As cores fazem toda a diferença na hora que são combinadas com os tons de nossa pele. Isso pode ser uma explicação do por que muitas vezes nós provamos um look muito bonito, mas, no espelho, não fica do nosso agrado. A análise de coloração pessoal está aí para nos ajudarmos a ter mais autoconhecimento nessa área e fazermos escolhas assertivas.
A cartela de coloração pessoal mostra quais são as cores que mais podem nos favorecer, de acordo com o nosso tom de pele. Fonte: Freepik
Se você quer saber mais sobre o que é a análise de coloração pessoal e como funciona todo esse processo, continue a leitura. A Westwing preparou esse conteúdo especial para que você tenha mais inspiração no seu viver! Fique com nossas dicas.
Compre agora com até 70% off:
Coloração Pessoal: O que é?
A coloração pessoal ou colorimetria, é um teste que analisa o subtom da pele e identifica as cores que mais combinam com cada uma das pessoas. Ela analisa quais cores têm o potencial de deixar o rosto mais harmônico, suavizando olheiras, rugas, manchas e muito mais.
Os primeiros estudos sobre colorimetria foram desenvolvidos no início do século XX e foram potencializados em 1920, graças à escola artística Bauhaus. Mas, apenas nos anos 40, Suzanne Caygill, estilista americana e artista plástica, criou o método de análise das cores.
No final dos anos 80 e início dos anos 90, o método foi aprimorado separadamente por Carole Jackson e Mary Spillane, consultoras de imagem e estilo. Hoje em dia, o teste de coloração pessoal virou um sucesso entre as pessoas que acompanham as últimas tendências.
Análise de Coloração Pessoal: Como funciona?
A colorimetria pessoal se baseia na combinação das cores da pele, veias, cabelos, pelos e olhos, com as de possíveis roupas e acessórios. Para isso, são estudados diversos tons das pessoas, como a temperatura, a profundidade, a intensidade e o nível de contraste.
A colorimetria pessoal se baseia na combinação das cores da pele, veias, cabelos, pelos e olhos, com as de possíveis roupas e acessórios. Para isso, são estudados diversos tons das pessoas, como a temperatura, a profundidade, a intensidade e o nível de contraste.
Quem faz a análise de coloração pessoal é uma profissional da área de consultoria de imagem e estilo. Para conseguir os resultados, é preciso que a pessoa esteja sem maquiagem e com uma faixa no cabelo para isolar o rosto.
Feito isso, é preciso posicionar a pessoa em frente a um espelho, com luz natural e ir aproximando tecidos de diferentes cores próximo ao rosto, avaliando o impacto do reflexo no contorno, olheiras, tom de pele e nas marcas de expressão.
Cartela de Coloração Pessoal: Quais as cores de cada Paleta?
São 12 cores que compõem a paleta de coloração pessoal. Saiba mais sobre elas:
- Verão Puro: ideal para pessoas de pele bem clara, com fundo rosado e bastante sensível; possui nível de contraste médio para baixo; as cores desta cartela são da família das matrizes frias, ou seja, são mais azuladas, esmaecidas e suaves.
- Verão Suave: ideal para pessoas com pele bastante clara, com fundo rosado; possui alta contraposição; as cores são suaves, opacas e pertencem à família das cores frias.
- Verão Claro: ideal para pessoas com pele clara e com contraste médio ou baixo; cores claras e frias, com tons mais vibrantes.
- Inverno Puro: cartela de cores de alto ou altíssimo contraste, ideal para pele branquíssima com cabelos e olhos bem escuros e negros de epiderme com subtons acinzentados; paleta de cores de temperatura fria, com intensidade.
- Inverno Intenso: ideal para pele com subtom amarelado; na paleta de cores predominam as cores frias e vibrantes.
- Inverno Profundo: pessoas com cabelos e olhos escuros e brilhantes; cores de temperatura fria e tons escuros.
- Primavera Pura: pessoas de pele com subtom quente e cabelos que puxam para ruivo ou dourado; as cores da paleta são saturadas, de intensidade alta e temperatura quente.
- Primavera Clara: pessoas de pele clara com subtom quente, puxado para dourado ou pêssego; cores mais claras e suaves, puxando para o pastel.
- Primavera Intensa: cores com alta intensidade e temperatura quente;
- Outono Puro: pessoas com contraste alto, com cabelos e olhos bem escuros; cores da paleta são quentes e opacas.
- Outono Suave: pessoas com subtom de pele mais amarelado e opaco; cores da paleta de tons quentes, intensos e profundos.
- Outono Profundo: paleta de cores composta por tons calorosos e elegantes, de temperatura quente e profundidade mais escura.
Fonte: Digitale Têxtil
Por que fazer uma análise de coloração pessoal?
Existem diversos momentos em nossas vidas em que podemos ficar meio perdidos em relação ao estilo e imagem que gostaríamos de passar. Seja na esfera pessoal ou profissional, é muito importante se preocupar com sua imagem, já que através dela, é possível passar inúmeras informações.
Por isso, é muito importante fazer a colorimetria caso você queira dar um up em sua imagem pessoal. O processo irá te ajudar a ter mais autoconhecimento e mostrar o caminho de quais são as cores e combinações que podem ficar bem em você. No fim das contas, sua autoestima pode ser impactada de uma forma muito positiva.
Descubra mais sobre você nesse Guia de Estilos de decoração para sua casa e faça o Quiz Westwing para saber qual estilo de decoração combina mais com você!
Westwing: bem mais que uma loja de decoração
Gostou das dicas sobre Coloração Pessoal e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber os amigos com muita elegância!
Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing.
É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!