Bodas de Casamento

Bodas de Casamento | westwing.com.br

Compre agora com até 70% off:

É um lindo sonho poder celebrar os anos de casamento. Para os casados, a data em que aconteceu o casamento se torna uma oportunidade para quem deseja embarcar numa jornada de renovação dos votos de amor. Esta ação, ano após ano, se concretiza na segurança da relação, já que é isso que as bodas de casamento representam.

Já pensou em comemorar o amor a cada ano de casamento? Depois da festa de casamento, todo casal sonha em continuar comemorando a vida ao lado da pessoa amada, afinal, é mais um ano de união entre duas pessoas que escolheram um ao outro para viver com muito amor, lealdade e superando todos os obstáculos que surgem no caminho. 

Cada ano de casamento é especial e é possível pensar em uma forma singular para festejar cada uma delas. As bodas de casamento têm uma força simbólica muito grande e contribui com a promessa feita pelos noivos no dia do casório. É  um momento único para celebrar a felicidade e a força de muitos anos de união que se torna cada vez mais forte. 

Pensando na importância de instantes como esses, o Westwing traz abaixo algumas informações para te ajudar a entender e organizar sua festa de bodas de casamento e continuar vivendo sonhos com a pessoa amada. Confira e inspire-se!

Casal com homem beijando a testa da mulher em comemoração as bodas de casamento

Casal celebrando as bodas de casamento

O que são bodas de casamento?

A palavra bodas tem sua origem no latim e significa promessa. O significado de bodas de casamento é a celebração de cada ano de casado, ou até de cada mês de casamento. Celebração esta que já vem repleta de amor, confiança, paixão e responsabilidade que foram seladas no dia do casamento.

A lista de bodas de casamento é bem extensa, e cada uma tem um nome criativo que representa a comunhão e o equilíbrio da relação. A cada aniversário de casamento, um material mais resistente é escolhido para intitular as bodas de casamento que são oportunidades para que os apaixonados renovem seus votos de amor e cumplicidade um pelo outro. 

O material de comemoração das festas de bodas, com o passar do tempo, vai ganhando maior resistência que acompanha o amadurecimento da relação e a estrutura fortalecida que o casamento conquista com o passar dos anos. Isso representa a consolidação das palavras de felicidade no dia do “sim”.

Durante os primeiros meses de casamento, os casais comemoram as bodas de beijinho, sorvete e algodão, momentos doces que enchem a celebração de sabor. As bodas de anos de casamento apresentam nomes como bodas de papel, bodas de algodão, até as tão sonhadas bodas de ouro. Quanto mais longa a relação do casal, materiais mais duráveis são usados para representar esse momento.

Buque de flores com bilhete de felicitações pelas bodas de casamento

Flores com cartão de bodas de casamento

Quais são as bodas de casamento?

A comemoração de bodas são eventos muito comuns para todos os casais. Não importa quanto tempo de união esteja sendo alcançado, por mais que pareça pouco, a festança é sempre uma oportunidade. Uma tendência que está cada vez mais evidente é celebrar as bodas de meses, que representa o início de uma longa estrada na vida de casado.

Assim como os meses, cada ano de casamento precisa ser festejado com muita alegria e satisfação, mesmo que seja algo mais íntimo. Para comemorar o primeiro ano de casado, ou seja, as bodas de papel, pode preparar um jantar ou uma viagem romântica em lua de mel somente para os apaixonados. 

Para outros tipos de bodas de casamento que representam longevidade, nada melhor que convidar a família e os amigos mais próximos para reviver a alegria e a emoção do dia do casório. Por isso, veja nesta lista as bodas de meses e as principais bodas de casamento que compõem uma lista bem maior para se organizar e convidar os amigos e familiares para compartilhar os momentos de felicidade. 

Bodas de meses

1 mês – Bodas de Beijinho

2 meses – Bodas de Sorvete

3 meses – Bodas de Algodão Doce

4 meses – Bodas de Pipoca

5 meses – Bodas de Chocolate

6 meses – Bodas de Plumas

7 meses – Bodas de Purpurina

8 meses – Bodas de Pompom

9 meses – Bodas de Maternidade

10 meses – Bodas de Pintinhos

11 meses – Bodas de Chicletes

Bodas de anos

1 ano de casamento – Bodas de Papel

5 anos de casamento – Bodas de Madeira ou Ferro

10 anos de casamento – Bodas de Estanho ou Zinco

15 anos de casamento – Bodas de Cristal

20 anos de casamento – Bodas de Porcelana

25 anos de casamento – Bodas de Prata

30 anos de casamento – Bodas de Pérola

35 anos de casamento – Bodas de Coral

40 anos de casamento – Bodas de Esmeralda

45 anos de casamento – Bodas de Rubi

50 anos de casamento – Bodas de Ouro

55 anos de casamento – Bodas de Ametista

60 anos de casamento – Bodas de Diamante ou de Jade

Todos os dias em um casamento merecem ser celebrados, não é mesmo? Por isso, há muitos casais que fazem questão de comemorar todas as bodas, desde as de chocolate, com cinco meses de casamento, até as bodas de diamante, alcançando a incrível marca de 60 anos de união.  Datas importantes como essas merecem ser comemoradas com uma festa de bodas de casamento

Como comemorar as bodas de casamento

Comemorar as bodas em diversas ocasiões é uma forma de reforçar a união do casal e relembrar momentos importantes desde o primeiro beijo. O importante é saber que vale tudo para fortalecer os laços de casamento, desde uma noite romântica com um menu feito em casa, até a contratação de um buffet, com toda a sofisticação que a ocasião e o casal merece.

Cada ano compartilhado merece um tipo de comemoração e uma festa de bodas diferente. Para os primeiros anos de casamento, a festa de bodas de seda pode ser uma recepção mais íntima. Uma ótima ideia é preparar um jantar, com uma mesa posta bem decorada para comemorar o amor e a vida a dois.

casal em jantar de comemoração de bodas de casamento

Casal celebrando as bodas de casamento em um jantar a dois

Com o passar dos anos, as comemorações se tornam mais festivas, como as bodas de prata, quando o casal completa 25 anos de casamento. Afinal, permanecer juntos por tanto tempo merece uma comemoração à altura. De acordo com a tradição alemã, o casal seria consagrado com a coroa de prata pelos anos de casamento e vida longa  juntos.

Uma boa dica para tornar esse momento inesquecível é presentear seu amor com uma peça neste tipo de material. Pode ser uma corrente de prata, um anel, uma pulseira, algo que faça lembrar pra sempre este momento inesquecível. Sem dúvida, esse vai ser um gesto carinhoso que vai marcar esse aniversário de casamento e a vida de vocês.

Como organizar uma festa de bodas de casamento

Se está pensando em organizar uma festa de bodas, é preciso conhecer o que cada aniversário de casamento significa e assim escolher uma decoração personalizada.

Afinal, já faz parte de uma tradição comemorar esta data especial com uma festa de bodas bem decorada, de acordo com os gostos do casal, para receber pessoas mais próximas ou com uma lista mais extensa de convidados.

As bodas envolvem a história de uma vida juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Quando o assunto é celebração de bodas de ouro, é super válido juntar toda a família e amigos para compartilhar este momento único e assistir uma retrospectiva dos 50 anos de muitas mudanças. Pode ser muito interessante ver a evolução do tempo e o crescimento da família.

mesa para comemorar bodas de casamento

Ideia de mesa decorada para comemorar bodas de casamento

Na decoração da festa de bodas de ouro, por exemplo, vai ser ótimo usar bastante dourado nas peças decorativas, como castiçais e porta-velas nas mesas dos convidados e até mesmo na decoração da mesa do bolo.

Para complementar o visual da festa, arranjos de flores com laços na mesma cor também são ótimos para proporcionar uma imagem mais natural e acrescentar charme, beleza e delicadeza à composição da mesa. 

As uniões duráveis e abundantes em afeto são dignas de ser celebradas com louvor. Mas nada impede que cada ano seja comemorado com uma festa.

Com certeza, você vai encontrar uma decoração para bodas de casamento que se encaixe perfeitamente com o momento. Essa é uma oportunidade única de transformar a sua festa de bodas em um ambiente mais charmoso e renovador! 

Aposte em um novo jeito de celebrar bodas de casamento e festejar eventos comemorativos de uma maneira elegante e original! 

As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e por uma curadoria especializada. Inspire-se!

 

Leia Também: