Como montar a mesa (perfeita!) para o Natal

Dicas para envolver sua ceia em clima natalino

Mesa perfeita para o Natal | westwing.com.br

A época mais esperada do ano está chegando e é hora de começar a planejar a decoração natalina. Dentre as principais tradições da data, está a reunião da família ao redor da mesa para partilhar da ceia de Natal. 

Em um ano tão atípico como 2020, muitas famílias vão ter de adaptar as festas devido à pandemia. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você que nunca montou uma mesa de Natal. Vem conferir!

Dicas para montar a mesa de Natal

Como montar a mesa de Natal | westwing.com.br

1. Escolha dos têxteis
Apostar em uma linda toalha de mesa é fundamental! Afinal, ela protege e enfeita o móvel, dando um charme extra à composição. Para escolher o modelo, vale apostar nas versões mais tradicionais, nos tons vermelho, verde e dourado, ou ousar e escolher modelos com cores mais trendy ou até estampados – por que não?

2. Definição dos lugares
Quantas pessoas você irá receber? Lembre-se de deixar um espaçamento de, no mínimo, 30cm entre os pratos para todos ficarem confortáveis. Dê um toque especial e disponha marcadores de lugares escritos à mão, personalizando ainda mais a decoração.

3. Louças e acessórios
O sousplat manterá a mesa protegida da superfície dos pratos e acomodará o prato para a refeição principal. Do lado direito, disponha as facas e colheres de sopa, os garfos do lado esquerdo e os talheres de sobremesa logo acima do prato.
Dica: as lâminas devem estar sempre voltadas para dentro.

banner promocional WestwingPowered by Rock Convert

4. Disposição das taças
Mais próxima ao prato deve ficar a taça de água, seguida do modelo de vinho tinto e de vinho branco. Para o champanhe, posicione a taça atrás de todas as outras.

5. Toque final
Depois de posicionar todas as louças, é hora de colocar o guardanapo! Seja de tecido ou de papel, ele pode ser posicionado do lado esquerdo do prato ou na parte de cima. Vale até investir em dobraduras especiais para enriquecer ainda mais a composição. 

Dicas para o centro de mesa

Dicas para arranjo de mesa de Natal | westwing.com.br

Os arranjos de centro de mesa são responsáveis por trazer toda a energia e a magia do Natal para a mesa. Com poucos acessórios, é possível mudar completamente a decoração e enriquecer ainda mais a composição. 

1. Invista nas velas
Elas simbolizam a luz e são fundamentais para trazer o clima natalino, deixando o espaço mais requintado e aconchegante. Você pode dispô-las em candelabros, castiçais, pequenas lanternas ou ainda envolvê-las com fitas (daquelas lindas!) para dar um toque todo especial.

2. Da árvore para a mesa
As bolas, que sempre enfeitam as árvores de Natal, podem (e devem) também ganhar um espaço na mesa. Você pode, por exemplo, colocá-las em um suporte charmoso, junto de um cordão de luz. Fica um charme!

3. Flores à mesa
Já pensou em fazer um arranjo que atravesse todo o comprimento da mesa, de forma bem orgânica e natural – e sem contar com vasos, suportes ou cachepôs? Você pode reunir alguns ramos de folhas, berries e até mesmo pinhas para montar uma composição e formar um lindo arranjo. Seus convidados vão amar!

Veja também outras matérias para se inspirar e montar um Natal mágico na sua casa:

mil novos produtos todos os dias WestwingPowered by Rock Convert

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline