Almoço Dia dos Pais: dicas de decoração, mesa posta e receitas criativas

Celebre o Dia dos Pais com uma linda demonstração de carinho e amor. Aproveite este dia para comemorar com um almoço dia dos pais em grande estilo,reunindo toda a família para celebrar. No Brasil, o dia dos pais é comemorado todo segundo domingo de agosto e fazer um almoço dia dos pais é uma das melhores formas de comemorar.

Almoço Dia dos Pais: dicas de decoração, mesa posta e receitas criativas | westwing.com.br

Com as dicas da Westwing você vai descobrir como arrumar a mesa de forma organizada e personalizada e ainda preparar pratos incríveis que vão dar um ar requintado com um toque de verdadeiro de carinho. Confira agora todas as nossas sugestões e faça um almoço dia dos pais surpreendente!

Compre agora com até 70% off:

Como fazer um almoço para o dia dos pais?

Nada melhor do que um encontro de família com muita comida gostosa para homenagear os pais, avós e tios. 

almoço de dia dos pais com carnes, legumes e salas sobre a mesa

Esta é a hora de mostrar todo o poder daquela receita de família que mais agrada o paladar do convidado especial: os pais. Massa, frutos do mar, carnes, enfim, tudo vale para agradar todos os gostos. Por isso, capriche no cardápio almoço dia dos pais.

Pense sempre em harmonizar todos os ingredientes e combinar também com a bebida a ser servida. Para fechar, pense em uma saborosa sobremesa e deixe esta data de homenagens inesquecível. Para um incrível almoço dia dos pais receita é o que não falta!

Decoração da mesa de almoço no dia dos pais

Por ser uma ocasião importante, o almoço dia dos pais precisa ser preparado com carinho e cuidados especiais para dar água na boca. Por isso, é necessário planejamento. 

Mesa de almoço dia dos pais

A decoração da mesa do almoço no dia dos pais é fundamental para deixar todos mais à vontade. Fonte: Unsplash.

Defina o estilo do almoço dia dos pais simples e começando a pensar na quantidade de comida, bebida e lugares na mesa. Estas são as informações principais para se programar para almoço.

Uma dica para quem quer trazer mais sofisticação é pensar num estilo a ser reproduzido. Você pode fazer uma decoração com ar rústico ou uma decoração clássica. 

Você também pode fazer uma decoração de mesa simples: usar uma toalha de cor neutra e uma louça de cerâmica. Adicionar sousplat de fibras naturais garante mais charme, mas também pode optar por um jogo americano neutro para a composição da mesa.

Mesa Posta para o almoço de dia dos pais

Mas se a sua vontade é preparar algo mais sofisticado e luxuoso, talheres de prata ou com detalhes dourados não podem faltar. Pense em montar a mesa posta com todo o requinte que a ocasião pede:

almoço de dias dos pais com mesa sofisticada taça e talheres de prata

A mesa posta e a forma como as louças e talheres estão distribuídos faz toda a diferença no almoço de dia dos pais. Fonte: Pexels.

  • Pratos: um almoço dia dos pais com requinte precisa ter todos os pratos, organizados por ordem de uso – prato principal, prato para entrada (sobre ele) e prato para sobremesa, que também pode ser usado como prato de pão. Na base, um sousplat pode ser usado para dar o toque final ao requinte que o almoço dia dos pais merece.
  • Talheres: se você deseja seguir a ordem de uma mesa formal, organize-os na ordem de utilização, sempre de fora para dentro. Se preferir, use um jogo com um cabo colorido ou até mesmo com acabamento sofisticado, com pedras brasileiras, prata ou ouro. Os talheres de sobremesa ficam acima do prato.
  • Copos: se você vai servir mais de um tipo de bebida, já deixe organizado os copos e taças – vinho, água, champanhe ou até mesmo uma para refrigerantes e sucos. Aqui, cristal, vidro, plástico, com cores vibrantes ou até mesmo estampas estão liberadas.
  • Guardanapos: de tecido ou papel? O tecido é recomendado quando o almoço dia dos pais é mais requintado, pois além de ajudar na limpeza oferece ainda mais beleza à mesa. Já os de papel são mais práticos e pedem um clima mais leve e ameno.

Para um almoço do dia dos pais simples você não precisa se preocupar tanto, mas deixar a mesa convidativa é sempre bom e adequado para os convidados. Você deve estar se perguntando: Mas afinal, o que fazer de almoço no dia dos pais? Veja nossas sugestão de receitas de almoço simples e rápidas para você aproveitar!

Entrada para almoço de dia dos pais

A entrada é o primeiro prato antes do prato principal, assim, normalmente é servido em menores quantidades e são opções mais leves de comida. Veja um prato simples e rápido para servir de entrada no almoço de dia dos pais: Espetinhos de carne.

espetinho entrada no almoço de dia dos pais

Espetinhos são ótimos como entrada em almoços, principalmente no dia dos pais! Fonte: Pixabay

Você vai precisar de:

  • 4 peitos de frango cortados em cubos
  • 500g de alcatra cortada em cubos
  • 1 sachê do tempero pronto de sua preferência
  • 1 cebola média cortada em gomos
  • 2 tomates pequenos cortados em cubos
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

1)Em uma bacia, coloque a carne, coloque o tempero pronto e o sal, e deixe na geladeira por 30 minutos para pegar sabor. Monte 8 espetinhos em palitos para churrasco, intercalando pedaços de alcatra, frango, cebola, pimentão e tomate.

2) Pré-aqueça sua frigideira elétrica em 200ºC e coloque os espetinhos no interior dela. Deixe por volta de 15 minutos, sempre olhando e virando o espetinho em pequenos intervalos.

Você também pode fazer essa ótima receita de queijo brie assado para deixar a entrada do almoço de dia dos pais ainda mais especial:

Prato principal para o almoço especial de dia dos pais

Que tal preparar um prato simples e cheio de sabor para seu almoço de domingo de dia dos pais? O Frango ao molho de amêndoas é uma ótima sugestão de almoço, perfeito para deixar o dia mais gostoso!

frango assado prato principal almoço dia dos pais

O Frango assado é o prato perfeito para o almoço de domingo no dia dos pais. Fonte: Unsplash.

Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1,5 kg de frango cortado em pedaços
  • 300g de cebola picada
  • 75g de amêndoas picadas
  • Coentro picado a gosto
  • 2 colheres de chá de cardamomo
  • 5 pimentões vermelhos pequenos
  • 225 ml de água
  • 500 ml de iogurte natural sem sabor
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1) Aqueça o óleo em uma frigideira funda ou panela. Despeje os pedaços de frango e cozinhe até dourar. Retire os pedaços de frango da panela e reserve.

2) Na mesma panela cozinhe a cebola até que fique translúcida, sem deixá-las marrom. Em seguida, adicione as amêndoas, coentro, cardamomo e pimentões e cozinhe por 3 a 5 minutos.

3) Adicione a água e misture bem.

4) Adicione o iogurte e frango cozido, tempere com sal e pimenta a gosto, tampe e cozinhe por cerca de 45 minutos.

5) Sirva com arroz branco e surpreenda toda a família com essa receita para o Dia dos Pais especial.

Outra receita que você pode apostar que todos irão gostar para o almoço de dia dos pais é a do Risoto Caprese. Assista ao vídeo com o passo a passo de como cozinhar esse prato principal!

Sobremesa do almoço de dia dos pais

Quem não ama um doce depois do almoço? Por isso, além dos pratos principais, uma sobremesa é essencial. Volte para a cozinha e faça essa sobremesa maravilhosa para seu pai no almoço de domingo de dia dos pais!

E que tal preparar uma receita deliciosa e especial que vai incrementar o seu cardápio dia dos pais. Veja no vídeo o passo a passo de como fazer um merengue com brigadeiro. Uma combinação incrível!

Você vai precisar de:

  • Morangos
  • Suspiros
  • Chantilly
  • lata de leite condensado 
  • 1 barra de chocolate meio amargo
  • 1 colher (sopa) de manteiga 

É uma ótima opção de sobremesa, além disso é prática de fazer, fica pronta em minutos.

Receita de Drink 

Nada melhor do que se encontrar com a família e pessoas queridas para comemorar e colocar a conversa em dia. E para aproveitar esse momento, assista o vídeo e aprenda com a Westwing como fazer drink Whisky Sour e chame brinde com seu pai esse clássico! 

“Sour”, em inglês, significa azedo e é considerado um método na criação de drinks, deixando-os com esse toque diferente na bebida. Para fazer um drink sour, normalmente utiliza-se limão e açúcar, para equilibrar os sabores.

Você vai precisar de:

  • 40 ml de Whisky por pessoa
  • 2 limões sicilianos
  • 1 limão tahiti
  • 2 colheres de chá de açúcar de confeiteiro 

Modo de preparo:

Misture por 30 segundos na coqueteleira, sirva em um copo com gelo e enfeite com casca de limão. O seu pai vai amar! 

Gostou das dicas? Veja também: Ideias de presente DIY: Dia dos Pais e Churrasco Dia dos Pais.

Onde comprar presente Dia dos Pais?

É hora de transformar o seu Dia dos Pais em uma ocasião mais especial! Para isso, encontre os melhores presentes Dia dos Pais na Westwing. Móveis, itens de decoração, produtos de autocuidado e muito mais – tudo isso você encontra conosco.

Por aqui você garante inspirações surpreendentes para surpreender seu pai e complementar as mensagens para o Dia dos Pais com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Aproveite!