Cromoterapia

A cromoterapia é uma forma de terapia alternativa que entende que cada cor possui uma vibração e capacidade de cura específica. Desde Isaac Newton, no século XVII, até hoje, cientistas pesquisam o poder da propriedade dos tons no organismo. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1976, a terapia tem sido muito usada para melhorar a saúde de pacientes sem a prescrição de medicamentos.

Cromoterapia | westwing.com.br

A  Westwing sabe que as energias da casa são importantes para o bem-estar de seus moradores. Saiba tudo sobre cromoterapia e veja como melhorar o astral de seu espaço e da sua vida com mudanças na decoração. Veja um guia com o significado das cores e o poder que elas podem exercer na saúde. Aprenda ainda como usar tons na sua casa para favorecer sensações boas. Comece agora a levar o equilíbrio para a sua casa!

Compre agora com até 70% off:

Cromoterapia: para que serve?

A cromoterapia pode servir no combate de diversos problemas de saúde, desde os menores como febre, até os mais sérios como diabetes, hipertensão e doenças articulares. 

Não somente, a cromoterapia também pode ajudar em problemas mais recorrentes do dia a dia como insônia, feridas e machucados. No entanto, é importante lembrar que a cromoterapia é uma terapia alternativa e não deve ser substituída por tratamentos convencionais recomendados por profissionais. 

cromoterapia na sala com cores relaxantes

A cromoterapia pode estar nos pequenos detalhes, usando cores que deixam o ambiente mais confortável. Fonte: Unsplash

Inclusive, você sabia que a terapia das cores é super utilizada em recém-nascidos? A cromoterapia é uma boa pedida para tratar bebês com icterícia. 

A cor rosa na cromoterapia é muito famosa por auxiliar pessoas no tratamento de depressão, possibilitando o aumento de algumas substâncias capazes de melhorar o humor, como a famosa serotonina. Ótimo, não é?

Cromoterapia: significado das cores

A cromoterapia acredita que as cores não somente influenciam no equilíbrio da casa, como também podem ajudar no tratamento de saúde. Veja como alguns tons são usados em terapias:

Vermelho: estimula a circulação sanguínea e permite a liberação de adrenalina. Costuma ser usado pela cromoterapia para trazer conforto, alegria, energia e excitação.

Laranja: estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Está relacionado ao otimismo, o relaxamento da mente e a calmaria.

Amarelo: favorece o raciocínio e a memória. A cromoterapia acredita que o amarelo traz energia, estimula o fígado, o intestino, vitaliza o coração e favorece o sistema imunológico. Ajuda no raciocínio lógico, no equilíbrio e no otimismo.

terapia das cores

A cromoterapia pode ser usada na decoração de casa e até nas roupas do dia a dia. Fonte: Unsplash

Verde: a cor da natureza, equilíbrio, paz e harmonia. É conhecido por acalmar e descongestionar. O verde dá sensação de renovação e vida nova, ajudando em tratamentos do sistema digestivo.

Azul: o tom é suavizante e calmante, atuando no sistema nervoso central. Possui propriedades antissépticas, refrescantes e adstringentes. Proporciona paz e relaxamento.

Violeta: na cromoterapia, é conhecido por aumentar o magnetismo pessoal. A cor tranquilizante exerce efeito calmante e estimula o metabolismo do cálcio. É muito usado na concentração e meditação.

Rosa: cor essencialmente feminina, enaltece a beleza e vibra o amor. Segundo a cromoterapia, o rosa energiza o sistema nervoso e purifica o sangue.

Branco: a união de todas as cores, é a combinação das frequências de todos os tons. Recomenda-se o uso para energizar todo o corpo.

Benefícios da cromoterapia

Como terapia alternativa, a cromoterapia possui vários benefícios que podem tornar a sua vida mais saudável e mais tranquila. 

Que tal conhecer mais sobre os benefícios desse tipo de terapia e levar um pouco mais de cor para a sua vida e o seu dia a dia?

cromoterapia na decoração

Aliar a cromoterapia na decoração com diversas plantas é uma boa pedida. Fonte: Unsplash

Lista de benefícios da cromoterapia 

  • Diminuição dos transtornos do sono;
  • Alívio dos sintomas de determinada doença por meio de uma cor específica;
  • Melhorias do bem-estar físico e mental;
  • Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  • Estimulação do sistema nervoso central; 
  • Melhorias no funcionamento do coração e da circulação sanguínea. 

Cromoterapia na decoração

As cores costumam ser usadas na decoração para dar estilo ou amplitude para um espaço. Porém, a cromoterapia pode ser usada também no tratamento de casa, como uma prática complementar de Feng Shui e perfeita para deixar o ambiente mais moderno. Saiba sobre como aplicar as cores e seus efeitos no seu lar:

Branco: um ambiente todo branco pode trazer prazer e calma. Passa a sensação de limpeza. Segundo a cromoterapia, potencializa as demais cores.

Verde: no chão, nos lembra natureza. Não incide muita luz, acalma o ambiente e seus moradores.

Azul: de cor clara, traz serenidade. Em tons escuros, transmite autoridade e pode ser usado em ambientes sérios, como escritórios. É conhecido por refrescar o ambiente.

Violeta: tem efeito purificador, transformando todas as energias em positivas. Para usar em todo o ambiente, recomenda-se tons de lilás.

cromoterapia na decoração sala com cores tranquilizantes

Aposte em cores tranquilizantes para ambientes como a sala. Fonte: Unsplash

Laranja: traz conforto para o espaço. Abre e estimula o apetite, sendo muito usado em cozinhas e salas de jantar.

Vermelho: energético e vibrante, o tom é indicado para casas de pessoas tímidas. A cor ainda dá a sensação de esquentar o ambiente.

Amarelo: indicado para trazer luz para espaços escuros, a cor é animadora e inspiradora. Em pisos, pode provocar a sensação de avanço.

A cromoterapia é uma forma de melhorar a circulação de energias boas pela casa. A partir de suas necessidades, escolha suas cores e reforce o equilíbrio do seu lar!

Cromoterapia: crie visuais belos e confortáveis

A cor da sua roupa também pode afetar diretamente no seu humor e, quem sabe, até no humor das pessoas ao seu redor. Afinal, segundo a terapia das cores, somos psicologicamente afetados pelas cores que escolhemos. 

Sendo assim, na hora de se arrumar, antes de sair de casa, a escolha das cores deve ser feita com bastante atenção, de modo a otimizar seu humor e seu dia. 

Que tal aprender um pouco mais sobre o que a cromoterapia significa em contato com as roupas e criar visuais belos e confortáveis? Vamos lá! 

Vermelho: É associada à coragem, força de vontade, energia e calor. Ótima cor para se usar em atividades do dia a dia que exijam bastante da sua energia e esforço. 

Amarelo: Capaz de energizar os músculos e trazer inspiração. Precisando de inspiração extra? Vista peças em amarelo!

Laranja: Estimulante para a criatividade, a alegria e o entusiasmo!

Verde: Cor do equilíbrio, harmonia e calmaria. Use roupas verdes para frequentar ambientes de descanso e mais descontraídos.

cromoterapia nas roupas

Investir em um guarda-roupa mais colorido pode trazer diversos benefícios. Fonte: Unsplash

Rosa: Restaura a juventude e estimula contatos verdadeiros. Momento propício para conhecer novas pessoas? Invista em um look rosa! 

Roxo: Acalma e fortalece o poder espiritual. Cor ideal para dias em que você precisa se sentir mais forte para enfrentar diversas tarefas. 

Preto: Sinônimo de extremo, representa o tudo ou nada. Dessa forma, é importante se atentar em quais ocasiões são melhores para usar o preto. 

Marrom: Representa solidez, naturalidade e simplicidade. Combina muito com um look mais simples, mas cheio de estilo. 

Azul: Acalma e refresca. Montar um visual para o verão em azul é um match perfeito! 

Branco: Combinação de todas as cores, representando a perfeição, o equilíbrio e a harmonia.

A cromoterapia é uma forma de melhorar a circulação de energias boas pela casa. A partir de suas necessidades, escolha suas cores e reforce o equilíbrio do seu lar!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para ler também: Combinação de Cores e Decoração de Quarto.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Está acompanhando as nossas dicas, mas ainda não conhece a WestwingNow? Nós somos a melhor loja de decoração online e no nosso site você encontra tudo o que precisa para um décor único e completo.

Além disso, na Westwing você também encontra a WestwingDesign, nosso projeto de decoração de interiores online. Nesse projeto, basta escolher qual plano mais combina com você e, no fim, você terá a ajuda especial de um dos nosso experts para repaginar o visual do seu lar. Aproveite!