Painel para TV: como escolher, modelos e dicas para decorar

O painel para TV pode ser definido como uma proteção para colocar a televisão, podendo ser um móvel composto por prateleiras, gavetas e nichos. Além de ser essencial para instalação em salas de estar, ele também é perfeito para ser utilizado em dormitórios. Pode ainda aparecer em formato maior, compacto ou feito sob medida em madeira, vidro ou MDF. Há diversas opções de painéis para TV assim como é grande a variedade de matérias-primas usadas para sua produção.

Painel para TV: como escolher, modelos e dicas para decorar | westwing.com.br

O painel para TV vai transformar a decoração de casa. Fonte: Pinterest

Pensando nisso, a Westwing apresenta abaixo uma série de dicas, informações e ideias de como escolher o painel para TV certo para a sua decoração. Navegue com a gente e encontre o painel para sala ideal com pagamento seguro e devolução grátis! Confira nosso material para saber os diferenciais que cada material pode dar ao painel para TV, o tamanho adequado para a sua composição e a distância indicada para se deixar entre ele o sofá.

Compre agora com até 70% off:

Modelos de painel para TV

Outro ponto importante são os modelos de painel para TV. Existem diversos tipos, para todos os gostos e estilos decorativos. Conheça alguns dos principais modelos:

  • Painel para TV com rack
  • Painel de TV com prateleiras e nichos
  • Painel suspenso para TV
  • Painel para TV com LED
  • Painel para TV planejado

Veja detalhadamente as principais características de cada modelo e escolha o ideal para sua sala:

Painel para TV com rack

Esse é um dos modelos mais práticos para quarto ou sala, pois o móvel possui um rack acoplado. Assim, não é necessário quebrar a cabeça em busca de móveis que combinem entre si! Com o painel para TV com rack fica mais fácil decorar o ambiente com acessórios, organizar o cômodo e mantê-lo com a sua cara.

painel para tv com rack branco e nichos

O painel para sal com rack é um modelo completo.

Painel para TV com prateleiras e nichos

Outra opção são os painéis com prateleiras e nichos. Eles também auxiliam a organização de casa, de maneira prática e funcional. A decoração fica a seu critério, com vasos de plantas, esculturas e outros objetos que combinem com você.

painel para tv com prateleiras grandes

Os painéis com prateleiras auxiliam na organização do espaço.

Painel suspenso para TV

Se você procura um painel TV pequeno, essa é a opção certa. Ele não atrapalha a área de circulação e garante espaço o suficiente para guardar o que você precisar, pois geralmente possui prateleiras acopladas. Ele fica ótimo na sala ou no quarto pequeno.

painel para tv suspenso de madeira com puffs embaixo

Com o painel suspenso, você pode guardar objetos sob ele, quando não estiver em uso, como puffs. Fonte: Pixabay

Painel para TV com LED

Quem deseja investir em um painel para TV moderno pode apostar nos modelos com LED embutido. A iluminação pode ficar ao redor do painel ou dentro das prateleiras do móvel, dando destaque aos objetos de decoração.

painel para tv com led embutido

Painéis com LED sempre enriquecem a decoração. Fonte: Pexels

Painel para TV planejado

Quem tem uma sala pequena deve investir no painel planejado. Isso porque o móvel é feito sob medida, exclusivamente para a sua sala. Ou seja: ele aproveita todos os cantinhos do cômodo, sem atrapalhar a área de circulação e garante que você e sua família tenham um espaço incrível. Esse tipo de painel para TV é prático e mais sofisticado em comparação aos outros modelos.

parede marmorizada com um painel de tv liso na cor branca com luz de led na parte posterior

O painel de TV para sala tem tudo para deixar o cômodo ainda mais elegante.

Como escolher um painel de TV?

O painel para TV é um móvel elegante e multifuncional para a casa. Ele cai bem não só na sala de estar, como no quarto! Mas, para ficar lindo em ambos os ambientes, é muito importante ter atenção ao escolher o modelo certo. Confira dicas para fazer uma compra certeira:

painel para tv pequeno com prateleiras e rack na sala integrada

O painel de TV é um móvel importante na decoração.

1. Defina um orçamento inicial

O painel para TV não é um móvel barato. Portanto, o primeiro passo é definir um orçamento máximo, para não extrapolar ao montar o restante da decoração do lar

painel para tv com rack e prateleiras grande

Modelos com prateleiras e nichos auxiliam a organização. Fonte: Pinterest

2. Meça bem o cômodo

Seja um painel para TV quarto ou sala, é muito importante medir todo o ambiente. Tire as medidas exatas para entender qual modelo de painel faz mais sentido no ambiente. Afinal, não dá para ter um móvel muito grande, num cômodo reduzido, concorda?

painel para tv de madeira grande com rack e prateleiras embutidas

Combine bem as cores, para criar um efeito sofisticado.

Além de medir o cômodo, não se esqueça de avaliar os móveis que já fazem parte da decoração. Se a sala já tem uma estante, por exemplo, você pode investir em um painel de TV menor, para posicionar ao lado dela.

3. Considere o tamanho da televisão

Não adianta ter uma televisão pequena e um painel grande. A combinação é sinônimo de desarmonia! Por isso, antes de comprar seu novo móvel, verifique quantas polegadas a TV tem.

painel para tv suspenso amarelo com prateleiras

Modelos coloridos ficam bem em salas amplas, bem iluminadas.

4. Pense no estilo decorativo do espaço

O painel precisa combinar com a decoração do cômodo onde será posicionado. Assim, o espaço fica harmônico e muito mais elegante. Se você é daqueles que adora o estilo clássico, um painel boiserie ao redor da televisão é uma escolha requintada. Mas, quem quer apostar na decoração industrial, pode investir num painel de tijolinhos, por exemplo.

painel para tv azul com rack e prateleiras suspensas

Cômodos modernos combinam com painéis coloridos em tons fortes e escuros. Fonte: Unsplash

Principais materiais para painel de TV

Além dos modelos, verifique o material de cada peça. Opções de painel para TV feitos em madeira são os mais comuns no mercado de casa e decoração. Porém, há versões fabricadas em mármore, vidro, MDF e muitas outras matérias-primas.

Painel de mdf bege com prateleiras em mdf imitando madeira sobr parede de gesso 3D e armário de mdf com portas e gaveteiros

O painel pode ser posicionado numa parede estilizada. Fonte: Pinterest

Para escolher o painel para TV certo para sua composição, leve em consideração os demais móveis usados no ambiente em que pretende instalar o novo painel para sala. Dê preferência aos materiais que já aparecem no décor, ou àqueles que combinam bem com cada estilo decorativo.

O painel para TV ripado feito em madeira, por exemplo, fica lindo na decoração contemporânea. Por sua vez, os modelos de gesso são parceiros do estilo clássico.

Qual o tamanho certo para o painel?

Mesmo que o seu ambiente seja pequeno, é preciso que o painel para TV escolhido deixe uma borda de espaço nas laterais da televisão. Para isso, indica-se investir em um modelo de painel para TV com, no mínimo, 15 cm a mais em relação às medidas do aparelho. No momento da seleção do painel para TV, lembre-se de verificar com o fabricante ou fornecedor a quantidade de peso que o móvel suporta.

painel para tv com rack e nichos em tons neutros

O painel vai enriquecer a decoração de casa. Fonte: Pexels

Distância ideal entre o painel para TV e o sofá

Quanto maior a televisão, maior a distância indicada para a instalação entre o painel e o sofá, poltrona e demais estofados. Para um aparelho televisor de 32”, por exemplo, indica-se um distanciamento entre 1,8 m a 2 m entre o painel para TV e a poltrona em que irá se sentar.

painel para tv com rack na parede de gesso com ripas

Modelos ripados com gesso decoram com muita sofisticação. Fonte: Pinterest

Dicas extras na hora de escolher o painel de TV para sala

Para você não errar na hora de fazer a sua compra, confira dicas sobre o painel de TV para sala e arrase na composição:

Fuja das paredes expostas à luz externa

Na hora de instalar um painel para TV é natural optar por uma parede destaque no ambiente. No entanto, o ideal é priorizar partes da parede que não sofrem tanto com a luz emitida pela janela. Isso evita a redução da performance da imagem exposta no televisor.

painel para tv quarto de madeira pequeno sobre escrivaninha

No quarto, o painel pode ser singelo. Mesmo assim, vai agregar muita beleza ao décor.

Personalize a parede do painel para sala

Uma dica para elevar o rigor e beleza do espaço é renovar as paredes de casa. Para tanto, você não precisa reformar ou quebrar as paredes – pelo contrário! Já pensou adicionar um papel de parede novo na sala de estar ou de TV? Além de dar destaque ao painel, ele vai deixar o espaço muito mais bonito. Confira:

Valorize o conforto no espaço

Para aproveitar ao máximo a sala de estar ou dormitório em que instalar o painel para TV, invista no conforto do espaço. Escolha móveis aconchegantes, como, sofá com chaise – ideal para se deitar na sala e aproveitar tranquilamente a programação do seu canal preferido, assistir um filme ou acompanhar as notícias do jornal local.

painel para tv com lareira na sala de estar

Que tal um painel para TV com lareira?

Banquetas, poltronas e pufes também podem ser dispostos no espaço para garantir assentos aos visitantes. Com móveis desse tipo, o bate-papo durante pequenas reuniões com amigos, familiares e demais pessoas queridas está garantido.

Veja como organizar assentos em casa, sem atrapalhar a zona de circulação:

Além disso, aprimore ainda a iluminação do ambiente. Invista em um pendente para o centro do cômodo e recorra a spots nas laterais do teto. Dessa forma, será possível levar luz para cada canto do ambiente de forma prática, bela e com bastante estilo.

Gostou das nossas dicas? Continue conosco e confira mais dicas de decoração para toda a casa! Veja como ter uma sala de estar aconchegante e as principais cores para pintar o quarto, para ter noites de sono muito mais tranquilas.

WestwingNow: sua melhor loja de decoração online

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!

Leia Também: