Lençol Bordado

Lençol Bordado

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLençol Bordado

Buscando ideias simples para valorizar a decoração do quarto? Um jogo de lençol bordado é uma excelente adição estética para todos os estilos de cômodos. O uso dos bordados é clássico tanto indústria da moda quanto na confecção de artigos para o lar. Quando o assunto é decoração da casa, o bordado é sinônimo de personalização, sofisticação e elegância. Que tal conhecer algumas técnicas e se inspirar para escolher seus lençóis?  

Os lençóis bordados estão sempre em voga. Seja para decorar o quarto do bebê, como peça do enxoval das noivas ou de casa nova, o lençol bordado é uma peça que não pode faltar na lista de quem está montando ou preparando a casa. O Westwing traz toda informação necessária para você escolher seu jogo de lençol bordado. Conheça as diferenças entre os principais tipos de lençol bordado e saiba utilizar estes lençóis para valorizar a decoração.  

Lençol Bordado na Decoração

O lençol bordado é um tipo de roupa de cama clássica cujo uso na decoração remete séculos de história. Há diversos registros do uso destes artigos na Idade Média, quando a confecção e utilização dos lençóis bordados já era uma prática comum nas cortes europeias. Diversas técnicas criativas foram inventadas e aperfeiçoadas desde então. Hoje em dia, os lençóis bordados continuam a encantar e embelezar as camas de pessoas de todo o mundo. Podem ser feitos à mão ou na máquina com o uso de agulhas e linhas variadas. A diversidades de técnicas regionais de bordados espalhados pelo mundo confere à técnica status de arte.

O jogo de lençol bordado é um item chave na decoração do quarto do bebê. É comum que durante a confecção do enxoval os pais se dediquem a bordar o nome ou iniciais da criança no lençol, como uma forma de personalização do quarto. Muitos casais utilizam o lençol bordado no quarto de núpcias e no enxoval de casa nova. Nesse caso, é comum o uso das iniciais ou nome dos noivos.

De um modo geral, os bordados dão vida aos lençóis ajudando a valorizar e agregar valor estético à roupa de cama. Um lençol bordado criativo é a escolha perfeita para decorar uma cama queen ou king size, solteiro ou casal, conferindo um toque de bom gosto e elegância.

Estilos de Lençóis Bordados

Lençol bordado inglês: bastante apreciado como ornamentação de roupas de camas os bordados do tipo inglês são uma mescla entre bordados cheios e de recorte. Consiste de desenhos marcados por padrões circulares ou ovalados com bordas cobertas.

Lençol bordado richelieu: trata-se de um dos bordados mais apreciados pela sua beleza e engenhosidade. Fontes históricas indicam que o nome Richelieu é devido à popularização da técnica por um cardeal homônimo que fazia parte da corte do Rei Luiz XVIII na França. A sua aplicação é bastante popular nos lençóis de linho.

Lençol bordado vagonite: nesses bordados, os desenhos são construídos em ponto cheio e aplicados a áreas desfiadas do tecido. É uma das técnicas mais simples para se aprender e fazer em casa. A técnica costuma ser baseada em formas geométricas e é trabalhada da esquerda para direita através de alinhavos.

Lençol bordado ponto cruz: o ponto cruz é uma das técnicas mais antigas de bordados. Seu uso já era conhecido e apreciado nas cortes romanas e continua popular até os dias de hoje. Trata-se de um dos bordados com maiores possibilidades em termos de criação e ornamentação dos tecidos, já que o artesão encontra muita liberdade para criar formas e desenhos em tecidos em ponto cruz.

 

Próximas campanhas