Planta Baixa de Casas: O Que É e Modelos

Antes de qualquer construção ou reforma de casas e apartamentos, é importante que os moradores tenham acesso à planta baixa de casas. Você já ouviu falar sobre o termo?

Planta Baixa de Casas: O Que É e Modelos | westwing.com.br

Muito comum na área de arquitetura, a planta baixa de casas, também conhecida trivialmente como plantas de casa ou plantas arquitetônicas, é responsável por garantir o melhor planejamento e aproveitamento de todo terreno durante a fase de construção. Para auxiliar a sua reforma, confira o que é planta baixa de casas e sugestões para casas pequenas, grandes, modernas, simples e térreas.

Compre agora com até 70% off:

O Que é Planta Baixa de Casas?

A planta baixa de casas é um desenho técnico que define todo o layout de uma casa, desde a separação e a interligação entre os ambientes até a disposição dos móveis. Nesse caso, toda a construção é observada de cima.

A planta baixa contém:

  • Comprimento e largura de cada item envolvido no projeto.
  • Componentes hidráulicos, elétricos e estruturais.
  • Escala com proporção em tamanho real de paredes, portas e janelas.
  • Layout da casa, ou seja, a disposição de portas, janelas, escadas, móveis, eletrodomésticos e outros acessórios.
  • Definição e distribuição dos cômodos, como sala, cozinha, quartos e banheiro

Tudo o que fará parte do projeto é pensando, de acordo com o estilo de vida e rotina dos moradores, de modo a atender todas as necessidades da família e não extrapolar o orçamento prévio.

 planta baixa de casas no papel

Com a planta baixa, o arquiteto dá vida ao seu projeto dos sonhos. Fonte: Rawpixel

Então, o arquiteto será responsável pela verificação do terreno disponível. Ele irá avaliar o tamanho total do espaço, a qualidade do solo, desníveis e até mesmo o movimento solar em relação à construção – para definir a quais cômodos receberão mais luz durante o dia e a dimensão de cada.

Benefícios das Plantas Baixas de Casas

Em suma, as plantas baixas de casas são essenciais, porque permitem que você, junto ao profissional, resolvam e redesenhem qualquer problema ou detalhe, antes de seguir para as fases de planejamento e construção. Assim, o projeto se torna seguro e funcional para os moradores!

 planta baixa de casa

A planta baixa evita erros, retrabalhos e insatisfação com o resultado. Fonte: Freepik

Outros benefícios são:

  • Aproveitamento eficiente do terreno.
  • Melhor circulação pelo ambiente.
  • Correta distribuição dos móveis e outros artigos de decoração.
  • Experimentação de diferentes alternativas de design, para agradar os moradores.

Planta Baixa de Casas Pequenas e Simples

No caso da planta baixa de casas simples e pequenas, é importante que o projeto seja o mais funcional e prático possível. Isso porque ambientes menores exigem mais atenção quanto a distribuição e organização de móveis, por exemplo. De todo modo, é importante que o próprio morador tenha em mente, de antemão, suas preferências quanto à planta.

A planta baixa de casas pequenas costuma ter um ou dois quartos no projeto e apenas um banheiro. Como o ambiente é menor, a dica é investir em uma cozinha americana, que integre diferentes cômodos (sala de estar e cozinha; sala de jantar e cozinha, por exemplo), para assegurar o melhor aproveitamento do espaço.

casa com ambientes integrados criados na planta baixa

Cômodos integrados permitem o melhor aproveitamento do espaço em casas e apartamentos pequenos. Fonte: Pinterest

Planta Baixa de Casas Modernas

Já para a planta baixa de casas modernas, a regra é aproveitar todos os espaços da melhor maneira possível. Como modernismo é sinônimo de praticidade e funcionalidade, uma dica de ouro é investir em móveis planejados.

móveis planejados na sala de estar projetos na planta baixa

Os móveis planejados também garantem que você aproveite todos os espaços da casa. Alguns podem ter mais de uma função. Fonte: Pinterest

Aposte no estilo minimalista e evite o acúmulo de móveis e acessórios. Mantenha apenas o necessário por perto e inclua móveis planejados, para aproveitar ao máximo cada cantinho da casa, seja ela sobrado ou térrea.

Planta Baixa de Casas Térreas

O projeto de planta baixa de casas térreas preza pela integração dos cômodos. Nesse caso, os espaços tornam-se multifuncionais, o que também confere um aspecto moderno ao ambiente.

Inclusive, também é possível criar uma planta baixa de casa com piscina, para valorizar o ambiente e integrá-la à casa da melhor maneira possível.

Área gourmet com piscina projetada na planta baixa de casa

Veja como a piscina fica bem integrada à área de lazer e descanso.

Planta Baixa de Casas Grandes

Por fim, no caso da planta baixa de casas grandes, a ousadia e criatividade estão liberadas! Como há mais espaço disponível, é possível criar os mais variados cômodos, como quartos de hóspedes, suítes, closets e o que mais você quiser, desde que os ambientes sejam fluídos e funcionais entre si.

closet com espelho criado na planta baixa de casa grande

A criação de espaços extras, como closets, só é possível com um bom projeto de planta baixa para casas grandes. Fonte: Pinterest

Gostou das dicas? Ter o lar dos sonhos é mais fácil com o uso da planta baixa de casas! Não se esqueça de conferir dicas de decoração para deixar todos os cômodos com a sua cara.

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar. 

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.

Leia Também: