Barroco

Barroco

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBarroco

Assentos de ouro, decorações de teto e muitos espelhos - esta é a imagem que muitos associam com o estilo barroco. Sempre exalando glamour, a composição barroca nos faz reviver o maravilhoso período entre os séculos XVI e XVIII, dando a sua casa um toque especial e diferenciado. Repleto de opulência, charme e sofisticação.

O Barroco caracteriza-se pela grandeza e riqueza de seus móveis e acessórios, assim como Louis XIV encarnou toda a beleza deste estilo no famoso Palácio de Versalhes. Quem não gostaria de trazer um pouco do Palácio de Versalhes para dentro da sua própria casa? Móveis no estilo barroco, esculpidos à mão, únicos e elegantes para criar o seu próprio reino. Saiba mais sobre o estilo aqui, inspire-se com nossas ideias e transforme o seu décor com as sugestões que preparamos para vocês!

A Época Barroca

O barroco teve origem na Itália e o termo se refere à abundância de ornamentação em oposição à sobriedade do ilustrismo. Em um período em que os pensadores o consideravam uma manipulação dos conceitos racionalistas, o barroco inicialmente foi visto como ofensivo para a época. Isso mudou ao longo dos anos, pois primeiramente era considerado como um estilo estranho passando a ser uma expressão da arte moderna, um ensinamento e uma arte sedutora para o público na época.

As linhas limpas e claras do Renascimento, período predecessor do barroco, foram adornadas e exageradas. A preferência pela simetria foi mantida e essa arte exuberante foi consagrada com o absolutismo do Rei Sol da França.

Desde a sua criação , o barroco é também visto como um reflexo dos tempos de guerra e sofrimento da Guerra dos Trinta Anos . O poeta Andreas Gryphiusm capta perfeitamente todos este sentimento em seu poema ” Tudo é vaidade “, obra que expressa todo o esforço e sacrifício humano daqueles tempos.

Barroco

O Que é o Mais Típico do Barroco?

Seja na pintura, escultura , arquitetura, ou na moda e maquiagem, o barroco significa exagero, evoca emoções, provoca reações e tem uma decoração que nos faz aproveitar a vida, porque na verdade a vida é cheia de sofrimento, que ninguém escapa.

A busca dos prazeres terrenos e poder, é refletida nos materiais de alta qualidade e na atenção de todos os detalhes que caracterizam o barroco. Qualquer um que já esteve no Palácio de Versalhes sabe bem o que estamos falando, decoração de ouro nos tetos, brilhos e luzes, cores esplêndidas, sofás estofados com formas arredondadas e ornamentos de forma simétrica. Lá, os tapetes são finos e as tapeçarias são preciosas e douradas, e é claro, tudo cheio de espelhos decorativos com ma decoração sobrecarregada. O conjunto reflete uma sensação de luxo absoluto, as figuras esculpidas até o mínimo detalhe mostrando a emoção e o amor que é dedicado a cada uma dessas peças.

Como Trazer o Barroco para Dentro de Casa?

Que tal trazer toda a majestade do estilo barroco para a sua casa? Todas as casas estão prontas para isso, mas para isso é preciso seguir uma série de recomendações:

1. É necessário cores de fundo que reflitam sentimentos mais profundos, como as cores vermelho ou roxas que são mais representativas. Além disso, os acessórios de decoração devem ser em ouro e metal; 2. Os sofás de madeira de mogno com curvas grandes e simétricas e com estofamento de tecidos clássicos como o veludo são típicos do estilo barroco; 3. As cores barrocas para os móveis são branco cremoso, amarelo baunilha: cortinas e tapetes com estas cores fazem qualquer cômodo brilhar e criam um ar de nobreza; 4. Elegantes luminárias de cristal ou de diferentes materiais brilhantes criam uma atmosfera elegante e inconfundível, particular do estilo barroco clássico; 5. Também são um clássico do estilo barroco as um pinturas e tapetes adornadas com todos os tipos de decorações; 6. Quanto aos acessórios de decoração, figuras de ouro, bustos esculpidos e qualquer ornamento de seda ou veludo: tudo que tem uma aparência valiosa é útil para criar a sensação do barroco. Relógios, pedras preciosas e vasos decorativos também podem ajudar a completar o estilo barroco;

Com essas recomendações, é possível trazer para dentro da sua casa todo o esplendor e magnificência do estilo barroco. Torne-se no novo rei da França!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas