Incorpore o estilo étnico na sua decoração
Estampas vibrantes, tramas elaboradas e esculturas ornamentais: o estilo étnico é umas das grandes tendências deste ano. Além de contar com elementos belíssimos, ele se incorpora muito bem em diversos ambientes, estabelecendo um contraste especialmente interessante com um décor moderno, minimalista ou escandinavo, para criar uma atmosfera clean pontuada com design único.

Se você investe em um mobiliário simples, elegante e moderno, que segue uma paleta de cores neutras, você pode incorporar algumas referências étnicas escolhendo os acessórios certos. Confira algumas inspirações que podem ajudá-lo a despertar o espírito tribal dentro da sua casa.
Na parede
Os elementos chave do estilo étnico incluem cor, estampas e objetos artesanais. Use as paredes decorando-as com pinturas em cores como preto, ocre, branco e vermelho. Ziguezagues coloridos e padrões geométricos também adicionam energia aos ambientes modernos. Se você prefere manter uma paleta mais baixa, tente algo diferente, como painéis de madeira e trabalhos em alto-relevo.


Têxteis
As estampas coloridas e tramas elaboradas com design étnico são irresistíveis. Cada tecido tem a sua própria história. O africano Kente, por exemplo, vestia a realeza. Os Bakuba, tão intrincados e decorativos, inspiraram artistas como Picasso e Matisse. Tapetes berberes, do Marrocos, dão um estilo único aos pisos de pedra ou concreto. Experimente materiais com padrões semelhantes na sua casa. Uma única cortina, almofada ou tapete já garante uma boa transformação.


Móveis com estilo étnico
É hora de reavaliar materiais como vime, palha, ráfia e bambo. Aplicados em móveis com linhas modernas e design elaborado, estes materiais são funcionais e versáteis dentro ou fora de casa e dão um acabamento natural para o decór. Cadeiras Malawi e mesas Bamileke são uma boa aposta e suas cores marcantes e matérias-primas são uma forte referência.

Acessórios
Os acessórios dão vida aos ambientes e ajudam a reforçar as referências étnicas no décor. Confira os nossos favoritos:
- Máscaras de madeira, argila ou, como no caso dos antigos astecas, feitas de couro, cobre e até ouro.

- Telas de madeira e ornamentos
- Chapéus-Juju inspirados em cocares

- E por último, mas não menos importante: você pode completar o décor com detalhes tribais menores, como estatuetas de madeira, colares de conchas ou de contas.
Junte-se à esta elegante tribo!