Tropicália urbana: por dentro de uma morada brasileira

Inspirado na cultura brasileira, o arquiteto Henrique Steyer desenvolveu um projeto completamente diferente. Intitulado “Yes, we have bananas’’, em homenagem à música de Carmem Miranda, o espaço em Porto Alegre foi transformado para receber uma verdadeira galeria da cultura tupiniquim.

morada brasileira

O destaque deste trabalho é o cuidado com cada detalhe. A proprietária da casa e o arquiteto fizeram uma busca por fornecedores diferenciados, viajando juntos por Nova York, Miami e Rio de Janeiro. A união entre elementos estadunidenses e brasileiros foi feita com cautela, dando preferência aos toques latinos existentes na América do Norte.

morada brasileira

“Assim como aconteceu com a miscigenação do nosso povo, a criação deste living buscou uma mistura perfeita e embarcou na ponte aérea Brasil-Estados Unidos atrás de uma harmonia essencialmente latina”, conta o arquiteto.

O tapete oriental foi garimpado em um antiquário do Rio de Janeiro. O sofá branco em linho também é oriundo da Cidade Maravilhosa.

inspiração brasileira

A sala de jantar, integrada ao living, recebe a mesma estética. As cadeiras foram revestidas com ráfias africanas, compradas em Nova York.

cadeiras da sala
WestwingNow com campo de busca e lupa para pesquisa | now.westwing.com.br|Powered by Rock Convert

Ao lado da mesa de refeições, um espelho antigo com moldura talhada chama atenção pelos seus detalhes. Ele é acompanhado por um móvel em madeira com santos barrocos e tocheiros de prata.

Casa brasileira

Sobre a parede do sofá, ficam os tesouros da moradora. Os desenhos de Djanira Motta e Silva convivem com a escultura de Siron Franco e o quadro de Di Cavalcanti. Como toque final, foram colocados exemplares de arte plumária.

Arte brasileira

Ao entrar no quarto, a impressão é de estar em uma igreja barroca de Minas Gerais. Imagens religiosas se unem de maneira harmônica a castiçais dourados e um piano antigo.

Quarto

No banheiro, o estilo beira o gótico. Paredes em preto fosco são combinadas com elementos dourados, como a moldura e os candelabros de parede.

Tropicália urbana: por dentro de uma morada brasileira | Westwing.com.br

Os espaços são exemplos perfeitos da diversidade cultural do Brasil. Em cada cantinho da casa, é possível identificar uma época, região e estilos misturados, que resultam em uma decoração que não poderia ser mais brasileira.

Fotos: Gui Gomes e Eduardo Liotti

Camila Nakamura

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline