Cama de Viúva

Você sabe o que é uma cama de viúva? Pode até parecer estranho ou talvez você nunca tenha ouvido falar nela antes, mas a cama de viúva é mais conhecida e usada do que você imagina! Antes de comprar a sua, que tal aprender tudo sobre o móvel?

O tamanho da cama de viúva é diferente das de casal, por exemplo. Ela é um tipo de cama 10 cm maior que a de solteiro comum. É por esse motivo que também é chamada de “cama de solteiro king”, “solteirão” ou, ainda, “cama de meio casal”.

Cama com mulher sentada mexendo no computador. Sobre as camas vários cobertores e mantas. No fundo, um espelho, uma vaso com plantas em uma mesinha de cabeceira e um abajur.

O tamanho da cama de viúva é excelente para apartamentos com quartos cada vez mais reduzidos.

As dimensões da cama de viúva são ótimas para um dormitório de casal, em que marido e mulher preferem um leito menor. Ou para um quarto jovem, quando a pessoa optou por ter um cantinho mais aconchegante e otimizado. Porque o tamanho compacto possibilita que cômodo permaneça espaço e confortável ao mesmo tempo.

Roupa de Cama grossa sobre a cama de viúva. Assim como travesseiros e almofadas. Na parede sobre a cama encontra-se quatro quadros, três com flores e um com um borboleta.. Na latera da cama, uma mesinha de madeira com livros, vaso com flor e abajur e do outro lado uma luminária grande.

A cama de viúva pode ser o móvel que faltava para compor o ambiente.

Suas diversas cores, materiais e formatos ajudam a decorar o quarto de formas variadas e com diferentes estilos. Então, confira as dicas do Westwing para escolher e arrumar sua cama de viúva de um jeito que fique a sua cara!

Qual a Medida da Cama de Viúva?

As medidas do colchão para cama de viúva costumam variar de 1,20m ou 1,28m de largura x 1,88m ou 2,00m de comprimento. E recomenda-se que o colchão seja 2cm menor que o móvel. 

Quarto da casa de praia, colchão arrumado com almofadas e travesseiros na superfície, na mesinha de cabecinha tem uma luminária acesa e a parede conta com um quadro decorativo escrito "keep calma and carry on" e um adorno decorativo em formato de uma cabeça de coelho | westwing.com.br

As medidas da cama de viúva são perfeitas para quartos pequenos.

Então, ao escolher o tamanho da cama de viúva, sempre faça isso pensando no colchão. Porque, se você quer dormir bem, precisa compreender que esses elementos se complementam e precisam estar em harmonia.

Quanto ao material do móvel, ela pode ser de madeira ou MDF. Essas são as alternativas mais comuns e com diversas opções – mogno, tabaco, imbuia, tauari, cerejeira, teca etc. E são perfeitas para criar uma composição com estilo rústico ou provençal.

Ou as camas de viúva podem ser feitas em ferro, com formatos sinuosos, mais leves e delicados. Mas mesmo com aparência mais suave, são materiais resistentes.

Quarto com decoração boho, leito com colhão, travesseiros e almofada. Ao lado, cadeira de madeira, vaso grande com planta e pufe.  | westwing.com.br

Os modelos de cama de viúva são leves e resistentes.

De acordo com a matéria-prima com que a cama de viúva é fabricada, suas cores podem variar de amadeiradas claras ou escuras – amêndoa, ébano, carvalho, castanho, nude, café – e com tons envelhecidos de marrom, cinza e dourado ou pintura branca.

Então, pode-se dizer que você não terá grandes dificuldades na hora de decorar o seu quarto. E muito menos de combinar os móveis, como guarda-roupa ou estante.

Colchão Cama de Viúva: Dicas para Escolher o Seu

Como escolher o colchão de cama viúva ideal é sempre uma grande dúvida, não é? Além de considerar o tamanho da cama e medidas do colchão, é importante priorizar o seu conforto, segurança e bem-estar. Aqui vão algumas dicas:

  • Compreenda o seu corpo: escolher o colchão em que você não repouse de modo confortável pode acabar causando dores nas costas e com certeza vai te impedir de dormir uma boa noite de sono.
  • Não exagere na maciez: uma superfície macia demais pode acabar fazendo com que o seu corpo fique curvado e essa má postura pode acabar causando dores nas costas e um sono intranquilo.
  • E nada de exagerar na firmeza: neste caso, um colchão duro demais também impede que você durma de maneira confortável e pode até causar dores na coluna.
  • Aposte no equilíbrio: a melhor recomendação é escolher o colchão com uma superfície confortável para seu gosto pessoal e que tenha maciez e firmeza em quantidades certas – como já foi explicado, para o seu bem, nada de exageros, ok?
  • Mola ou Espuma?: esta é uma preferência pessoal, ambos os modelos aconchegam o seu corpo de forma confortável e adequada. Então, não existe uma opção melhor do que a outra. Inclusive, os colchões de molas ensacadas contam com os dois materiais.

 

Colchão, edredom e travesseiros | westwing.com.br

As medidas do colchão de meio casal precisam encaixar perfeitamente ao tamanho da cama de viúva.

Modelos de Cama de Viúva para Todos os Estilos

Assim como os tamanhos, os modelos de cama de viúva são bem variados. E independentemente do estilo de decoração do seu quarto, ela certamente se adequa a diferentes estéticas. 

