Tipos de Alocasia: Como Diferenciar e Como Cuidar

A alocasia é um gênero botânico da família das araceae. É possível encontrar aproximadamente mais de 70 tipos de alocasia em regiões tropicais úmidas no sudeste asiático e no Brasil. 

Tipos de Alocasia: Como Diferenciar e Como Cuidar | westwing.com.br

Fonte: Unsplash

Como essa planta é muito versátil e pode ser cultivada em áreas internas e externas, a Westwing separou alguns tipos de alocasia e dicas de como cuidá-las para que você possa as ter em casa sem nenhuma complicação. Confira! 

Compre agora com até 70% off:

Conhecendo os Tipos de Alocasia: Alocasia Amazônica e Polly

A Alocasia Amazônica é muito conhecida pelas suas grandes folhagens em formato de coração. É importante para o seu desenvolvimento que a planta seja cultivada em um local com meia-sombra. Não somente, ela precisa receber água sempre que a terra estiver seca.

alocasia amazonica

Fonte: Unsplash

Pode ser uma surpresa para alguns, mas a Alocasia Amazônica é uma planta venenosa. Dessa forma, se ela for cultivada em ambiente domiciliar é recomendado que ela fique em ambientes altos e fora do alcance de crianças e animais. De preferência, em prateleiras altas e em espaços fora de contato fácil. 

A Alocasia Amazônica, também pode ser conhecida como Alocasia Polly. No entanto, a diferença é que a Alocasia Polly é uma planta híbrida e têm tamanho reduzido em comparação com a Amazônica. Sendo, inclusive, uma opção mais compacta para se ter em casa.

Alocasia Cuprea

A Alocasia Cuprea se torna diferenciada pelas suas folhas de tom acobreado. Atribuindo à planta uma beleza misteriosa, charmosa e fora do usual. 

alocasia cuprea

Fonte: Unsplash

Diferente das primeiras espécies, a Cuprea precisa de umidade e regas constantes. Por outro lado, essa planta também é tóxica e também merece cuidados minuciosos durante o cultivo e manuseio. A Alocasia Cuprea também pode ser uma opção de planta muito elegante para fazer a diferença no decór com plantas de qualquer ambiente. 

Alocasia Sanderiana

Constituída em folhas grandes e nervuras brancas, a Alocasia Sanderiana aguenta temperaturas mais frias, até 5°C. Ou seja, é uma boa opção para quem quer cultivar plantas morando em lugares mais frios.

A preocupação se as plantas irão aguentar com a temperatura ambiente é sempre uma preocupação, não é? Com a Sanderiana, essa preocupação desaparece. 

alocasia sanderiana

Fonte: Unsplash

Além disso, a Alocasia Sanderiana chama bastante atenção pelas suas nervuras brancas e capta facilmente os olhares das pessoas. Planta perfeita para estar em um ambiente de destaque da casa e elevar a decoração!  

Alocasia Cucullata

A Alocassia Cucullata se dá muito bem inserida em ambientes internos. Ela deve ser posicionada, de preferência, próxima à uma janela, porém, deve ter devida proteção dos raios de sol. 

Essa planta se caracteriza por ter folhas verdes em um tom bem vibrante. Deste modo, ela combina perfeitamente para ambientes que tenham outros tons de verde envolvidos e até mesmo ambientes bem claros, que precisam de um toque especial com uma cor mais escura e chamativa. 

alocasia cucullata

Fonte: Unsplash

Essa também é uma espécie tóxica e não deve ficar à fácil alcance. É sempre necessário tomar cuidado para que nenhum animal ao redor chegue a ingerir qualquer pedaço da alocasia. 

Alocasia Black Velvet

Surpreendendo pela sua folhagem escura, chegando a cor preta e aspecto aveludado, a Alocasia Black Velvet possui elegância única. A Black Velvet é uma planta que encanta pela sua aparência que tanto se diferencia das outras e a torna uma espécie tão misteriosa e atraente como a Alocasia Cuprea. 

alocasia black velvet

Fonte: Unsplash

Pela sua cor mais escura, a planta é ótima para gerar contrastes na decoração. Você pode incorporá-la em ambientes mais clean e até mesmo dentro de uma decoração minimalista. Visto que o minimalismo preza por poucos objetos e móveis, inserir uma planta que chama atenção por si só é um ótimo jeito de compor esse estilo. 

Mais 4 Tipos de Alocasia para Conhecer e Decorar

Calma que a nossa listinha de tipos de alocasia ainda não acabou! Afinal, sempre tem um espacinho a mais para se incrementar com uma planta diferente, certo? Vamos lá!

Outra espécie a se conhecer é a Alocasia Zebrina. Essa é popular por ser uma das plantas favoritas das pessoas por conta do seu caule zebrado que confere uma beleza muito singular ao ambiente. 

alocasia zebrina

Fonte: Unsplash

Por outro lado, também temos a Alocasia Nebula que mescla verde prateado na parte frontal das folhagens e um tom de roxo na sua parte traseira. Muitas pessoas a confundem com uma planta artificial, mas sua beleza é totalmente natural! 

Já a Alocasia Heterophylla Corazon é perfeita para arranjos românticos ou para ser colocada dentro de uma decoração apaixonante. Suas folhas em formato que recordam um coração e cor verde mais clara a tornam perfeitas para uma decoração criativa e aconchegante. 

alocasia corazon

Fonte: Unsplash

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de fora a Alocasia Micholitziana Fridek. Ela também exibe uma folhagem aveludada, formato diferente e aspecto dotado de um verde bem escuro. Um espetáculo de planta!

Como Cuidar de Alocasia?

Assim como qualquer planta, a Alocasia precisa de cuidados especiais e atenção para que seus aspectos originais sejam conservados. Nada melhor do que manter uma bela planta colaborando com a nossa decoração por muito tempo! 

Primeiro, para manter as alocasias crescendo de forma saudável é necessário deixá-las recebendo luz natural de forma indireta. À vista disso, quando elas estiverem em ambientes internos é bem interessante que elas estejam próximas às janelas

Como seu habitat natural são lugares úmidos, quando cultivadas em casa, também é importante deixá-las em ambientes úmidos e sem muita corrente de ar. 

alocasia com folhas gigantes

Fonte: Unsplash

Para manuseá-las, você pode tirar o pó acumulado nas folhagens com pano úmido. Regue-as quando necessário e, na maioria das vezes, quando a terra estiver bem seca. Não é necessário encharcá-la de água. 

Apesar de já dito, mas não custa ressaltar, lembre-se que a maioria das alocasias são tóxicas quando ingeridas. Portanto, procure mantê-las em locais mais altos, longe de crianças que possam querer puxar as plantas ou animais que tentam mordê-las. 

Contudo, as alocasias são uma ótima escolha para elaborar uma urban jungle no espaço interno da casa. Já ouviu falar sobre? Temos mais algumas dicas maravilhosas para construir um espaço decorativo e natural: 

Westwing: Criando Ambientes Sofisticados e Naturais 

Na Westwing, para além das inspirações, você pode entrar para o clube de compras e adquirir os melhores móveis e utensílios com até 70% OFF. 

E na WestwingNow você encontra os melhores vasos decorativos e outros objetos para uma urban jungle dos sonhos. Assim fica fácil criar ambientes que transitam entre o charme natural e a sofisticação. 

Embeleze sua casa com a Westwing!