Poltrona de Palha: Dicas de Decoração e Cuidados

A palha está em alta! Também conhecida como “palha de viena” ou “palhinha”, o material para confecção de móveis que se inspira na palha natural foi popularizado na capital austríaca no século XIX e tornou-se muito popular no Brasil, utilizado para a confecção de móveis como cadeiras, mesas e poltrona de palha. Suas tramas vazadas são a cara do clima tropical e podem existir em fibra natural ou sintética, sendo perfeitamente adaptáveis a diferentes climas e ambientes decorativos.

Poltrona de Palha: Dicas de Decoração e Cuidados | westwing.com.br

O sofá de palha pode ter a estrutura inteira imitando palha ou detalhes, como um encosto de “palhinha” com um confortável assento em estofado. O importante é que o móvel tenha uma estrutura sólida e seja muito bem-acabado. O Westwing é fã de móveis diferentes e compartilha com você esse interessa. Descubra mais sobre esse tipo de móvel e saiba os cuidados necessários para quem pretende adquirir uma poltrona de palha!

Compre agora com até 70% off:

Poltrona de Palha: Simplicidade e Aconchego

Entre as qualidades da poltrona de palha está o seu poder de fornecer aconchego. Um encosto de palhinha em uma poltrona de madeira maciça e uma almofada no assento é um convite ao descanso e à descontração. Toda essa leveza e caráter tropical fazem da poltrona de palha um ótimo aliado para a decoração aqui no Brasil.

poltrona de palha em decoração de hall de entrada, mesa lateral redonda de metal, cesto com planta

Poltronas de palha são aconchegantes, encontradas nos mais variados designs.

Um dos papéis do design é recriar elementos da natureza, valorizá-los e torna-los acessíveis e daí nasce a importância de valorização da palhinha. Embora a maioria dos móveis em fibra de palha seja feita em material sintético, a essência natural prevalece na poltrona de palha e todo o frescor e delicadeza da natureza exalam de suas tramas.

Poltrona com Palhinha: Clássica na Decoração

Você, provavelmente, já se sentou em uma cadeira de palha ou numa poltrona com assent,o ou encosto na técnica chamada de “Palhinha”. Elas viraram febre no Brasil graças ao seu estilo leve e versátil. Suas tramas abertas permitem a passagem do vento e são ótimas para locais úmidos, onde estofados podem acabar atacados por fungos ou mofo. Além disso, são leves, versáteis e fáceis de combinar com variados estilos decorativos.

poltrona de palha trançada

A poltrona de palha trançada é rústica e combina com todos os estilos. Fonte: Pexels

Embora a poltrona com palhinha seja uma referência do estilo retrô, ela combina muito com decorações modernas e contemporâneas, e ficam lindas em ambientes externos, como varandas ou jardins, por transmitir uma sensação de frescor e leveza.

Poltrona de Palha para Varanda

A poltrona de palha ganha destaque na decoração da varanda. Como o material remete ao natural e sofisticado, ela fica linda ao lado de plantinhas.

cadeira de palha ao lado de plantinhas na varanda

É como se a cadeira de palha e plantinhas fossem complementares! Fonte: Pinterest

Se você gosta de receber convidados em casa, o ideal é ter mais de uma no mesmo modelo. Use almofadas para deixá-la ainda mais confortável, um lindo tapete felpudo e uma mesinha de centro para comportar copos, taças e até mesmo acessórios decorativos. Móveis fabricados com materiais naturais, como madeira são excelentes combinações para a sua nova poltrona de palha.

Cuidados com a Poltrona de Palha

A maioria das poltronas de palha, assim como o vime, não são fabricadas com a fibra natural, mas por material sintético que lembra muito uma trama de palha natural e agrega vantagens quanto à durabilidade, resistência ao calor e umidade, por exemplo.

sala de estar com duas poltronas de palha e um cachorro deitado em cima de um tapete circular - living4media

As poltronas de palha ficam lindas com almofadas estampadas estilo boho

Para manter a poltrona de palha sempre bonita, procure fazer a manutenção de cada material de acordo com os cuidados que ela exige.

Se a base da poltrona for em madeira por exemplo, evite a exposição do móvel a chuva ou ao sol. Já uma poltrona de palha sintética com assento de estofado removível pode ser uma ótima opção para varandas e de fácil manutenção, já que a capa do assento poderá ser lavada na máquina de lavar e a estrutura, em fibra sintética, deve ser limpa com pano umedecido com água e sabão neutro.

É possível que a poltrona de palha ou rattan tenha vincos e dobras do próprio trançado que podem acumular pó. Para limpeza, não utilize álcool e produtos de limpeza. Aspire semanalmente com aspirador e limpe com pano úmido!

sala de jantar em tons neutros com poltronas de palha com cadeiras de acrílico e cadeira acapulco

Com as poltronas de palha, você consegue transformar a decoração de qualquer cômodo!