Tigela para Shoyu

Tigela para Shoyu

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTigela para Shoyu

A tigela para shoyu ou nozoki é um acessório indispensável para a degustação do sushi, sashimi e outros pratos tradicionais típicos da culinária japonesa. Assim como com quase todos os elementos desta cultura milenar, há tanto uma etiqueta quanto uma história por trás do uso desse tipo de recipiente e do consumo do molho de soja em si. Consumido há milênios, o shoyu continua a encantar e conquistar paladares em todo o mundo.

Nada como degustar um sushi ou sashimi de qualidade sazonado com molho de soja e gengibre. Os acessórios e utensílios utilizados na culinária japonesa exercem papel fundamental na apreciação do sabor e conservação adequada dos alimentos. Portanto, nenhum detalhe pode ser negligenciado se o objetivo é consumir um prato japonês em toda a sua essência. Saiba como utilizar tigelas para shoyu. Conheça as regras tradicionais a serem observadas para o consumo do sushi com o Westwing!

Tigela para Shoyu: Um Detalhe Faz Toda a Diferença

A tigela nozoki ou tigela para shoyu é um pequeno recipiente em formato retangular utilizado de modo similar à molheira ocidental. A tigela para shoyu costuma acompanhar grande parte dos pratos da culinária japonesa, em especial as refeições baseadas em sushis e sashimis. A tigela para shoyu tradicional é normalmente feita de cerâmica, mas muitos restaurantes modernos utilizam tigelas de vidro e outros materiais como o plástico.

Tigela para Shoyu

Utilização das Tigelas para Shoyu

Diferente do costume ocidental de derramar o molho em cima do prato principal, na cultura japonesa é a comida que é levada até a tigela para shoyu. O alimento é mergulhado na tigela para shoyu com a ajuda de um um par de hashis ou palitos e depois levado à boca.

Durante a refeição, a tigela para shoyu é enchida à medida que o molho é consumido. No entanto, é bom ressaltar que, de acordo com a etiqueta japonesa tradicional, a tigela para shoyu nunca é preenchida até a borda e sim até o meio para evitar excesso de molho nos alimentos.

Tigela para Shoyu: Acompanhamento Indispensável para os Para os Pratos

Não é exagero dizer que sem a tigela para shoyu uma refeição oriental não pode ficar completa. A existência de tigelas específicas para o consumo do molho de soja durante as refeições já diz muito sobre a importância do alimento na culinária nipônica. Fontes históricas indicam que o alimento vem sendo utilizado há milênios, primeiro como sazonador para pratos grelhados e mais recentemente para os sashimis e outros alimentos crus. De um modo geral, o molho de soja é feito a partir de uma mistura de grãos de soja, trigo, sal e fermento. O produto é envelhecido por cerca de seis mesas em garrafa. Na hora de servir, é comum que a garrafa seja levada à mesa e então um pouco do líquido seja despejado na tigela para shoyu.

Dicas de Etiqueta ao Comer e Servir Sushi

As tigelas para molho de soja e hashis são quase sinônimos de sushi. Os produtos são projetados especificamente para a degustação deste tipo de alimento, mas precisam ser utilizados da maneira correta. É normal que existam mal entendidos em relação a este assunto, dada as diferenças culturais entre Ocidente e Oriente. Confira algumas dicas para nunca mais errar ao servir ou consumir sushi:

  • Atente para as tigelas: a tigela para shoyu de cerâmica é mais que um utensílio de cozinha. Na cultura japonesa, a tigela para shoyu é um objetos de estimado valor cultural e muitas vezes considerada tesouro familiar. Portanto, é importante atentar para a qualidade, design e limpeza da tigela para shoyu ao servir.
  • Traga a tigela para shoyu vazia até a mesa e encha à medida que for consumindo os alimentos, sempre até a metade e nunca até a borda do recipiente.
  • De acordo com a etiqueta culinária japonesa, deve-se evitar misturar o wasabi e gengibre dentro da tigela para shoyu. O ideal é espalhar um pouco de wasabi e gengibre por cima do alimento, molhá-lo na tigela e depois levá-lo até a boca.

Continue navegando pelo Westwing para conhecer o que há de melhor no mundo casa e decoração!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso e com clima oriental com uma tigela para shoyu! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração oriental com uma tigela japonesa escolhida com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração e modelos de recipiente para shoyu com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração com tigela para shoyu que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original, podendo criar dias temáticos com uma tigela para shoyu! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar toda a sua casa com milhares de produtos inovadores, temáticos e exclusivos que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas