Jardim Majorelle: o paraíso azul de Marrakesh

Jardim Majorelle é um incrível espaço botânico na cidade de Marrakesh, em Marrocos. O oásis tropical que carrega o nome de seu fundador, o pintor francês Jacques Majorelle, é a nossa inspiração do dia. Descubra a fascinante história deste lugar que até hoje seduz e encanta milhares de visitantes.

Jardim Majorelle

A grande criação

Em 1919 o pintor Jacques Majorelle se mudou para Marrakesh e se apaixonou pela cidade e sua cultura. Anos depois, em um novo terreno, o artista construiu sua casa de campo e um estúdio, espaços que misturavam a beleza da Art Déco e da arquitetura mourisca.

Detalhes do Jardim Majorelle

O admirador da botânica, em seguida, projetou em torno desse espaço um exuberante jardim tropical, cheio de cores, plantas exóticas e raras que trazia de suas viagens.

A beleza no Jardim Majorelle

Em 1937, o pintor criou um azul marinho intenso e vivo e deu seu nome a ele. Logo, as paredes da sua casa de campo e do estúdio ganham vida ao serem pintadas com a cor. Cactos, agaves, babosas, lótus e outras espécies se reuniam no local, criando uma pintura viva com formas e nuances, onde centenas de aves encontravam refúgio e descansavam em torno de muitas fontes, piscinas e pergolados.

Jardim Majorelle em Marrakesh

“Um jardim impressionista” – Jacques Majorelle

O homem que passou mais de 40 anos embelezando e enriquecendo seu jardim voltou para a França depois de um acidente que o fez falecer sem poder ver mais uma vez o paraíso verde. O espaço foi sem dúvida a imagem mais marcante criada por Jacques, mas infelizmente, depois de sua morte veio a ficar abandonado.

Plantas do Jardim Majorelle

O renascimento

Após a sua primeira visita a Marrakesh na década de 60, Yves Saint Laurent e seu companheiro Pierre Bergé imediatamente caíram de amores pelo recanto. Ao saber que o local corria o risco de ser extinto para a construção de um complexo hoteleiro, os dois decidiram comprar o terreno em 1980.

Fonte Jardim Majorelle

O designer de moda e o executivo realizaram muitas obras para restaurar a vida e a grandeza do espaço. Eles transformam o estúdio do artista em um museu, onde são expostas partes de suas obras de arte. Com a morte de Yves Saint Laurent, Pierre espalhou suas cinzas no jardim e mandou construir um monumento em sua memória.

Beleza do Jardim Majorelle

O Jardim Majorelle agora é um dos lugares mais visitados de Marrakesh. São mais de 20 jardineiros trabalhando diariamente para manter as 300 espécies de plantas. Você também pode conhecer esse paraíso, se perder em seu labirinto, admirar o verde e ouvir o canto dos pássaros longe da agitação da cidade.

Planta Jardim Majorelle

Gabriella Mondroni

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline