Coloração Pessoal

Coloração Pessoal | westwing.com.br

Compre agora com até 70% off:

O que é coloração pessoal?

A coloração pessoal é um teste que analisa o subtom da pele e identifica as cores que mais combinam com cada uma das pessoas, deixando o rosto mais harmônico, suavizando olheiras, rugas, manchas e muito mais. 

Os primeiros estudos sobre colorimetria foram desenvolvidos no início do século XX e foram potencializados em 1920, graças à escola artística Bauhaus. Mas, apenas nos anos 40, Suzanne Caygill, estilista americana e artista plástica, criou o método de análise das cores

No final dos anos 80 e início dos anos 90, o método foi aprimorado separadamente por Carole Jackson e Mary Spillane, consultoras de imagem e estilo. Hoje em dia, o teste de coloração pessoal virou um sucesso entre as pessoas que acompanham as últimas tendências. 

Como funciona a coloração pessoal?

Cartelas de cores da coloração pessoal

Fonte: Pinterest Camila Oto

A colorimetria pessoal se baseia na combinação das cores da pele, veias, cabelos, pelos e olhos, com as de possíveis roupas e acessórios. Para isso, são estudados diversos tons das pessoas, como a temperatura, a profundidade, a intensidade e o nível de contraste.  

Quem faz a análise de coloração pessoal é uma profissional da área de consultoria de imagem e estilo. Para conseguir os resultados, é preciso que a pessoa esteja sem maquiagem e com uma faixa no cabelo para isolar o rosto. 

Feito isso, é preciso posicionar a pessoa em frente a um espelho, com luz natural e ir aproximando tecidos de diferentes cores próximo ao rosto, avaliando o impacto do reflexo no contorno, olheiras, tom de pele e nas marcas de expressão. 

Quais são as cartelas de cores da coloração pessoal?

São 12 cores que compõem a paleta de coloração pessoal. Saiba mais sobre elas:

  • Verão Puro: ideal para pessoas de pele bem clara, com fundo rosado e bastante sensível; possui nível de contraste médio para baixo; as cores desta cartela são da família das matrizes frias, ou seja, são mais azuladas, esmaecidas e suaves. 
Cartela de coloração pessoal Verão Puro

Fonte: Digitale Têxtil

  • Verão Suave: ideal para pessoas com pele bastante clara, com fundo rosado; possui alta contraposição; as cores são suaves, opacas e pertencem à família das cores frias.
Cartela de coloração pessoal Verão Suave

Fonte: Digitale Têxtil

  • Verão Claro: ideal para pessoas com pele clara e com contraste médio ou baixo; cores claras e frias, com tons mais vibrantes.
Cartela de coloração pessoal Verão Claro

Fonte: Digitale Têxtil

  • Inverno Puro: cartela de cores de alto ou altíssimo contraste, ideal para pele branquíssima com cabelos e olhos bem escuros e negros de epiderme com subtons acinzentados; paleta de cores de temperatura fria, com intensidade. 
Cartela de coloração pessoal Inverno Puro

Fonte: Digitale Têxtil

  • Inverno Intenso: ideal para pele com subtom amarelado; na paleta de cores predominam as cores frias e vibrantes. 
  • Inverno Profundo: pessoas com cabelos e olhos escuros e brilhantes; cores de temperatura fria e tons escuros. 
Cartela de coloração pessoal Inverno Profundo

Fonte: Digitale Têxtil

  • Primavera Pura: pessoas de pele com subtom quente e cabelos que puxam para ruivo ou dourado; as cores da paleta são saturadas, de intensidade alta e temperatura quente. 
Cartela de coloração pessoal Primavera Pura

Fonte: Digitale Têxtil

  • Primavera Clara: pessoas de pele clara com subtom quente, puxado para dourado ou pêssego; cores mais claras e suaves, puxando para o pastel. 
Cartela de coloração pessoal Primavera Clara

Fonte: Digitale Têxtil

  • Primavera Intensa: cores com alta intensidade e temperatura quente;
Cartela de coloração pessoal Primavera Intensa

Fonte: Digitale Têxtil

  • Outono Puro: pessoas com contraste alto, com cabelos e olhos bem escuros; cores da paleta são quentes e opacas.
Cartela de coloração pessoal Outono Puro

Fonte: Digitale Têxtil

  • Outono Suave: pessoas com subtom de pele mais amarelado e opaco; cores da paleta de tons quentes, intensos e profundos. 
Cartela de coloração pessoal Outono Suave

Fonte: Digitale Têxtil

  • Outono Profundo: paleta de cores composta por tons calorosos e elegantes, de temperatura quente e profundidade mais escura.
Cartela de coloração pessoal Outono Profundo

Fonte: Digitale Têxtil

Westwing: o extraordinário mundo da sua casa!

Que tal levar as cores da sua coloração pessoal para sua casa? Vem conferir nossa seleção de móveis, decorativos, têxteis e muito mais.