Funil para Vinho

Funil para Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFunil para Vinho

Conhecer a arte por trás de uma boa garrafa de vinho é tão interessante quanto a degustação em si – essa caça ao tesouro que se faz na ponta da língua e em inspiradas precisas, separando sabores e aromas da bebida. Assim, quem se apaixona pela enologia não se contenta apenas em sorver o vinho, seja em jantares ou entre amigos, mas acaba se interessando, a fundo, por cada minúcia dessa deleitosa prática.

E existe muita coisa entre o desarrolhar de uma garrafa e seus goles exploratórios. Entre eles, o funil para vinho, um acessório fundamental para quem leva a sério a experiência degustativa e não deseja que uma nuance sequer do vinho se perca entre essas duas ações. Para você compreender o que há de tão especial em um simples item inserido em uma vasta arte, confira o que o Westwing preparou para os amantes do vinho. Inspire-se conosco!

O funil para vinho e o decanter

O funil para vinho tem a missão de despejar o líquido gentilmente no decanter e direcionar o gorgolejar do vinho para as paredes do mesmo, evitando o impacto brusco da bebida com o fundo. O funil para vinho é utilizado quando a bebida é um tanto sensível, no que diz respeito ao processo de oxigenação.
Ele pode não ser essencial para o dia a dia, mas é trivial para quem busca a satisfação máxima na degustação de cada rótulo escolhido na adega. O funil para vinho é o aliado perfeito do decanter, que, por sua vez, é um jarro – de vidro ou cristal – cuja finalidade é levar o vinho da garrafa para o seu interior.
Com ele, a bebida pode arejar adequadamente, sem que ela vá da garrafa para a taça e, em seguida, para a provação dos seus degustadores. E o funil para vinho auxilia o processo, garantindo frescor e qualidade aos vinhos.

Dicas de conservação do vinho

Como o funil para vinho costuma ser um item utilizado quando a garrafa inteira de vinho será consumida imediatamente, dicas de conservação podem parecer exageradas. Mas há quem use o item como ritual para a própria taça. Confira as dicas:
• Mantenha o vinho, após aberto, armazenado em local frio e escuro.
Nunca reutilize a rolha que estava no vinho. Opte pelos vedantes de metal.
• Não guarde o vinho na porta da geladeira. A agitação e impactos podem favorecer a oxidação da bebida.
• Retire o funil para vinho após a sua utilização.
Lembre-se de usar o funil para vinho sempre que a ocasião pedir por cuidados com a oxigenação dos vinhos. Inspire-se nas dicas do Westwing e deguste novos sabores!

Próximas campanhas