A imagem de um moinho no alto de uma montanha ou um campo com um riacho corrente ao lado, forma uma das paisagens mais comuns do nosso imaginário. Responsáveis pelo processamento de grãos e cereais, os moinhos não fazem parte só da agricultura, mas em uma versão mais proporcional para a vida diária – o moedor – podem ser encontrados em muitas cozinhas.
Com o virar de uma manivela ou o simples girar do moedor, podemos desfrutar de uma pimenta fresca sobre um corte nobre de carne, de um tempero picante sobre uma deliciosa massa ou um café aromático e fresco no café da manhã. O moedor esmaga e tritura os ingredientes para dar um sabor e aroma mais intensos, indispensável em qualquer cozinha que se preze. Confira as dicas do Westwing para escolher o moedor mais indicado para a sua casa. Inspire-se!
Compre agora com até 70% off:
Moedor de Cozinha
O primeiro moinho a ser utilizado industrialmente foi inventado pela Peugeot, em 1842. Anteriormente, era utilizado apenas o pilão, um utensílio de cozinha também utilizado para triturar e amassar alimento. Porém, desde a invenção do moinho, tem-se buscado cada vez mais mecanismos para a moagem de diversos tipos de cereais e especiarias de forma mais otimizada.
O pilão ainda hoje é muito utilizado em diversas casas, pois também ajuda que muitos alimentos liberem seu sabor e cheiro. Um exemplo muito tradicional é o alho, que tem seu sabor mais acentuado quando esmagado com um pilão do que quando cortado apenas por uma faca.
Moedor de Temperos
Pimenta, sal e temperos são tipos mais comuns de especiarias. Eles podem ser comprados a granel, em pequenos pacotes no supermercado ou diretamente dentro de pequenos moedores de plástico, madeira ou vidro. O aroma dessas especiarias torna-se muito mais intenso quando elas estão frescas ou quando são moída na hora. Portanto, a moagem é recomendada imediatamente antes de servir qualquer prato com um moedor de temperos manual, por muitas vezes, mantendo as características e o perfume que as caracteriza.
Atualmente é muito comum encontrar misturas de especiarias, revelando todo um universo de sabores que pode ser criado com a ajuda de um simples moedor. Que tal uma combinação entre pimenta, cominho e sementes de mostarda? É possível encontrar essas misturas prontas ou criar a gosto em casa.
Moedor de Café
O moinho ou moedor de café funciona nos mesmos princípios: grãos de café inteiros são colocados no moedor, que o transforma em um pó fino, fresco e de sabor e aroma intenso, característicos do café. É justamente o cheiro de café fresquinho que faz muitos de nós acordar todos os dias de bom humor ou a simples associação com um relaxante café da manhã no final de semana. Enquanto desfrutar de um café recém-moído requer mais tempo e esforço, a qualidade e o sabor obtidos valem à pena, sendo um deleite para todos os sentidos!
Moedor de Sementes
O moedor de sementes, também conhecido como moinho de cereais ou de farinha, é um equipamento um pouco maior, destinado à moagem de cereais e grãos integrais dentro de casa. O principal objetivo deste tipo de moedor é assegurar com que os cereais sejam reduzidos à expessura e textura desejadas, ao mesmo tempo mantendo os nutrientes essenciais de cada alimento. Embora este processo seja mais trabalhoso do que comprar os grãos diretamente na feira ou mercado, a qualidade dos mesmos é superior.
Moedor Universal
Se você não quer ter um aparelho moedor para cada tipo de tempero ou ingrediente, um moedor universal pode ser a solução. Eles geralmente são feitos de aço inoxidável e com acionamento elétrico, para que possam moer melhor os ingredientes mais espessos. A vantagem é que um moinho universal pode ser utilizado para triturar diferentes tipos de alimentos, embora o sabor liberado pelo uso dos moedores de mão seja considerado melhor e mais acentuado.
Seja qual for o tipo de moedor o escolhido, cada chef ou cozinheiro amador saberá como realçar o sabor e aroma dos seus pratos com o modelo de moedor mais adequado.