Pablo Picasso

Pablo Ruiz Picasso, conhecido como Pablo Picasso, foi um pintor, artista gráfico e escultor espanhol apontado historicamente como um dos artistas mais influentes do século XX e criador do movimento artístico conhecido como Cubismo. O legado artístico de Pablo Picasso marcou os rumos de uma época e influenciou a carreira e a obra de artistas das mais diversas expressões e origens. Que tal conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do pai do Cubismo?

Pablo Picasso | westwing.com.br

Pablo Picasso faz parte do seleto grupo de artistas visuais que viveu o suficiente para ver celebrada a sua genialidade e sucesso profissional. A vida do artista se confunde com a história dos locais e da época em que viveu. O Westwing se dedica a te inspirar. Conheça mais sobre a biografia, o estilo e os quadros famosos que ajudaram a gravar o nome de Pablo Picasso nos livros de história da arte e na memória da humanidade.

Compre agora com até 70% off:

Pablo Picasso: biografia

Pablo Picasso nasceu na cidade de Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881. Filho de uma dona de casa e de um pintor e professor de artes, o artista Picasso começou a demonstrar seu talento especial para as artes ainda enquanto criança. Apesar do fraco desempenho como estudante, o pequeno chamava a atenção dos professores pela impressionante habilidade com o desenho.

Quadro Mãe e Filho

Quadro “Mãe e Filho” | Fonte: pablopicasso.org

O talento nato chamou a atenção do seu pai, responsável por sua iniciação nas técnicas de pintura. Aos 13 anos, o talento de Pablo Picasso já se mostrava além das habilidades do seu progenitor e aos 14 anos de idade ele ingressou na prestigiada Escola de Belas Artes da cidade de Barcelona.

Quadro de Picasso em um museu

Quadro “Les Demoiselles d’Avignon” em museu! | Fonte: Unsplash

A limitação pessoal com as regras e formalidades impostas pela escola de pintura levou-o a abandonar os estudos em Barcelona e ingressar anos depois na Academia Real San Fernando em Madri. Abandonou a escola em seguida, apontando como razão a mesma resistência ao pensamento formal academicista.

Voltou para Barcelona, onde viveu um período como artista e boêmio dedicado a retratar a vida na cidade. Inspirado pelos intelectuais companheiros de boemia e pelos ideais anarquistas, é no seu retorno a Barcelona que Pablo Picasso rompe definitivamente com a arte clássica e formal e dá início a uma carreira marcada pela experimentação e liberdade artística.

retrato em preto e branco de pablo picasso com sua obra "guernica" ao fundo - TodaMateria

Pablo Picasso com sua obra “Guernica” ao fundo! | Fonte: TodaMateria

Obra e vida de Pablo Picasso

As obras de Pablo Picasso são tão prolíferas e diversas quanto sua biografia. Influenciado pelo Simbolismo e Surrealismo, o Pablo Picasso estilo de arte costuma ser separado em períodos distintos. Críticos da história da arte costumam associar o seu período inicial como pintor profissional a sua crise pessoal ocasionada pela depressão.

Quadro O Sonho

Quadro “O Sonho” | Fonte: pablopicasso.org

O chamado período azul (1901-1904) de obras de Pablo Picasso marca a intensa exploração dos tons azuis e cinzas em obras que retratam em profunda melancolia e desolação.  O período rosa (1905-1906) das obras do Picasso marca a recuperação psicológica do artista, já curado da depressão. A nova fase se refletiu em suas obras através de uma exploração mais intensa das cores quentes como o vermelho e o rosa.

pedaço da obra "a sopa" do período azul de pablo picasso - ArtArte

Obra que marcou o período azul de Pablo Picasso | Fonte: ArtArte

Quadros famosos de Pablo Picasso

É no ano de 1907 que a trajetória de Pablo Picasso alcança o seu apogeu. É este o ano em que o artista apresenta ao mundo o quadro que influenciaria os rumos da arte do século XX.

Quadro Saltimbancos

Quadro “Os Saltimbancos” | Fonte: pablopicasso.org

Les Demoiselles d’Avignon“, uma representação de cinco prostitutas despidas retratadas de maneira distorcida em formas geométricas peculiares, é a obra considerada precursora do Cubismo, movimento iniciado por Pablo Picasso e Georg Braque.

A pintura Cubista chocou o universo das artes provocando grande comoção e debate com seus objetos distorcidos, disformes e tomados a partir de múltiplos pontos de vista.

Quadro Guernica de Picasso na sala de estar

Aposte em reproduções dos quadros de Pablo Picasso para decorar os cantinhos da sua casa. | Fonte: Unsplash

Pablo Picasso é dono de um vasto legado artístico traduzido em diversas outras obras que marcaram a história. Entre os seus inúmeros quadros famosos destacam-se: Três Músicos (1921), O Velho Guitarrista ( 1903), Garota em Frente ao Espelho (1932) e Guernica (1937). Pablo Picasso faleceu em 8 de abril de 1973, em Mougins, França, aos 91 anos de idade. 

pedaço da obra " Les Demoiselles d'Avignon" de pablo picasso- Wikiart

Quadro “Les Demoiselles d’Avignon” | Fonte: WikiArt

Gostou? Leia também outras dicas e curiosidades de arte e pintores:

Westwing: o extraordinário mundo da sua casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso com obras de Pablo Picasso! Para isso, acompanhe as dicas que nós da Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração inspirada nas obras de Pablo Picasso com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade.

Com o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, podemos te ajudar a montar a decoração perfeita com quadros inspirados nas obras de Picasso! É só escolher o ambiente que deseja decorar para receber a ajuda de um expert by Westwing!