Art déco: conheça este estilo luxuoso e suas características

A art déco surgiu nos anos 1920, na França, e tem como significado arte decorativa que foi muito forte na decoração, arquitetura, design de interiores, artes plásticas, gráficas e também no cinema, sendo esta última, inclusive, sua fonte principal. Ela ganha força a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas no ano de 1925, em Paris. A art déco nasceu de uma combinação de vários movimentos do início do século XX.

Art déco: conheça este estilo luxuoso e suas características | westwing.com.br

Com a sua base no art nouveau, que trabalha com linhas onduladas e sem simetria, formas vegetais e enfeites florais, a art déco vai no sentido inverso e preza por linhas retas ou esféricas, figuras geométricas e natureza abstrata. É uma expressão que na época estava direcionada à burguesia que prezava pelo luxo e uso de materiais nobres. Conheça mais sobre o estilo art déco e as suas influências na decoração com a Westwing.

Compre agora com até 70% off:

O que é o estilo art deco?

O estilo artístico decorativo art déco surgiu nos anos 1920, na Europa. Seu marco foi a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris, em 1925. O nome é uma abreviação ao termo francês “arts décoratifs” (artes decorativas, em tradução).

 arte art deco

Cartazes coloridos eram a marca do movimento. Fonte: Unsplash

Por ser derivado da burguesia europeia, no início a art déco prezava pelo luxo, através do uso de materiais caros, como marfim, prata e pedras preciosas. Os artistas da época trabalhavam no design de móveis, moda e joias.

Conhecendo a art déco a fundo

Apesar da busca pela simplicidade, o art déco tem suas raízes no luxo e extravagância. O movimento tem como característica a estética do glamour, da elegância e do romantismo e começou em um período em que começava a propagar a idolatria pelo luxo dos filmes de Hollywood.

arquitetura art deco em entrada

Detalhes luxuosos dão destaque à arquitetura. Fonte: Unsplash

Um grande exemplo deste estilo pode ser observado no filme O grande Gatsby (2013), estrelado por Leonardo di Caprio, no qual fala-se muito sobre a exaltação do luxo. O romance original foi escrito por F. Scott Fitzgerald e no filme os cenários da produção exibem ousadas formas geométricas, linhas retas, madeiras nobres, e peças de decoração totalmente rica em detalhes.

 arquitetura art deco

A arquitetura é expressiva e elegante. Fonte: Unsplash

A art déco ganhou destaque após uma exposição feita no Metropolitan Museum, de Nova Iorque, em 1934. A partir daí, o movimento se aproximou da produção industrial e a arte passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, presente na propaganda, em objeto de uso diário, acessórios femininos e móveis.

Então, a art déco se espalha por todo o mundo e as suas características se firmam na decoração e na arquitetura.

Características da art déco

A art déco sofreu influência do construtivismo, futurismo e cubismo conforme se desenvolvia. Na arquitetura, o estilo combina desenhos modernos a elementos tradicionais. Outras características dessa arte são:

  • Luxuosidade
  • Formas geométricas ousadas
  • Design abstrato
  • Cores
  • Brilho
  • Linhas retas e circulares estilizadas
arquitetura art deco vista de baixo - unsplash

O movimento artístico também é conhecido pelo uso de cores fortes. Fonte: Unsplash

Chegada da art déco em terras brasileiras

A art déco chegou ao Brasil no final da década de 1920, e teve força principalmente na arquitetura. Alguns exemplos do movimento art déco no país são:

  • Elevador Lacerda, em Salvador;
  • Teatro Carlos Gomes e Central do Brasil, no Rio de Janeiro;
  • Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu e Monumento às Bandeiras, em São Paulo;
  • Edifício Garcez, em Curitiba.

O Rio de Janeiro é a capital do movimento art déco na América Latina: são cerca de 400 imóveis com esse estilo Uma das produções mais conhecidas no Rio é o Cristo Redentor, sabia?

 art deco no brasil cristo redentor

O Cristo Redentor é uma das obras mais famosas do estilo. Fonte: Pexels

Art déco: decoração

Para entrar na onda da art déco e fazer a sua decoração neste estilo, o importante é investir nos detalhes, que são a grande marca desta tendência. Aposte em lustres, espelhos, quadros com molduras retas, cortinas em cobre ou dourado, papel de parede trabalhado.

 art deco decoração de interiores

Lustres luxuosos são destaque nesse estilo decorativo. Fonte: Unsplash

As flores frescas e brancas também fazem parte deste tipo de decoração, assim como as cores e formas geométricas – materiais que devem estar em harmonia entre si, já que a art déco baseia-se principalmente nas referências e riqueza de detalhes.

Móveis art déco

Os móveis art déco talvez sejam a melhor e mais forte representação do estilo que o dá nome. A explicação está em suas formas que, assim como o movimento artístico, se baseia, sobretudo, em linhas retas, poucas curvas e traços geométricos. Outro atributo também evidente dos móveis art déco é a exclusão de entalhes e motivos orgânicos como flores, detalhe que os diferenciam das mobílias art nouveau.

 decoração art deco na sala

Traços retos, madeira e linho deixam a decoração aconchegante. Fonte: Unsplash

Madeira maciça ou de tipos nobres, pedras, ferro e tecidos luxuosos, sem estampas, são os materiais mais encontrados na produção de móveis art déco. Em geral, eles representam a era do luxo e do glamour vivida nos anos 1920. Assim, é possível perceber peças ousadas e inventivas para a época, que misturam perfeccionismo artesanal a novidades tecnológicas.

Dentre os móveis art déco mais populares e expressivos está a famosa chaise longue, um símbolo do estilo. Ela conta com conhecimentos técnicos apurados em sua criação, bem como conceitos de engenharia e ergonomia, detalhes fortemente industriais e revolucionários.

chaise longue de luxo na decoração art decor

A chaise traz beleza e sofisticação à decoração. Fonte: Pinterest

Robustas poltronas encurvadas, cômodas de madeira escura, buffets maciços, cadeiras para escritório e penteadeiras cilíndricas completam a lista de móveis art déco mais conhecidos. Inspire-se e aposte no art déco para a decoração de sua casa!

Como identificar a art déco?

A atenção aos detalhes é o que fará identificar um móvel, obra ou arquitetura ao estilo art déco.

Os principais materiais usados nesse estilo são o aço inoxidável, espelhos, peças cromadas, vidro, madeiras, peles exóticas como as de tubarão ou zebra assim como o ébano, mármore e madeiras raras.

 predio art deco em nova iorque

A cidade de Nova Iorque também é destaque na arquitetura art déco.Fonte: Unsplash

Nada de tecidos florais, na arte o foco são tecidos lisos ou com padrões geométricos e sempre com o uso de cores bem fortes. Na iluminação, candeeiros com figuras femininas eram chiques e os vidros que os cobriam que eram antes coloridos, passaram a ser gravados, foscos ou embutidos à iluminação.

Gostou? Continue na Westwing e confira mais informações sobre o mundo da arte! Conheça a arte renascentista e as tradicionais máscaras indígenas.

Decoração é com a Westwing!

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing. Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto. Garanta tudo o que você precisa para montar uma linda decoração art déco no seu lar.