Estilo Provençal

Estilo Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Provençal

Com origem na cidade de Provença, no sul da França, onde seus habitantes ainda preservam o estilo de vida campestre em meio às montanhas, ao mar e aos lindos campos de lavanda, o estilo provençal une romantismo, delicadeza, móveis mais rústicos, a beleza das flores e de peças em tons mais claros. É um estilo admirável, que nos convida a uma saborosa viagem no tempo.

Queridinho dos adoradores de decorações mais românticas, o estilo provençal, pode ser aderido de forma fácil na decoração da sua casa já que um dos principais itens para esse estilo são os móveis mais antigos. Almofadas com estampas floridas, cortinas, paredes e móveis com tons mais claros, arranjos de flores, quadros com pinturas suaves, muita madeira e espelhos que criam a sensação de amplitude, são itens que não podem faltar nessa decoração. Acompanhe nossas dicas, invista e transforme sua decoração!

Decorando a Casa com o Estilo Provençal

Apesar do estilo provençal ser uma opção decorativa conhecida e amada pelos que preferem um décor mais romântico e delicado, é possível agradar a todos com o estilo provençal. Esse é um tipo de decoração que une o rústico e o delicado em um só local. Confira abaixo algumas dicas de como decorar cada cômodo da casa com o estilo provençal.

Quarto Estilo Provençal

Sala de Estar com a Decoração em Estilo Provençal

Um dos cômodos mais usados por todos da casa é a sala de estar ou sala de TV, portanto uma bela decoração para tornar esse ambiente ainda mais aconchegante é essencial. Para uma decoração de estilo provençal nesse cômodo, recomendamos o uso de sofás em tons mais claros, por exemplo, branco e lilás e com design mais rebuscado e com carinha de antigo. No caso de modelos com estrutura em madeira, uma ideia é optar pelo acabamento em madeira patinada ou com pequenos desenhos florais em relevo.

Em ambientes maiores, poltronas são sempre bem-vindas, afinal de contas, é mais um item para garantir o conforto no local. No estilo provençal, poltronas com pés de madeira e detalhes envelhecidos são peças ideais para a decoração. Nossa dica é mesclar essa peça com almofadas floridas em tons pastel, elas trarão um charme especial ao cômodo.

Luminárias de mesa, abajures e lustres mais clássicos complementam a decoração de estilo provençal de forma única. Aposte nessas peças!

Estilo Provençal na Sala de Jantar

A decoração de mesa e a própria decoração da sala de jantar influenciam muito no resultado final de suas confraternizações. Se sua ideia principal for criar um ambiente aconchegante e romântico, invista no estilo provençal para esse cômodo. Nossa dica de ouro para esse ambiente da casa é apostar em lustres mais requintados. As peças de cristal são ótimas para este cômodo. Não se esqueça de decorar a mesa e a sala de jantar em si com um belo arranjo de flores. Ele ajudará a trazer um toque mais romântico ao local.

Decoração Estilo Provençal

Quarto Provençal

Embora específico, existem formas de criar um quarto provençal para todos os gostos de idades, aliando criatividade e o uso de acessórios que se moldam às exigências do projeto adotado para fazer a decoração do quarto provençal.

Para os quartos, recomendamos o uso de penteadeiras para uma melhor organização dos itens mais usados no dia a dia. Essas peças são um dos móveis característicos do estilo provençal, garantindo mais charme e delicadeza ao ambiente. Modelos em pintura branca ou em tons pastel, com grandes espelhos e acabamentos mais rebuscados são a pedida certa para completar o décor de estilo provençal.

Para os bebês, por exemplo, a decoração de quarto provençal ajuda, mesmo com o tom envelhecido de seus móveis, a torná-lo infantil e elegante, com o uso adequado de cores, estampas, móveis e os acessórios. Essa aliança é eficiente para a decoração de quarto provençal de meninos e de meninas, embora pais e mães tenham apostado mais na feminilidade da composição para o quarto provençal para bebês.

O quarto infantil pode ser agraciado com a decoração de quarto provençal, também. As peças fundamentais, como camas e cômodas, são ainda mais graciosas quando amparadas pelas molduras características do estilo provençal, entre outras peças decorativas e funcionais para o dia a dia das crianças.

O quarto provençal de casal, por sua vez, conta com múltiplos exemplos decorativos que podem trazer muito charme e conforto ao cômodo. Cadeiras e armários são coadjuvantes funcionais e práticos, além de esteticamente agradáveis na composição do ambiente.

Na cama e nas paredes, as estampas floridas podem fazer presença, combinadas ou levemente contrastantes. Já ao redor, lustres no estilo provençal, bem como baús, espelhos com a moldura característica do estilo francês, e penteadeiras, que estão cada vez mais em alta pela sua praticidade e beleza exuberante, ajudam a recriar toda a atmosfera de época, mas sem perder o encanto contemporâneo.

Área Externa com Estilo Provençal

Uma das características do estilo provençal é o uso de flores em sua composição. Em varandas e sacadas podemos investir em cadeiras para jardim fabricadas em ferro ou em materiais naturais e decorá-las com futons floridos para cadeiras, trazendo o ar campestre do estilo provençal para o ambiente. Mesas fabricadas em ferro e com detalhes em sua extensão também são ótimas opções para decorar estes cômodos.

Deixar a casa com um ar mais romântico, rústico e ao mesmo tempo delicado é a essência do estilo provençal. Acompanhe nossas dicas e transforme sua decoração!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas