Estilo Étnico

Estilo Étnico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Étnico

Deixar-se influenciar significa abrir portas para novas experiências e novas preferências que, até então, viviam adormecidas no seu interior. A ousadia de cruzar essas fronteiras pode render excelentes frutos, seja na moda, no seu estilo pessoal ou na decoração do lar e, como todos nós somos um fragmento daqui e outro dali, em uma composição única é muito simples e prático dizer que o estilo étnico só tem conquistado mais adeptos nos últimos anos, para redecorar os seus ambientes.

A decoração étnica compõe uma mistura eclética de lembranças, desejos e estilos que, juntos, combinam em um diálogo perfeito, tenha você paixão pelos caprichos decorativos orientais, pela arte tribal africana ou as cores vívidas indianas. Não há nada melhor que esmiuçar essa tendência para auxiliar você a se inspirar em recortes estilísticos do mundo inteiro para influenciar nas cores e formas do lar. Deixe-se viajar pelo estilo étnico!

Características do Estilo Étnico em casa

O estilo étnico não é exclusividade da decoração de interiores. Seus característicos tecidos já fizeram realizações que deram novas tonalidades às estações do ano nas passarelas de moda, bem como suas estampas já imprimiram mais aconchego e personalidade a produtos diversos – acessórios para a casa, inclusive –, o que torna o estilo étnico ainda mais abrangente e popular.

Para o lar, o estilo étnico se traduz, essencialmente, nas influências que outras culturas venham a ter na construção de ambientes. As estampas animais ou tribais, da decoração africana, combinam com salas de estar ou quartos. Já o estilo étnico inspirado no Japão faz bom uso dos itens tão distintos quanto apaixonantes do país e recria um conforto único e intimista.

Ou seja: para compor o estilo étnico na decoração do seu lar, basta diminuir as distâncias e trazer um pouco do mundo para se abrigar entre as quatro paredes dos seus cômodos favoritos.

A combinação desses estilos internacionais pode funcionar, mas deve ser utilizada com muito cuidado. Vale, mesmo, apostar em lembranças de viagens e compor um canto do lar completamente pluralizado, com peças que dialogam, entre si, mas não escondem as suas diferenças.

Estilo Étnico

Como Aplicar o Estilo Étnico em Casa

No que diz respeito à decoração de interiores, o estilo étnico pode trazer uma saudosa dor de cabeça nas pessoas. Primeiramente, porque são estilos variados, com culturas igualmente distintas, o que leva à indecisão sobre qual optar.

Por isso, a dica é que você siga o elemento do estilo étnico que mais tenha a ver com a sua personalidade. Pinte com as cores que mais acalmem você, com a mobília que alie, sabiamente, estilo e conforto, pendure os itens decorativos que signifiquem algo e estenda os tecidos que funcionem melhor no seu ambiente. Esse é o grande truque para você fazer bom uso do estilo étnico e não enjoar dele na próxima estação do ano.

Decoração Étnica

Cores e texturas: uma das formas de compor uma decoração étnica é utilizar as cores e texturas predominantes naquela cultura com a qual você se identifica. Tons terrosos e cores fortes, por exemplo, são marcas da cultura africana e também das referências indígenas. Estampas e cores que remetem à natureza, seja em almofadas e peças de tapeçaria ou até nos móveis e paredes contribuem para criar uma atmosfera étnica inspirada pela cultura africana.

  • Charme oriental: o requinte, a beleza e a combinação de cores trazida pelas referências das culturas asiáticas orientais encantam até aos gostos mais exigentes. Cheia de elegância, charme e originalidade, a decoração étnica inspirada nas culturas orientais é caracterizada por elementos que remetem às raízes dos povos asiáticos, como as estampas de gueixas, dragões e samurais, adornos trazidos de viagens e luminárias típicas.
  • Riqueza indiana: a cultura indiana é conhecida pela adoração a vários deuses, que são estampados nas mais diversas peças de tecido. Outra característica são as cores fortes e os fios brilhantes, em prata ou ouro, que contrastam com a beleza marcante dos tecidos e formam belos desenhos e estampas. A composição harmônica de diferentes estampas e texturas, sempre em cores fortes, é a marca de uma decoração étnica inspirada na cultura indiana.
  • Raízes latinas: cores fortes, mantas de tecelagem e padronagens inspiradas nas referências incas e maias são homenagens aos antigos povos da América-Latina que podem ser incorporadas na sua decoração étnica para compor um ambiente original. Com a irreverência das caveiras e das artes mexicanas aliada aos tons de verde e vermelho, você cria um espaço descontraído e diferente.
  • Valorize a memória: uma forma divertida e interessante de compor uma decoração étnica é incorporar lenços, panos e peças trazidas na mala de viagens diferentes e interessantes! Se seus amigos souberem que você valoriza a cultura de outros povos, com certeza lembrarão de trazer algo de presente quando estiverem visitando um mercado local fantástico ou vislumbrarem um adorno cultural diferente em suas viagens!

Com as dicas do Westwing, você pode criar algo duradouro e personalizado, com o estilo étnico. Viaje o mundo dentro do conforto do lar e recrie suas paisagens favoritas com esse peculiar estilo!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas