Aerador de vinho: o que é e como usar o utensílio

Você sabe para que serve um aerador de vinho? Os acessórios utilizados para a degustação do vinho têm o potencial de influenciar seu sabor, aroma e características. Eles auxiliam na manutenção do equilíbrio do vinho, bem como permitem sua verdadeira apreciação. Nada como apreciar o verdadeiro sabor de um bom vinho!

Aerador de vinho: o que é e como usar o utensílio | westwing.com.br

Ter um aerador de vinho em casa faz toda a diferença.

O que é um aerador de vinho? 

Aeradores de vinho são acessórios para vinho projetados para facilitar e acelerar a oxigenação da bebida, ajudando a revelar e destacar os sabores e aromas presentes em sua composição. O vinho é derramado através do acessório para que tenha suas características reveladas Utiliza-se o aerador de vinho no momento de servir a bebida, quando ele pode ser acoplado à garrafa ou montado com ajuda de suporte de madeira similar a um filtro, dependendo do modelo de produto em questão. Confira o conteúdo preparado pela Westwing e entenda mais sobre o uso do aerador de vinho e suas indicações.

Compre agora com até 70% off:

Aerador de vinho: para que serve?

O aerador de vinho é um acessório fundamental para a apreciação das características de certos tipos de vinhos. O utensílio que ajuda a reduzir a presença de dióxido de carbono, bem como destacar o verdadeiro aroma da bebida, permitindo uma melhor degustação.

aerador-de-vinho-para-que-serve-c-a57

O aerador de vinho proporciona experiências mais intensas.

É normal que as garrafas de vinhos tintos jovens concentrem um odor característico e índices elevados de dióxido de carbono ao serem abertas. Esses fatores tendem a ocultar ou alterar o verdadeiro aroma da bebida.

Utilizar o aerador de vinho também pode ser uma boa alternativa para incrementar o sabor de alguns vinhos de mesa ou de qualidade inferior.

Como usar um aerador de vinho? 

O uso do aerador de vinho traz benefícios à degustação de vinhos plenos ou mais maduros. Os sedimentos normalmente encontrados nas garrafas dos vinhos mais amadurecidos podem influenciar no sabor da bebida, tornando-a mais amarga. 

vinho-na-adega-de-madeira-c-a57

Degustar vinhos será ainda mais gostoso.

Nesse caso, o aerador de vinho além de propiciar a oxigenação, também facilita a separação de sedimentos. Por essa razão, os termos decantar e aerar são às vezes confundidos como sendo um único processo.

Especialistas recomendam evitar a aeração dos vinhos muito antigos ou acima de vinte anos, já que o aroma volátil e delicado da bebida pode ser perdido durante o procedimento.

pessoa servindo vinho rosé em taça

Surpreenda seus convidados, com uma degustação fora de série. Fonte: Unsplash

Embora não seja tão comum, o uso do aerador para vinhos brancos está se tornando cada vez mais popular, principalmente para a apreciação de vinhos brancos encorpados, complexos e de alta qualidade. Nesse caso, o aerador de vinho pode auxiliar na suavização e harmonização entre os sabores, propiciando uma degustação plena em uma taça para vinho adequada.

Mas, afinal: quando aerar o vinho?

A aeração deve ser feita para expandir o aroma dos vinhos tintos e tânicos. Essa é uma maneira de reproduzir o processo natural de envelhecimento. Os vinhos que devem passar pelo processo são:

  • Tannat
  • Touriga Nacional
  • Syrah
  • Cabernet Sauvignon
  • Malbec

Qual a diferença entre aerador e decanter?

O decanter é um recipiente para vinho similar a uma jarra com a boca estreita e a base larga, de vidro ou cristal. O utensílio serve para aerar o vinho, proporcionando à bebida o contato com o ar para ressaltar os aromas e sabores.

decanter de vinho branco

Use o decanter e o aerador juntos.

A finalidade principal do decanter é filtrar os sedimentos dos vinhos engarrafados há algum tempo. A borra que fica ao fundo deixa a bebida com um gosto amargo, o que pode atrapalhar a experiência. Logo, decantar o líquido é a melhor maneira de proporcionar uma experiência sem igual.

Já o aerador realça o aroma e o sabor da bebida, através da oxigenação.

Dicas para uma experiência intensa

Antes de abrir o vinho antigo é recomendado deixá-lo na posição vertical durante dois dias, para que os resíduos fiquem no fundo da garrafa. 

vinhos em prateleiras brancas

O ideal é escolher os vinhos dois dias antes da degustação, para decantar sedimentos. Fonte: Unsplash

E quando abrir a garrafa deve se colocar o vinho no decanter com cuidado para que o resíduo permaneça ao fundo. Deixe o vinho respirar no decanter durante 30 minutos antes de ser consumido. Esse processo chama-se decantar o vinho.

Para vinhos mais novos, o decanter pode ser usado para acelerar a maturidade, tornando-o mais macio. Deixe o vinho respirando por uma hora antes de degustar. Em seguida, é só servi-lo à mesa posta.

Aproveite e confira quais taças usar à mesa posta, de acordo com as bebidas servidas:

Após a prova, você pode guardar os vinhos num carrinho de bar, caso não haja espaço o suficiente na sua casa para uma adega. Aproveite para manter outros itens por perto, como copos e taças, decanters e outros utensílios de vinho. 

Essa é, inclusive, uma ótima opção de presente para homem ou amiga. Com certeza eles vão se surpreender.

pessoas brindando com vinho tinto

Tenha sempre à mão taças de qualidade. Fonte: Unsplash

Gostou da matéria? Que tal ler também sobre decantador de vinho e como harmonizar o vinho

Westwing: a melhor loja de casa e decoração online

Você conhece a Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de décor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá para acreditar?

O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar. Vem!