Fazenda Santa Gertrudes: de cenário do September Issue... para a sua wishlist de destino dos sonhos

Conheça mais sobre a fazenda que foi cenário de um dos dias mais inspiradores do nosso calendário: o nosso September Issue Westwing 

Por Vitória Torres

Imagine só, voltar no tempo, e passar uma tarde passeando pelo século 19, ou então realizar sua cerimônia de casamento em meio a enormes palmeiras, sob uma capela inspirada na arquitetura francesa… Imaginou? Então, fique sabendo: esse lugar existe, e fica a pouco mais de 160 quilômetros da cidade de São Paulo. 

fazenda santa gertrudes, arquitetura francesa | westwing.com.br

A Fazenda Santa Gertrudes traz a perfeita conexão dos tempos atuais com nossa herança histórica – e, por esse motivo, foi escolhida como cenário do September Issue Westwing, que teve como tema principal esse resgate do antigo, em um mix com o novo, com o futuro e com as novas formas de compor, criar, e se expressar.

Retrato de uma época: a era do café

Fundada em 1854, a fazenda recebeu esse nome em homenagem à memória da D. Gertrudes Galvão de Moura Lacerda, mãe do então proprietário Barão de São João de Rio Claro. O local foi primordial para o desenvolvimento da região do interior paulista, com sua importante produção de café. Entre 1890 e 1910, a fazenda viveu seu auge, com uma das maiores e mais tecnificadas estruturas de plantação, benefício e comercialização do grão, o que envolvia serviços e atividades diversas, como carpintaria, ferraria, cocheiras, currais, barragens, aquedutos, igreja, mirantes, usina a vapor, para fornecimento da energia elétrica, além de armazéns, escola e cinema, que serviam aos moradores e trabalhadores do local.

Arquitetura à francesa: de capela à basílica

A partir de 1890, a fazenda, até então com características do estilo colonial, passou por uma reforma inspirada na arquitetura francesa, com construções “achalezadas”, utilizando telhas importadas da França. Foi tudo tão cuidadoso e bem pensado, que nem a capela ficou de fora dessa transformação. O resultado foi tão bem sucedido que recebeu até uma autorização do Papa Leão XIII para se tornar basílica – uau!

fazenda santa gertrudes, estilo colonial, arquitetura francesa | westwing.com.br

De lá pra cá: charme que atravessa épocas

Atualmente, a fazenda recebe visitas que, assim que ali chegam, são transportadas imediatamente aos tempos áureos do café: desde a colheita até ao embarque na estação de trem, passando por todos os processos intermediários. O percurso, com duração de duas horas, permite que o visitante tenha uma idéia real do trabalho e da técnica, num tempo em que a energia elétrica provinha do vapor e de rodas de água, a mão-de-obra era toda importada da Europa além de todos os produtos acabados como o ferro, o cimento e as telhas. Um passeio inspirador e que atravessa épocas…em um diálogo perfeito com o tema da edição deste ano do nosso September Issue Westwing: sinergia pura! 

fazenda santa gertrudes | westwing.com.br

Gostou? Então anota essa dica e inclua já na sua lista de desejo dos – próximos – destinos dos sonhos: a fazenda fica localizada em Santa Gertrudes, no interior de São Paulo, a duas horas da capital paulista. 

Para mais informações sobre visitas – feitas sob agendamento antecipado – e eventos, visite o site www.fazendasantagertrudes.com.br.

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Vitória Torres

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline