Mesa Posta: A Arte de Receber Bem

Receber convidados é uma atividade prazerosa, que traz muita satisfação para os bons anfitriões. Uma sala de jantar bem decorada e organizada é garantia de sucesso na recepção de seus amigos e familiares para dividir uma refeição em comemorações e datas especiais.  Para isso, a mesa posta deve contar com alguns itens essenciais, assim é possível criar um clima charmoso, organizado e demonstrar capricho e carinho com os seus convidados.

Mesa Posta: A Arte de Receber Bem | westwing.com.br

A decoração e organização da mesa posta é destaque em eventos importantes, como casamentos e festas de aniversário, mas acabam esquecidas em reuniões íntimas. Acontece que os detalhes da mesa posta fazem toda a diferença nessas ocasiões também!  Para fazer bonito na recepção dos convidados, confira as dicas de mesa posta para um almoço ou jantar com muito charme e capricho. O Westwing reuniu essas dicas especialmente para você!

Compre agora com até 70% off:

O Que Significa Mesa Posta?

Entender o que significa mesa posta é muito simples! A mesa posta é o ato de organizar elementos na mesa, como pratos, talheres e copos, com o objetivo de apresentar uma refeição como os seus convidados merecem.

Você pode montar uma mesa posta quando for oferecer um jantar especial para os seus amigos ou familiares, ou até mesmo quando estiver apenas você e seu parceiro(a). Esse hábito pode ser praticado em qualquer refeição, seja no café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Para começar a entender o que é uma mesa posta, é essencial saber que há tipos de organização e decoração para cada uma das refeições. Além disso, a sua decoração pode ser personalizada de acordo com o evento. Definir a ocasião é o primeiro passo, e a tarefa de pôr uma mesa fica bem mais fácil.

Mesa Posta Dourada | Westwing.com.br

Itens Essenciais na Mesa Posta

Ter uma bela mesa posta é sinônimo de receber convidados de forma atividade prazerosa e traz muita satisfação para os bons anfitriões. Uma sala de jantar bem decorada e organizada é garantia de sucesso na recepção de seus amigos e familiares para dividir uma refeição em comemorações e datas especiais.

Para isso, a mesa posta deve contar com alguns itens essenciais e, assim, é possível criar um clima charmoso, organizado e demonstrar capricho e carinho com os seus convidados. 

A decoração de mesa posta é destaque em eventos importantes, como casamentos e festas de aniversário, mas acabam esquecidas em reuniões íntimas. Acontece que os detalhes da mesa posta fazem toda a diferença nessas ocasiões também! 

Para fazer bonito na recepção dos convidados, confira as dicas para preparar a sua mesa posta para jantar ou almoço com muito charme e capricho. O Westwing reuniu dicas de mesa posta especialmente para você! 

Vamos começar pela organização de mesa posta. Para garantir que nada falte na hora da refeição, alguns itens são importantes!

Os elementos de mesa posta mais relevantes são os seguintes: 

Dependendo do tipo de refeição, seja ela um almoço, uma mesa de jantar posta mais formal ou mais casual, você pode reduzir a quantidade de talheres, copos e taças na mesa posta. Ocasiões mais informais pedem por uma mesa bem decorada, mas não precisam, por exemplo, de três tipos diferentes de talheres para cada prato servido.

Mesa Posta azul | Westwing.com.br

Outra coisa importante é a decoração de mesa posta. Você pode optar por utilizar uma toalha de mesa bonita ou, caso o tampo da mesa seja belo ou você queira criar uma decoração moderna, utilize jogos americanos para cada convidado.

Como Montar uma Mesa Posta?

Confira como fazer uma mesa posta, passo a passo:

  • Em primeiro lugar, deve colocar a toalha, o jogo americano ou o sousplat. Caso opte por usar o jogo americano ou sousplat, lembre-se que precisará de um para cada convidado. O item deve ser posto de frente à cadeira. Se utilizar toalha de mesa, certifique-se que não estará muito comprida, para evitar que as pessoas se enrosquem nela;
  • Depois disso, organize os pratos conforme o menu. Os pratos menores ficam sobre os maiores. Por exemplo, primeiro o prato de salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal;
  • Agora, organize adequadamente os talheres. O ideal é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Logo, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. Do lado direito virá as facas e a colher de sopa. Dessa forma, terá de fora para dentro: a colher de sopa, a faca de entrada e a faca principal, se for o caso. A colher de sobremesa pode ficar posicionada acima do prato;
  • O guardanapo fica localizado no canto esquerdo, ao lado dos garfos;
  • Em seguida, é hora de organizar as taças. Elas precisam ficar no canto superior direito, iniciando da ponta da última faca ou colher. A primeira taça é a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a taça de água. Prontinho: mesa posta organizada com sucesso!

Mesa posta simples | Westwing.com.br

Como Decorar a Mesa Posta?

Aqui, vale a criatividade e a personalidade do anfitrião. O centro de mesa é um item que traz beleza à mesa posta, podendo compor um gracioso buquê de flores, um candelabro com velas acesas, para um clima mais romântico, ou até mesmo uma cesta de frutas bem geladinhas em ocasiões informais, como o brunch.

Para ocasiões mais formais ou eventos mais importantes, atente-se aos detalhes. Por exemplo, em reuniões grandes, é interessante adicionar marcadores de lugar na mesa posta. Além de personalizarem a reunião, os marcadores podem ser tradicionais, com cartões simples com os nomes dos convidados, ou levarem um ar divertido à reunião. 

Mesa Posta com Sousplat Cristal | Westwing.com.br

Para isso, use a criatividade para criar seus marcadores de lugar: uma etiqueta na garrafinha de água, um vasinho de flores ou plantinhas suculentas pintado de tinta lousa e com o nome da pessoa escrito em giz… As opções são muitas!

Aprenda como fazer marcadores de lugar para mesa posta no vídeo abaixo:

A mesa ficará deslumbrante com essas dicas, mas lembre-se: o que importa é se divertir. Escolha elementos que conversem entre si, capriche na decoração e não ligue se você não tiver todas as peças de um aparelho de jantar formal. A mesa posta vai refletir o capricho que você aplicou nela e certamente seus convidados ficarão encantados com seus cuidados!

Se você gostou dessas dicas, temos certeza que também vai gostar de saber mais sobre decoração de mesa!

Westwing: a melhor loja de Mesa Posta e Decoração

No Westwing, você aprende com as melhores dicas de mesa posta e combinações incríveis para seu lar. Saiba como criar um clima super charmoso, organizado e demonstrar todo capricho e carinho para sua família e seus convidados. Inspire-se com nossos artigos e tenha uma casa completa e incrível!

Leia Também: