Helena Rizzo: com açúcar e com afeto

Estrela da nova categoria do WestwingNow, Mesa Posta, a chef Helena Rizzo divide conosco os segredos de sua própria cozinha, além de dicas para quem deseja criar uma experiência gastronômica memorável

 

Pode parecer curioso, mas faz pouquíssimo tempo que a chef Helena Rizzo tem uma cozinha do jeito que sempre sonhou para chamar de sua. Desde que se mudou para São Paulo, a chef gaúcha à frente do grupo Maní preferiu não reformar os imóveis alugados em que morou. Há alguns meses, no entanto, ela construiu sua própria casa e encomendou à arquiteta uma cozinha com tudo que tinha direito: “É um ambiente aberto, funcional, com bancada e pia grandes, e nas cores que eu gosto: rosa e cinza chumbo”, conta Helena, estrela da nova categoria de produtos do WestwingNow.

Estrela da nova categoria do WestwingNow, Mesa Posta, a chef Helena Rizzo | westwing.com.br

Mas esqueça aqueles espaços com cara de catálogo, repleto de equipamentos de última geração. A cozinha de Helena é um mix de sua história de vida e trajetória na gastronomia – e é justamente isso que a torna tão especial. “Tenho panela de cerâmica que uma amiga trouxe do Japão, pratos antigos da minha avó, canecas pintadas pela minha mãe, taças que ganhei ao longo da carreira, além de um acervo de louças que eram do restaurante.”

Chef Helena Rizzo, lança a nova categoria Mesa Posta do WestwingNow | westwing.com.br

Assim como nos seus negócios, Helena gosta de montar uma mesa bonita – mesmo que a comida seja servida na panela – para receber os amigos. “Na gastronomia, a primeira impressão é sempre através do olhar. Tenho prazer em criar um ambiente, sou caseira e curto ver minha casa arrumada.”

Nova Categoria de Mesa Posta no site do WestwingNow em parceria com a chef Helena Rizzo | westwing.com.br

E apesar da importância de se pensar na chamada “arquitetura da gastronomia”, Helena faz questão de ressaltar que o sabor deve vir sempre em primeiro lugar. “A estética é uma consequência do que você quer proporcionar como experiência. E a verdade é que quando você trabalha com ingredientes frescos e cozinha com afeto, não tem como o prato ficar feio.” No Maní, por exemplo, restaurante que já deu a Helena o título de melhor chef pela revista Restaurant, a busca é sempre por louças mais clean, que não roubem a atenção das receitas, mas que ajudem a valorizá-las.

Pratos da chef Helena Rizzo com sobremesa e louças WestwingNow | westwing.com.br

Dito isso, para quem busca inspiração na hora de servir uma refeição caprichada, o conselho de Helena é justamente não se prender a tantos conselhos. Misture taças e copos rococó para um almoço mais kitsch e por aí vai. “Acredito que tudo é válido quando usamos nossa criatividade. Quanto mais você se sentir em casa na sua casa e fizer os outros se sentirem assim, melhor.”

Categoria de Mesa Posta WestwingNow em parceria com a chef Helena Rizzo, prato de sobremesa feito pela chef Helena Rizzo | Westwing.com.br

Receita de Moqueca do Maní com Helena Rizzo

Helena é uma das maiores referências quando o assunto é traduzir os sabores brasileiros e transformar a comida em arte. Aqui, ela nos ensina a receita da deliciosa moqueca do Maní com terrine de arroz.

Gostou da matéria? Então inspire-se, renove suas louças e capriche no servir com a nova categoria Mesa Posta, do WestwingNow! 

 

Anita Marques

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline