão do curso, o técnico em edificações deve procurar o registro junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). Isso porque a profissão é regulamentada por lei e, portanto, somente os registrados no CFT podem exercê-la.

Westwing: o extraordinário mundo da sua casa!

Se você está começando o projeto da sua casa, pode encontrar no Westwing tudo o que precisa. Temos uma ampla seleção de móveis, decorativos, têxteis e muito mais. Vem conferir!