7 Tipos de berço para quarto infantil

Os bebês passam mais tempo em seu berço do que em qualquer outro lugar. Por isso, ao comprar esse tipo de móvel, conforto e segurança são essenciais. É importante estar atento às características do produto, bem como ao local onde o móvel será posicionado e os acessórios de decoração a serem utilizados no cômodo. A Westwing traz dicas, informações e muita inspiração de decoração para o quarto do bebê.

7 Tipos de berço para quarto infantil | westwing.com.br

Saiba tudo sobre os principais tipos de berço! Fonte: Pexels

Durante os primeiros meses, muitos pais permitem que o bebê durma no quarto do casal em um berço ou Moisés. Meses mais tarde, quando o bebê for um pouco mais velho, o berço poderá ser movido para outro cômodo e finalmente substituído por uma cama infantil. Para escolher o berço ideal, há uma grande variedade de opções que precisam ser consideradas com cuidado. Saiba quais com a Westwing, aproveite!

Compre agora com até 70% off:

Principais tipos de berço

Moisés, berço com balanço, convencional – qual é o modelo ideal para o meu filho? Essa é uma pergunta que todos os pais se fazem. Na verdade, essa escolha pode ser crucial para a saúde do bebê.

quarto infantil com berço preto comoda tapete listrado e poltrona bege

Ao escolher o modelo certo, você garante que a decoração do quarto fique harmônica. Fonte: Pinterest

Confira quais são os principais tipos de berço para o seu bebê:

1. Berço americano

O berço americano é o mais tradicional. Ele possui cabeceira mais alta e grades laterais que mantém as crianças seguras e evitam que elas pulem a grade. O melhor é que ele possui tamanhos padronizados, para todos os tamanhos de quarto.

quarto infantil com berço americano branco pequeno ao lado de comoda

O modelo americano é o mais utilizados por pais.

2. Berço multifuncional

Para não ocupar tanto espaço no quarto, os berços multifuncionais são as melhores opções. São diversos modelos com cômoda, prateleiras, gaveteiro, trocador ou cama-babá acoplados, o que evita que pais comprem outros móveis.

quarto infantil com berço multifuncional branco

O modelo multifuncional possui ótimo custo-benefício.

3. Berço Moisés

O berço Moisés é indicado para recém-nascidos. Eles são menores em comparação a outros modelos e mais práticos, porque também podem ser transportados em viagens. Além disso, esse tipo de berço pode ser posicionado ao lado da cama dos pais.

berço moises de vime rustico

Hà modelos com abertura lateral para acoplar o berço à cama. Fonte: Pinterest

4. Berço 3 em 1

Outro modelo multifuncional é o berço 3 em 1. Ele pode ser usado como mini-berço, para bebês menores, berço ou mini-cama, quando a criança já está mais velha.

Quarto de bebê com berço 3 em 1 azul, prateleira vermelha, luzes divertidas e quadro infantil

Modelos 3 em 1 também são indicados para economizar!

5. Mini-berço

Como dito, o mini-berço é pequeno, indicado para crianças com até seis meses. Em geral, esse modelo possui prateleiras inferiores, indicadas para guardar produtos utilizados no dia a dia, como fraldas e itens de higiene.

Aproveite e veja como fazer um lindo móbile para completar o bercinho do pequeno:

6. Berço que vira cama

Já para crianças maiores, esse tipo de berço é o mais recomendado. Assim, os pais não precisam investir em um móvel novo, conforme a criança cresce. É só remover as grades laterais.

quarto de bebe com decoração azul e berço que vira cama comoda e cercado

Esse modelo fica ótimo em quartos menores. Fonte: Pixabay

Faça um lindo dossel para complementar a decoração do quarto:

7. Berço montessoriano

O berço montessoriano é indicado para dar autonomia às crianças. Como fica no chão, o modelo dá liberdade e independência aos pequenos. O ideal é utilizar almofadas ao redor para aumentar a segurança. Esse modelo é um tipo de berço minimalista para bebês.

quarto montessoriano com berço montessori de madeira com almofadas

Com esse tipo de cama, seu filho poderá explorar o quarto livremente!

Cuidados extras ao escolher o berço infantil

A qualidade do colchão é um dos fatores a serem considerados.  Também deve-se ter cuidado com quinas e cantos, observando a existência de zonas de esmagamento, pontas afiadas ou partes salientes.

menina e berço minimalista de madeira clara

O berço deve promover segurança ao pequeno. Fonte: Pexels

Por razões de segurança, a distância entre o chão e  o local onde o bebê deitará – ou seja, entre o chão e o colchão – não deve exceder 30 centímetros. O ideal é aumentar essa distância progressivamente de acordo com o crescimento da criança pois, caso ela caia, não se machucará.

Também deve-se ter cuidado com berço com grades: o espaço entre as barras de proteção deve ser avaliado. Por fim, é importante ter cuidado com a altura das barras para assegurar que o bebê não as escale.

quarto de bebe classico com berço oval branco ao lado de cadeira de balanço

Modelos ovais são mais delicados que os tradicionais retangulares.

Os bebês que têm problemas para dormir em berços convencionais em suas primeiras semanas ou meses têm a opção de dormir em um moisés, berço de balanço ou ainda mini-berços laterais. Esses berços são mais flexíveis e sua configuração é diferente, geralmente mais elevada, o que permite que o móvel balance como forma de acalmar o bebê.

Recursos para pais mais exigentes

Os berços estão disponíveis em vários modelos e incorporam uma grande variedade de opções e recursos que podem ser muito práticos. Em geral, a maior variação baseia-se na altura e nas barras de proteção. Há também os berços conversíveis em camas, para quando o bebê se tornar uma criança maior.

mãe colocando bebê para deitar em berço portátil

O berço portátil é outra alternativa, fácil de transportar. Fonte: Unsplash

O modelo de berço mais clássico atualmente inclui um gaveteiro embutido, para se guardar todas as coisas e acessórios do bebê e poder ser até mesmo utilizado pela criança como armário quando for mais velha. Finalmente, os berços também podem incorporar jogos e até um mini parque infantil.

Os diferentes modelos de berço variam pelas suas cores, formas e materiais. Depois de decidir sobre um modelo que satisfaça seus gostos pessoais, pode-se adaptá-lo à decoração projetada para o quarto do seu filho.

quarto de bebê com parede texturizada verde e berço branco, ao lado cadeira de amamentar na cor branca

O berço moderno para bebê combina com quartos planejados.

Os berços são altamente customizáveis e é possível se escolher entre uma infinidade de cores e designs. Escolha o berço perfeito para seu bebê e personalize-o com o estilo de decoração de sua preferência!

Gostou das dicas? Então, continue conosco e veja quais móveis não podem faltar no quarto infantil e dicas de decoração para quarto dos pequenos.

Renove o quarto do bebê com o WestwingDesign

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.

Leia Também: