Como decorar a varanda?

Descubra como deixar o ambiente muito mais aconchegante

O isolamento social fez com que muitas pessoas se reconectassem com o lugar em que vivem, e passassem a aproveitar mais – além de ressignificar – cada cantinho do lar. Com isso, a varanda ganhou o protagonismo, tornando-se um dos ambientes mais desejados da casa. 

O Westwing convidou a coordenadora de estilo Bianca Machado para compartilhar algumas dicas de como decorar a varanda e deixá-la mais aconchegante. Confira!

Dicas de decoração da varanda

Dicas de têxteis para a varanda | westwing.com.br

O primeiro passo para acertar na decoração da varanda é transmitir sua personalidade através dos elementos decorativos. Isso criará a sensação de que o ambiente externo é uma extensão da casa e não um lugar à parte. 

Além disso, vale a pena investir em têxteis! Elementos como almofadas e tapetes com acabamentos próprios para áreas externas ajudam a criar um clima gostoso nesse cantinho, que tem clima de “ao ar livre”. 

O que não pode faltar na decoração?

Dicas para decorar a varanda | westwing.com.br

“As plantas não podem ficar de fora. Esse espaço com mais respiro é perfeito para criar diferentes espécies que nem sempre conseguem sobreviver dentro de casa. Além disso, essa é uma alternativa para tornar o cantinho um verdadeiro oásis natural”, explica Bianca. 

Para saber quais os melhores tipos de plantas para a varanda, é preciso observar algumas características, como alta incidência de luz e predominância de sombra. Vale também verificar se há muito vento ou se o espaço é fechado. 

banner promocional WestwingPowered by Rock Convert
Plantas ideais para a varanda | westwing.com.br

No caso dos ambientes que batem muito sol, entre as plantas mais indicadas estão: cactos, lança de São Jorge, crássula, dasilírio, Barba de Moisés. Já para locais com predominância de sombra, vale investir nas samambaias, pacovás, xanadus e jiboias.  

Decoração para varanda pequena

Assim como em qualquer ambiente pequeno, a funcionalidade deve estar em primeiro lugar. Por isso, vale investir em mesinhas auxiliares pequenas que sirvam tanto para apoiar decorativos como para dispor copos, por exemplo. 

Em relação às plantas, o jardim vertical é a melhor opção, já que ocupa pouco espaço e oferece um resultado supernatural. “O importante é entender suas prioridades para esse ambiente e investir apenas no que é essencial, assim você tem o espaço de circulação livre e também um cantinho super bem decorado”, afirma Bianca. 

Como escolher o décor da varanda?

Como decorar a área externa? | westwing.com.br

Tudo vai depender da finalidade que você deseja dar ao ambiente. Se seu objetivo for criar maior sensação de amplitude, vale investir no mesmo piso para varanda e sala de estar, por exemplo. Em relação à decoração, evite peças muito amplas e altas, pois elas criam sensação de diminuição do espaço. Para o mobiliário, a dica é investir em cores ou materiais semelhantes aos do living, gerando uma harmonia visual. 

Mas se a ideia for criar ambientes completamente diferentes, para delimitar o espaço da varanda como um ambiente à parte, vale explorar um estilo de décor diferente dos outros ambientes da casa, usando e abusando de cores, têxteis e outros elementos decorativos. 

Gostou da matéria? Leia também: 

 

mil novos produtos todos os dias WestwingPowered by Rock Convert

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline