Paulo Alves, o grande artista da marcenaria

‘O afeto é o principal ingrediente do design’. Acredita Paulo Alves, um dos profissionais mais criativos da atualidade no trabalho com a madeira. Inspirado pela natureza e guiado pelo legado de Lina Bo Bardi, suas criações, feitas em madeira certificada, já ganharam prêmios que trazem o reconhecimento de seu empenho e sua preocupação com a origem da matéria-prima. No hub Westwing assinado por ele, durante a SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES, jornalistas e trund hunters viram de perto suas obras e tiveram a oportunidade de conhecer as histórias por trás delas. Nós batemos um papo delicioso com ele, que você confere abaixo:
  Paulo Alves na semana criativa de Tiradentes | westwing.com.br
Como surgiu o convite para participar da SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES?
 Eu me lembro exatamente de quando a Simone Quintas, idealizadora do festival, me ligou o ano passado convidando para participar do projeto. Aceitei na mesma hora! Sei o quanto é importante discutir o design atual com artesãos locais. Promover um evento como esse em uma cidade tão preciosa e cheia de histórias, é uma maneira de dar visibilidade e estimular a criatividade e o empreendedorismo local.
Como é feito o contato com os artesãos locais?
 Antes do festival acontecer, viemos para Tiradentes para conhecer os artesãos locais e juntos desenvolver produtos que serão expostos. Aprendemos muito com eles. Como se fosse um intercâmbio de criatividade. O segredo é ouvir as histórias, entender para ajudar. É uma grande troca. Conheci pessoas especiais que viraram grandes amigos.
 Onde você buscou inspiração ao montar o espaço Westwing?
 Construído no Século XVIII, o Sobrado Aimorés é um dos símbolos da cidade por conta de sua arquitetura. Minha maior preocupação foi respeitar a história desse local, mesmo apresentando uma nova proposta de uso a ele.
 Qual é a proposta da decoração do hub Westwing na Semana Criativa de Tiradentes?
 Como meu trabalho tem muito a ver com a natureza, tentei levar isso para o espaço. Na sala central, uma cortina voal com estampa de mata remete essa sensação. Folhas verdes serão espalhadas pelo chão, deixando as tábuas antigas à vista. O ambiente será vivo!
Quais peças você escolheu para compor essa ideia?
 Entre as principais, posso destacar as peças feitas de madeira mogno africano, como a namoradeira Samba, uma peça funcional que será completada com almofadas de artesãs locais e a edição especial da cadeira Bo, que foi criada em homenagem à Lina Bo Bardi.
Qual é o conceito de design com afeto, tão presentes em seus trabalhos?
 Eu acredito que uma peça de designer precisa tocar o coração da pessoa. Assim o objeto receberá mais cuidado e durará por muito anos. Quando se tem o afeto, não acontece o descarte. E esse é, na verdade, o conceito da sustentabilidade presente no meu trabalho.
Gostou? Confira a campanha que vai ao ar até Segunda 22/10, clique aqui.
WestwingNow com campo de busca e lupa para pesquisa | now.westwing.com.br|Powered by Rock Convert

Aline Martins

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline