Estilo Luis XV

Estilo Luis XV

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Luis XV

O estilo Luis XV é um dos mais apreciados em toda a história da decoração de interiores e de mobiliários. Ele foi desenvolvido durante o reinado de Luis XV, entre os anos de 1730 e 1760, na França. Nesse período, as mulheres começaram a ganhar espaço e prestígio social, servindo como grandes inspirações para a decoração de ambientes. Não é à toa que Madame de Pompadour e sua admirável cultura proporcionaram uma grande promoção das produções.

O estilo Luis XV é, até hoje, uma grande referência para designers e arquitetos. Passados tantos anos, é claro que suas aracterísticas ganhariam diversas releituras. Atualmente, é possível montar um décor que mescle o nobre estilo Luis XV com elementos modernos, fazendo da composição, algo único. Para conhecer um pouco mais dessa história, não deixe de ler essa página do Westwing e busque a inspiração adequada com esse clássico francês!

Características do Estilo Luis XV

Uma das primeiras características que chamam a atenção em móveis do estilo Luis XV são os materiais sofisticados utilizados em sua fabricação. Se forem feitos de madeira, não tenha dúvida de que serão escolhidas as de nogueira ou carvalho, que são chamadas de “madeiras nobres”. Além disso, os tampos dos móveis de estilo Luis XV são sempre de porcelana ou mármore, além dos detalhes em bronze que também são comuns a essa composição.

Quanto aos elementos estofados, como cadeiras, poltronas e sofá, neles encontraremos desenhos inspirados na natureza e na flora. Ou seja, as folhagens, os ramos, as conchas e as flores são as grandes inspirações para decorar sofás, cadeiras e poltronas com o estilo Luis XV. Mas as especificidades não param por aí. Os pés dos móveis de estilo Luis XV são diferenciados. Eles são curtos e possuem os chamado pés cabriolet, que também são conhecidos por pé de cabra.

Linhas retas? Essas palavras não existem quando falamos desse estilo. Nele o que conta são as curvas sinuosas. Quanto às cores do estilo Luis XV a preferência ficava em torno dos tons neutros e pastel.

As Famosas Cadeiras do Estilo Luis XV

Se houve uma peça que ficou conhecida no estilo Luis XV foi a cadeira. Até hoje, ela é vista como um ícone desse mobiliário tão admirado em todas as épocas. As cadeiras de estilo Luis XV são famosas por mesclar, ao mesmo tempo, conforto e luxo, tendo como objetivo se adequar ao corpo humano e oferecê-lo comodidade. Seus detalhes são explorados na superfície do assento, dos braços e do espaldar.

Atualizando o Estilo Luis XV

Engana-se quem pensa que o estilo Luis XV ficou no passado. É possível misturar esse estilo com toques mais modernos e fazer uma composição sofisticada e atualizada. Uma boa ideia para trazer para o décor esses dois mundos é mesclar os móveis de cores neutras e de característica clássica do estilo Luis XV com outros móveis modernos e com cores mais chamativas.

Um vom exemplo disso é fazer uma releitura da mesa e cômoda estilo Luis XV pintando-as com laca de alto brilho e coloração intensa, como amarelo mostarda ou rosa pink. Outra sugestão é compor uma decoração que traga itens metalizados e os de estilo Luis XV. É uma ótima forma de ter um ambiente clássico e contemporâneo.

Quer mais inspirações? Então não deixe de conferir os outros artigos sobre decoração do site do Westwing.

Próximas campanhas