Um modelo de cama meio casal de madeira maciça pinus cinza ou MDF na cor ébano combina muito com decorações modernas. Principalmente quando contam com uma cabeceira alta de traçado vertical ou horizontal.

E para dar um toque extra, você ainda pode compor o quarto elementos contemporâneos, como luminárias, tapetes, adereços e poltrona.

banner promocional WestwingPowered by Rock Convert

Porém, se você prefere um cômodo em estilo colonial, aposte em uma com traços curvilíneos. A madeira escura do tipo mogno e pés grossos no móvel tendem a se destacar no décor. 

E a madeira também é excelente opção para um quarto rústico, no entanto, deve ter efeito pátina e ser pintada com alguma cor pastel.

Quarto com decoração rústica e romântica com leito de madeira. Sobre o leito: travesseiros, almofadas e manta. Papel de parede floral e uma mesinha de cabeceira com acessórios decorativos. | westwing.com.br

Modelo de cama de viúva de madeira para decorações rústicas de quarto jovem.

E para uma decoração provençal, romântica ou shabby chic, aposte na cama de viúva de ferro. Os modelos na cor branca são super charmosos, originais e delicados!

Modelo de Cama de Viúva, Cama de Viúva box | Westwing.com.br

Caso você tenha um modelo de cama de viúva box, o jogo de cama é seu maior aliado para criar o estilo que deseja.

Cama de Viúva & Decoração do Quarto

O modelo da cama, tamanho do colchão e os jogos de lençóis impactam a decoração do quarto e o bem-estar.

Então, poder contar com diferentes tipos de mobília para decidir por qual projeto e décor adotaremos para a nossa casa é uma das principais vantagens oferecidas pelo mercado mobiliário e de decoração atual.

Se tratando da decoração do quarto, este benefício é melhor aproveitado, porque esse é o cômodo principal para os moradores relaxarem. Por isso, se você optou por uma cama de viúva, deve escolher bem suas características. É importante estar sempre de acordo com as particularidades do ambiente e suas preferências para fazer uma boa escolha. 

Assim como outros modelos de cama, esse móvel apresenta uma variedade de possibilidades. Tanto no quesito estética, quanto no assunto comodidade – ou seja, agrada todos os gostos – já que possui uma infinidade de opções.

Mas, sendo esse o principal móvel do cômodo, é necessário escolhê-lo com bastante cuidado e atenção. É a partir dele que estantes, prateleiras e mesas de cabeceiras serão escolhidas para compor o restante do décor.

Modelo cama de viúva box com jogo de cama e decoração rústica. Sobre cama: edredom, cobertor, mantas e almofadas. Ao lado da cama um baú e um vaso grande com uma planta. No pé da cama, no chão, um cesto com uma almofada sobre uma tapete redondo. E na parede um pequeno espelho com moldura em formato de sol. | westwing.com.br

Modelo cama de viúva box com jogo de cama e decoração rústica.

Cama Meio Casal de Madeira: Favorita e Atemporal

Aposto que você já entendeu que consegue encontrar um modelo que combine com o seu estilo, mas é preciso destacar que a cama viúva de madeira é atemporal e dificilmente você encontra dificuldade para combiná-la com a decoração do quarto.

A madeira é uma das matérias-primas mais desejadas quando o assunto é mobiliário. Isso acontece porque ela apresenta grande resistência, durabilidade e dá um show quando o assunto é versatilidade. E por conta de sua tonalidade neutra, você não tem problemas em combiná-la com outras peças.

Cabeceira de madeira e palinha, travesseiros e cama arrumada com uma roupa de cama étnica, na mesinha de cabeceira tem um adorno decorativo | westwing.com.br

Não à toa o modelo de cama de viúva de madeira é a favorita de muitos designers de interiores e está sempre entre as grandes tendências.

Uma cama de madeira é o símbolo perfeito do aconchego, é o tipo de móvel que te abraça e transmite bastante serenidade. E nada melhor do que uma composição serena para relaxar antes de dormir ou descansar em dias cansativos.

Cama de Ferro Meio casal: Aposte no Estilo Industrial

Para os amantes da decoração industrial, o modelo de cama de viúva de ferro é a melhor escolha. Combina bastante com a estética crua e objetiva desse tipo de composição e é uma ótima ideia de decoração de quarto para sair do convencional.

No entanto, esse também é um material que pode se adaptar a diferentes tipos de estilo, uma vez que apresenta um conceito bastante versátil e neutro. Quartos rústicos ou contemporâneos podem facilmente se adaptar à atemporalidade de uma cama de ferro.

Cama com uma mulher dormindo. Na cama: travesseiros, mantas e almofadas. Ao lado da cama, mesinha lateral com vaso de flores, luminária e espelho.

Que tal combinar a cabeceira de cama de ferro com a luminária?

E neste caso, não se esqueça de estender esse detalhe para outros móveis presentes no cômodo, como a mesa de cabeceira e cabideiro.

Procurando mais inspirações para decoração do seu quarto? Descubra 6 mesas de cabeceira para te inspirar e aprenda a fazer uma luminária de pote para deixar o seu quarto com a sua cara.  

Anita Marques

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline