Isamu Noguchi

Isamu Noguchi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraIsamu Noguchi

No universo do artista Isamu Noguchi tudo, tudo era escultura. Qualquer material, qualquer ideia nascida dentro de um espaço era considerada escultura. Reconhecido como um dos maiores expoentes da escultura moderna, o talento de Isamu Noguchi extrapolou os limites do trabalho tridimensional. Tal qual os grandes gênios da arte, seu trabalho atravessou linguagens e se estabeleceu como um discurso em si submetido de maneira quase exclusiva aos ditames da criatividade.

Sensibilidade, inteligência, técnica e visão de mundo peculiar são os pilares do trabalho do artista nipo-americano Isamu Noguchi. Criador de peças icônicas e trabalhos que fascinaram o mundo, Noguchi viveu para e pela sua arte. Sua obra, assim como sua origem, unia Oriente e Ocidente de maneira única em torno de um só conceito: função e estética, assim, inseparáveis. O Westwing conta um pouco mais sobre a vida, legado e obra de Isamu Noguchi para te inspirar.  

Isamu Noguchi: Biografia

O designer e escultor Isamu Noguchi nasceu em Los Angeles, Califórnia, no ano de 1904, filho de uma escritora americana e um poeta japonês. Mudou-se para Tóquio em companhia da mãe aos dois anos de idade. Aos 13 anos voltou para os Estados Unidos para iniciar seus estudos em Indiana. Internacionalista por nascimento e vocação, a trajetória do artista passa ainda por estadias no México, Itália e China, além de um extensivo currículo de viagens realizadas por conta do seu trabalho. O artista faleceu em 1986, após mais de seis décadas de um trabalho contínuo que atravessou diversas linguagens.

A Obra de Isamu Noguchi

A criação de Isamu Noguchi se baseia no trabalho abstrato largamente realizado em pedra e baseado em formas orgânicas e geométricas. Inspirado pela arte tradicional japonesa e pelo surrealismo, Noguchi tornou-se conhecido internacionalmente devido ao seu trabalho artístico em mobiliário e arquitetura urbana. Seu objetivo maior era criar e fortalecer e valorizar os espaços públicos através da escultura. Devido ao seu direcionamento artístico único e valor estético e histórico da sua obra, Isamu Noguchi é considerado uma figura central no mundo da arte, arquitetura e design pós-guerra.

O Legado de Isamu Noguchi

O trabalho de Isamu Noguchi passou a ser reconhecido a partir de 1938, quando o artista completou a criação de uma escultura simbolizando a liberdade da imprensa instalada no Rockfeller Center, em Nova Iorque. Era o primeiro dos numerosos trabalhos públicos realizados e celebrados em todo o mundo. O seu legado inclui praças, jardins e fontes que refletem sua crença no impacto e simbolismo social da escultura. Isamu Noguchi também deixou sua marca no universo do design de mobiliário com a criação da icônica mesa de centro Noguchi, originalmente concebida em 1944. O design simples e minimalista da mesa consiste de três elementos básicos: um tampo de vidro, sustentado por duas argolas de madeira interligadas. A mesa de centro de Isamu Noguchi é considerada um exemplo da extraordinária harmonia entre forma e função. O trabalho do artista pode ser apreciado em museus espalhados pelos quatro cantos do mundo e no Noguchi Art Museum, localizado em Long Island, Nova Iorque.

Continue navegando pelo Westwing para se inspirar com o que há de melhor no universo da decoração e design de interiores.

 

Próximas campanhas