Luminária para Quarto : 4 dicas para escolher a sua

A iluminação do quarto, seja ele de solteiro ou de casal, é um fator que deve ser planejado para tornar o local ainda mais aconchegante, já que ele é o cômodo onde passamos nossas horas de descanso e relaxamento. A luminária para quarto, com múltiplos formatos e materiais, auxilia de forma única na decoração com modelos diferentes que podem ser dispostos no teto, no chão, na mesa ou na mesa de cabeceira.

O quarto com luminária deve possuir uma iluminação que torna o cômodo ainda mais confortável. Nossa principal dica é: ao investir na luminária de quarto, veja qual modelo melhor se adequa a seus gostos e suas necessidades diárias. Essas peças ajudam a tornar o ambiente em um local mais relaxante e funcional. 

Para um projeto de iluminação completo, é necessário se atentar, além da decoração do quarto, a luz natural e luz indireta que o ambiente recebe, considerando também o gasto de energia elétrica. Por isso, é importante investir em lâmpadas econômicas, pensando sempre no desperdício de energia. Dê preferência para as lâmpadas de LED, que são mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

Acompanhe as nossas 4 dicas de luminária para o quarto e inspire-se!

Quarto com luminária pendente ao lado da cama em quarto de casal decorado | westwing.com.br

Tipos de Luminária para Quarto

Luminária de chão: este modelo é indicada para cômodos grandes, já que as peças serão dispostas no chão e colaboram para a melhor distribuição de luz no ambiente. Lembrando que o modelo escolhido deve entrar em harmonia com o estilo da decoração do quarto.

Luminária de mesa: esse formato é recomendado para os que gostam de fazer leitura na cama antes de dormir ou para os que preferem dormir com alguma luz acesa. Os abajures e luminárias com direcionamento de luz são ótimos modelos para quarto.

Luminária de parede é tendência para decoração do quarto | westwing.com.br
WestwingNow com campo de busca e lupa para pesquisa | now.westwing.com.br|Powered by Rock Convert

Luminária de parede: tendência na decoração, o foco desse modelo de luminária para quarto é aproveitar da melhor forma possível o espaço que nos é oferecido. A peça é ideal para ser disposta ao lado da cama ou em locais estratégicos do cômodo para uma melhor distribuição de luz pelo ambiente.

Luminária de teto: esse modelo é dos mais usados, tanto no quarto como em outros cômodos. Plafons, pendentes e lustres são alguns dos modelos mais usados nessa categoria.

O plafon é conhecido por ser acoplado ao teto e por poder direcionar sua luz direta ou indiretamente, dependendo do modelo e do tipo de lâmpada escolhido. Quando usado como luminária para quarto recomendamos que a luz seja usada indiretamente para criar um clima mais acolhedor na iluminação geral do quarto.

Quarto iluminado com luz natural e decorado com luminária de chão e luminária de teto | westwing.com.br

O pendente e o lustre são tipos de luminárias para quarto conhecidos por oferecerem uma iluminação mais intensa que outras peças e por serem belos itens de decoração para o cômodo.

Como Fazer uma Luminária para Quarto

Outra ótima opção de luminária para quarto é o pisca-pisca. A peça pode ser colocada ao redor da cabeceira de cama ou nas paredes do cômodo, iluminando e dando ainda mais personalidade ao local.

O pisca-pisca ainda pode ser colocado dentro de uma garrafa de vidro, colorida ou transparente, e disposta pelo quarto, funcionando como uma espécie de abajur. Adicionando charme e personalidade a decoração do quarto.

A luminária é ideal para transformar o espaço em um local ainda mais agradável e prazeroso de se estar, afinal de contas esse é mais um item que levará identidade ao seu cantinho.

Gostou dessas dicas? Confira também como fazer uma luminária de pote e como usar luminárias pendentes no décor. 

Sarah Machado

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline