Cores de Tinta para Parede

Cores de Tinta para Parede

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCores de Tinta para Parede

As cores são elementos presentes em quase tudo na nossa vida. Só por existirem, elas já afetam nosso corpo e nossa mente muito mais do que as pessoas pensam. Objeto de estudo de diversos pensadores, as cores são fundamentais na hora de construir ou reformar um espaço, já que têm efeitos psicológicos e emocionais sobre o ser humano. Nas paredes de uma casa, as cores de tinta têm vários poderes: elas equilibram atmosferas, geram bem-estar, reduzem o estresse e tantas outras coisas.

Além das emoções e simbologias, as cores de tinta para parede atingem fortemente nossa capacidade de visão, influenciando no tamanho e formato dos ambientes. Por todas essas características, as cores de tinta para parede são tratadas com carinho na decoração. Mas onde, como e quando usar? Saiba tudo sobre as cores de tinta para parede e suas aplicações com o Westwing!

CORES DE TINTA PARA PAREDE E AS SENSAÇÕES

As cores de tinta para parede causam sensações diversas nas pessoas. Isso se dá pela capacidade que a cor tem de ativar nossas glândulas e funções orgânicas, além de fortalecer nosso sistema imunológico.
Dessa forma, escolhendo as cores de tinta para parede ideais, as áreas podem ficar mais equilibradas e confortáveis. Ademais, elas conseguem elevar a autoestima, aumentar a produtividade, auxiliar na comunicação e ainda diminuir a ansiedade e a angústia. Isso significa que, quando você investe nas cores de tinta para parede, não está apenas decorando ou protegendo um espaço, mas está também investindo em bem-estar.

AS CORES, AS TINTAS E OS EFEITOS FÍSICOS

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de tintas para parede. Elas não só deixam o ambiente mais bonito, como também protegem e higienizam. Além da imensa gama de tons, as tintas são encontradas com inúmeras variações: impermeabilizantes, acústicas, resistentes à chuva, ao vento e à luz, etc.
Fisicamente falando, as cores de tinta para parede influenciam na capacidade de visão. Dependendo da cor, o tamanho e até a forma de alguns cômodos podem variar. Por exemplo, o vermelho ou o amarelo, chamadas de cores “quentes”, têm o poder de aumentar cômodos ou objetos. Já o verde e o azul, que são cores “frias”, conseguem reduzir dimensões e formatos.
As cores de tinta para parede interferem até mesmo na percepção que temos do tempo. Alguns estudos indicam que, quando as pessoas estão em uma área com pintura quente, elas não sentem o tempo passar. As cores frias, por sua vez, deixam a impressão de momentos mais duráveis.

COMO USAR AS CORES DE TINTA PARA PAREDE

Já que as cores de tinta para parede exigem atenção especial, selecionamos algumas sugestões de como usá-las melhor em casa. Seguindo as dicas de especialistas em cores e decoração, explicamos onde usar, como combinar e ainda quais as cores em alta neste ano. Confira!
Branco: é a escolha certa caso você queira ampliar algum espaço. Pronto para ser usado em qualquer cômodo, fica bem tanto em áreas internas quanto externas. Está relacionado à paz, à calma, à limpeza e à positividade;
Azul: ideal para áreas menores, já que provoca sensação de amplitude. Tranquilizante, pode ser usado em quartos, banheiros e salas para descanso. Além disso, é uma opção interessante para home offices e escritórios, pois estimula a produtividade;
Vermelho: esta cor fica bem em locais maiores, já que aproxima as superfícies. Outra opção é aproveitá-lo para destacar a parede de uma área mais fria. Símbolo de poder, romance, força e fortuna, deixa o ambiente mais convidativo, caloroso e aconchegante. Pode ser usado em salas grandes, quartos de casal e até na cozinha;
Tons neutros: estas cores de tinta para parede ficam bem em todos os espaços e deixam uma sensação de harmonia. Elegante e suave, percorre as nuances do bege ao cinza, passando pelo preto.
Mas em 2015 quais as tendências em relação às cores de tinta para parede? De acordo com a opinião das grandes empresas do ramo no Brasil, quatro cores se destacam:
Laranja acobreado;
Fúcsia;
Índigo blue;
Azul vésper.
No entanto, a cor com maior aposta no mundo este ano é a marsala. Já encontrada nas passarelas, fica muito bem como tinta para parede, afinal destaca e alegra o ambiente.
Dê cor à sua vida com inspiração!

Próximas campanhas