As maravilhas do fantástico mundo de Carrô Schamall

Ao passar pela fachada do prédio da década de 40 no Bairro Santa Cecília (São Paulo) não é possível imaginar as maravilhas que um apartamento do terceiro andar guarda. Relíquias, coleções, texturas, cores e combinações inusitadas se revelam em cada ambiente. Nós visitamos e conhecemos as histórias mais bonitas deste universo. Agora é a sua vez. Seja bem-vindo ao fantástico mundo de Carrô Schamall.

Carrô

Caroline Schamall ou, simplesmente, Carrô

Com 37 anos, Caroline Schamall é conhecida carinhosamente como Carrô entre os amigos, nos antiquários, em brechós e dentro do universo artístico. Defini-la em poucas palavras seria difícil e até mesmo contra a sua natureza. Da psicologia ao cinema, passando pelas artes plásticas e até programas televisivos, Carrô já transitou em diferentes áreas e revela seu espírito criativo e assumidamente eclético de muitas formas. Uma delas é o garimpo e a paixão por encontrar peças incríveis.Carrô_2

Impacto imediato

Na cozinha, há uma hidromassagem com grama sintética. Na sala, relíquias, papeis de parede e quadros de pessoas desconhecidas. No escritório, um guarda-roupa de época e o carpete original dos antigos inquilinos. No banheiro, a reformada e bela banheira vitoriana. Ao entrar na casa de Carrô Schamall os olhos se enchem com tantas composições que unem o kitsch e o excêntrico em uma linguagem única.

Com janelas amplas, pé direito duplo e paredes revestidas em boiseries, a sala faz o primeiro convite para uma viagem entre décadas. Com exceção da televisão e algumas artes da própria moradora, tudo ali carrega marcas do tempo.

Carrô_4

Um dos pontos que chamam a atenção são os quadros de pessoas do passado desconhecidas. Perguntamos para Carrô como é conviver com elas e a resposta se deu no meio de risadas:

“Uma amiga minha, que mora na China e pratica o Feng Shui, diz que minha casa está ‘toda errada’ porque tem falecidos na parede, coisas quebradas e peças usadas. Ela diz que dá azar, mas eu discordo. Penso o contrário. Não tenho preconceito com objetos de brechó e acho que os garimpos são únicos e possuem valor imensurável. E, sobre as pessoas nos quadros, para mim elas acabam protegendo a casa porque eu as respeito muito.”

Carrô_3

O adorável papel de parede dá caminho ao quarto, banheiro e cozinha. Neste último cômodo, uma surpresa inesperada: há uma hidromassagem no meio da área culinária! Para complementar o composé, grama sintética e adornos.

“Aqui era para virar um jardim, mas acabou ficando o cantinho da banheira. Todo mundo que vem aqui se diverte e eu também adoro, pois para mim a água é um dos melhores elementos para relaxar”, conta.

Carrô_5

No ambiente seguinte, o banheiro é trabalhado em rosa e azul, o que dá um tom descontraído. Os detalhes impressionam e a banheira vitoriana se destaca. Ela veio do Rio de Janeiro bastante danificada e passou por uma reforma. Após lixar, pintar e garimpar os pés e as torneiras, o visual ganhou nova vida!

Carrô_6

Em seu espaço íntimo a proposta decorativa de viagem no tempo se mantém: até a roupa de cama lembra os tempos da vovó. A penteadeira guarda os amados pingentes, óculos e objetos pessoais. Logo ao lado, pendura algumas de suas bolsas — acessório que ela ama intensamente. “Algumas sou eu mesma que faço ou customizo. Na minha coleção já são 420 bolsas diferentes”, revela.

Carrô_7

Chegamos ao escritório e nos deparamos com um grande armário com tecido de cashmere. Um dos poucos elementos novos da casa aparece aqui: a poltrona assinada pelo designer Fernando Jaeger. Nesse cantinho Carrô consegue colocar em prática suas ideias, pesquisar e expor seu lado artístico.

Criar e recriar é um de seus hobbies: “Gosto de pintar pratinhos de louça e quadros. Também gosto de fazer bordado, espelhos com fundo infinito e tudo mais que me vier à cabeça”.

Carrô_8

“Fiz bastante reformas e queria que o apartamento tivesse esse clima mais antiguinho, meio europeu, inclusive que combinasse com a história do prédio. Tudo isso me faz sentir que estou um pouquinho fora de São Paulo. Dos tecidos tropicais às cadeirinhas coloridas, acredito que o importante na mistura é ter harmonia.”

Tesouros que amamos

Viajar, ler, ouvir música e ir atrás de objetos que contam histórias são algumas das paixões de Carrô Schamall. Entre os destinos recentes, a Tailândia e a Indonésia deixaram marcas especiais em relação ao povo e à cultura. No âmbito das leituras, ela sempre foi muito pesquisadora e curiosa lendo publicações de assuntos variados: desde história da arte até física quântica e outros temas relacionados à ciência.

Em seu apartamento encontramos a fusão de tudo com canções imortalizadas em vinis, souvenirs, livros amados e seus queridos bibelôs.

Carrô_9

Coleção fantástica

Além de mergulharmos no universo íntimo de Carrô, convidamos a diretora de arte para participar de uma curadoria especial no Westwing. Ela aceitou e, juntos, separamos mais de 200 peças incríveis.

Alguns dos must-haves são as mesas com formato de bichos, as banheiras vitorianas e as luminárias que carregam a essência do art nouveau. Vale destacar ainda as almofadas que nasceram a partir das próprias criações de Carrô e os papéis de paredes exclusivos, que foram desenvolvidos com referências em seu lar.

Carrô_10

Para realizar essa coleção, nossa equipe se reuniu muitas e muitas vezes com a moradora. Entre idas e vindas, descobrimos seu bom humor e olhar apurado para peças com qualidade, criando uma conexão forte com o espírito dos garimpeiros. Chegou a hora de você conhecer essa campanha que traduz a alma exótica, os talentos e os achados imperdíveis de Carrô Schamall.

Veja também nosso vídeo home story e fique ainda mais à vontade para mergulhar de vez nesse fantástico mundo de maravilhas!

Fotos © Eliel Souza

Gustavo Lima

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline