Coleção Inno: uma parceria inédita entre o Westwing e a UNESP

Móveis de inspiração nórdica foram elaborados com estudantes de Design de Produto da universidade

Peças da Coleção Inno (estante, mesa de centro, rack e mesa lateral) com designers responsáveis

A Coleção Inno chega ao Westwing com um mobiliário inspirado no design escandinavo e idealizado por alunos da FAAC-UNESP (Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design). As primeiras ideias para a criação das peças nasceram ainda em 2019, quando a parceria entre o e-commerce e a universidade teve início. 

“Como a UNESP tem um dos cursos mais tradicionais de design de produtos do país, a princípio, buscamos a instituição para encontrar estagiários para integrar o Private Label, nosso departamento de desenvolvimento de produto, mas vimos um potencial muito maior nessa parceria”, conta João Leme, designer de produtos no Westwing e um dos idealizadores do projeto.

Para aproveitar o melhor dessa troca entre mercado e universidade, surgiu a ideia de propor um concurso entre os alunos do 3º ano de Design de Produto. “Na Academia encontramos uma criação mais livre e ideias que, às vezes, não estão no nosso radar”, comenta o designer.

Westwing + UNESP

Bar e mesa de centro com acabamento em ripas

Os estudantes foram desafiados a desenvolver uma linha de móveis, que incluía rack, aparador e mesa de centro, com uma das principais tendências do mercado: acabamento em ripas.

Na primeira etapa do projeto, os estudantes desenvolveram suas ideias e receberam uma devolutiva de profissionais do Westwing com sugestões de mudanças e adaptações. Na segunda fase, os finalistas foram escolhidos e os projetos foram avaliados in loco, na sede da universidade em Bauru (SP).

Tomás Barata, ex-professor do Departamento de Design da FAAC-UNESP e, atualmente, professor do Departamento de Tecnologia da FAU-USP, foi orientador das duplas participantes. Ele comenta que a parceria entre o Westwing e a universidade foi importante para potencializar o ensino e trazer a realidade do mercado para uma atividade de aula. “O envolvimento dos alunos em propostas como essa é muito maior, já que eles visualizam a inserção no mercado de trabalho”, diz.

Guilherme Lourenção e Peter Kozlowski venceram o concurso e ganharam o estágio e a produção de sua linha pelo Westwing. “Sempre confiamos no projeto e essa oportunidade nos motivou muito”, fala Guilherme. Para Peter, foi a oportunidade de colocar em prática a teoria que aprendeu em sala de aula. 

“A sinergia da dupla foi muito boa e houve um processo de projeto bastante rico. Enquanto Peter teve uma visão prática executiva, Guilherme deu um toque reflexivo e conceitual à coleção”, acrescenta o professor, que também foi um dos avaliadores do projeto.

Inspiração nórdica: minimalismo, funcionalidade e linhas retas 

Mesa lateral e bar com acabamento em ripas

O resultado dessa parceria é a Coleção Inno, que apresenta mesa de cabeceira, bar, mesa de centro, estante e mesa lateral em cinco tons (rosa, azul, cinza, grafite e carvalho). Os móveis se destacam pelo mix de materiais, pelas linhas retas e pela multifuncionalidade. A mesa lateral, por exemplo, está disponível em versão com casinha para pet. Além disso, as peças funcionam tanto para a sala quanto para o home office. Vale usar a criatividade!

“Prezamos por um design atemporal, pela estrutura e resistência da peça. Por isso, o acabamento metálico”, explica Guilherme. O estudante conta que a dupla fez questão de se atentar às funcionalidades e materiais das peças. Além disso, Peter diz que as cores foram escolhidas para trazer o ar jovem à coleção.

Quer ver mais detalhes sobre os produtos? A Coleção Inno estará disponível no clube de compras Westwing entre os dias 16/03 e 21/03 de março. Em seguida, as peças podem ser encontradas na plataforma do WestwingNow.

Claudia Ratti

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline