Conheça a vida e obras de Antoni Gaudí

É difícil resistir ao fascínio imediato resultante da apreciação do trabalho de Antoni Gaudí. A obra do arquiteto catalão se confunde com a alma da cidade de Barcelona de maneira raramente observada na história. O estilo de Antoni Gaudí marcadamente expressivo e individual, parte de influência modernista e parte neo-gótica flerta com aspectos do cubismo e surrealismo e é crucial na definição da estética da cidade. O aspecto humano se sobressai, assim como o imaginário que remete à natureza e à religião, proporcionando uma ampla reflexão da cultura catalã.

Conheça a vida e obras de Antoni Gaudí | westwing.com.br

Antoni Gaudí foi um arquiteto espanhol cuja genialidade da obra não deixa margens para dúvidas em relação à sua contribuição para a arquitetura e o urbanismo mundial. A estética que define a cidade de Barcelona é o principal trabalho no seu portfólio. E é justamente essa beleza urbana incomparável que torna Gaudí um dos maiores arquitetos de todos os tempos. Inspire-se e entenda mais sobre a biografia, estilo e obras de Antoni Gaudí com a Westwing!

Compre agora com até 70% off:

Antoni Gaudí: biografia

Antoni Gaudí nasceu em 1852, na cidade de Reus, província catalã de Tarragona, situada a 80 quilômetros da cidade de Barcelona. Oriundo de uma família modesta liderada por pais caldeireiros, a infância de Antoni Gaudí foi marcada por problemas relacionados à saúde.

Antoni-Gaudí-na-arquitetura-colorida-e-formas-de-ondas-1-c-a650

Parque Güell, onde é possível observar os detalhes que marcaram a arquitetura de Gaudí.

O reumatismo o acompanhou por toda a vida, mas não foi obstáculo para a sua mudança para a capital catalã. Em 1873, o arquiteto iniciou o curso de arquitetura na Escola de Belas Artes, posteriormente conhecida como Escola de Arquitetura da Universidade de Barcelona.

Sua visão peculiar para a arquitetura foi notada pelos seus professores ainda na academia. Antoni Gaudí graduou-se como arquiteto em 1878, mesmo ano em que ganhou a sua primeira competição para realização de um trabalho de intervenção urbana.

O estilo de Antoni Gaudí

Antoni Gaudí desenvolveu seu próprio estilo arquitetônico utilizando uma abordagem baseada em formas orgânicas, curvas e espirais. Seu estilo se assemelha a uma colagem artística de pensamentos, sentimentos e estados de espírito traduzidos em cada detalhe das suas obras.

Park-Guell-de-Antoni-Gaudí-na-arquitetura-c-a650

Cores e formas leves, que imitam a natureza marcam o trabalho de Antoni Gaudí.

No trabalho de Antoni Gaudí, o abandono aos ditames da arquitetura clássica foi substituído por uma filosofia de base livre e experimental. As estruturas irregulares, multicoloridas e multidimensionais fazem referência direta à beleza e caos do mundo natural.

antoni gaudi casa mila

O arquiteto não tinha medo de inovar. Fonte: Unsplash

O estilo arquitetônico de Antoni Gaudí é marcado pela exploração de elementos da natureza como a forma das ondas, o movimento das águas e do vento. O seu principal objetivo estilístico era destruir fronteiras, despertar a imaginação e representar de maneira fiel à fluidez natural na essência de suas obras.

Gaudí nunca se encaixou em nenhum movimento artístico, por isso era considerado genial e bizarro. Uma das principais influências no seu trabalho era o desuso dos estilos históricos no final do século XIX.

Obras de Antoni Gaudí

A vastidão imaginativa e a genialidade do legado arquitetônico de Antoni Gaudí ganharam sua expressão máxima nos prédios, casas e parques da cidade de Barcelona. 

No mesmo ano de sua formatura, Gaudí conheceu o conde de Barcelona, Eusebi Güell, responsável por encomendar a construção do Palácio Güell (1885). O espaço foi projetado para a família Güell e para a coleção de antiguidades e obras de arte do conde.

 antoni gaudi interior do palacio guell

Vista interior do Palácio Güell. Fonte: Unsplash

Mais tarde, Gaudí se dedicou a construção da Casa Vicens (1888), a primeira residência projetada pelo arquiteto. A casa traz um recorte de diferentes estilos: espanhol, árabe e persa.

 antoni gaudi casa vicens parte externa

Vista externa da Casa Vicens. Fonte: Unsplash

As obras de Antoni Gaudí eram consideradas estranhas e audaciosas. O seu trabalho com cores e formas orgânicas pode ser apreciado em detalhes nas estátuas animalescas e edificações arredondadas do Parque Güell (1914) – reconhecido por transformar a cidade de Barcelona.

 antoni gaudi parque guell

Vista do Parque Güell. Fonte: Unsplash

Na Casa Batló (1906), Gaudí revelou ao mundo o intenso veio artístico do seu estilo permitindo-se explorar livremente formas, cores e representações naturais tanto na estrutura do prédio quanto no acabamento, uma verdadeira ode à livre criação. 

antoni gaudi casa batllo

A Casa Batlló é um marco na história espanhola. Fonte: Unsplash

Na construção da Catedral da Sagrada Família (1882), sua obra derradeira e inacabada, Antoni Gaudí fez o seu retorno às suas profundas raízes católicas, revelando sua crença fervorosa na construção de um edifício icônico para a história da humanidade. 

 antoni gaudi Catedral da Sagrada Familia

A Catedral continua em construção até hoje. Fonte: Unsplash

A igreja foi seu maior projeto. Tanto que em 1915, ele interrompeu outros projetos para focar apenas na construção da catedral. Gaudí sempre mudava de ideia em relação à obra, por isso ela levou tanto tempo para ficar pronta.

 antoni gaudi Catedral da Sagrada Familia

A Basílica da Sagrada Família é um dos maiores projetos do arquiteto. Fonte: Unsplash

Na verdade, Antoni se manteve comprometido com a construção até 1926, ano de sua morte. A igreja da Sagrada Família continua em desenvolvimento e está com o término previsto para 2026.

Em 1926, Antoni Gaudí faleceu, após ser atropelado por um bonde.

Reconhecimento mundial

De todas as obras de Gaudí, sete foram declaradas como Patrimônio Mundial da Unesco:

  • Parque Güell;
  • Palácio Güell;
  • Cripta da Colônia Güell;
  • Cripta da Sagrada Família;
  • Casa Milá;
  • Casa Vicens;
  • Casa Batlló.

Até hoje, Antoni Gaudí é relembrado por seu estilo icônico e marcante.

Mais detalhes das obras de Antoni Gaudí

Confira mais detalhes exuberantes das obras do arquiteto:

 antoni gaudi palacio guell

O palácio é marcado pelo uso de diversos tipos de materiais, como cerâmica e vidro. Fonte: Unsplash

antoni gaudi interior palacio guell

Além disso, o Palácio Güell possui espaços com ótima iluminação natural. Fonte: Unsplash

antoni gaudi parque guell detalhes

O Parque Güell traz vida e cores à Barcelona. Fonte: Unsplash

antoni gaudi casa batllo

A Casa Batlló possui detalhes sinuosos e divertidos. Fonte: Unsplash

antoni gaudi Catedral da Sagrada Familia interior

Interior vislumbrante da Catedral construída por Gaudí. Fonte: Unsplash

antoni gaudi Catedral da Sagrada Familia

Gaudí testou diferentes estilos até encontrar o seu próprio. Fonte: Unsplash

antoni gaudi casa vicens

A Casa Vicens é outra obra colorida nas ruas de Barcelona. Fonte: Unsplash

Saiba tudo sobre decoração na Westwing! Conheça o estilo minimalista e boho para transformar sua casa.

Decoração, arte e design é com a Westwing!

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar seu lar bem decorado e estiloso.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.