Marie Kondo: 7 dicas de organização

Para muitos, organização não é fácil, já que, além de tomar tempo, não é tão divertido. A escritora japonesa Marie Kondo, especialista no assunto, reservou alguns conselhos para dar.

Internacionalmente conhecida pelo método KonMari, Marie Kondo ensina como manter a ordem durante o ano todo, além do que realmente comprar ou dispensar. Confira 7 dicas do best seller o livro a Mágica da Arrumação:

livro a mágica da arrumação de Marie Kondo sobre mesa de granito clara | westwing.com.br

1. Método Marie Kondo: se não faz você feliz, precisa ir embora

O método Marie Kondo é se desfazer daquilo que já não faz sentido é importante para um futuro mais arrumado e feliz. Não se trata somente de uma casa organizada, mas também do seu interior. Isto traz alegria, a felicidade é garantida!

2. Mantenha-se consistente

Primeiro, separe o que não utiliza. Importante: Deixe para lá a ideia de que, em breve, fará isso ou aquilo. Dispense itens encostados, tal como coisas quebradas ou que, “em algum momento futuro irão ter uso”.

3. Abandone hábitos usuais de limpeza

A partir de agora você classificará suas coisas de acordo com uma sequência fixa, por categorias, e não mais de acordo com o espaço do cômodo. Para começar, o guarda-roupa. Na sequência, vá para os livros, pilhas de revistas, jornais, papéis e objetos menores. Para finalizar, presentes e lembranças.

Marie Kondo, desenho de um guarda-roupa organizado mais dicas de organização | westwing.com.br

4. Defina suas próprias metas de organização

Não será necessário arrumar e limpar a casa sempre de acordo com a metodologia. Importante: Espalhe tudo a sua frente, do sótão à adega. Assim você verá quantas coisas possui.

5. Ouça seu coração para organizar a casa

Antes que você pense que deve se separar de todos os seus pertences, acalme-se. Toque em cada item e mantenha apenas o que realmente o faz feliz. Tudo o mais, dispense e jogue tudo fora ou separe para doar e reciclar. A guru japonesa recomenda a criação de um espaço para as recordações, como fotos, cartões postais e lembranças que significam muito para você.

Livro a Mágica da arrumação de Marie Kondo e desenhos de roupas em movimento | westwing.com.br

6. Com o método, reorganize a sua vida

Após separar as suas coisas, refine e escolha as prediletas. Dessa vez, de um jeito diferente, afinal, o método sugere uma organização duradoura! A ideia é que a partir de agora tudo terá um lugar para ser guardado. 

De agora em diante, suas roupas serão enroladas e colocadas em gavetas ou caixas organizadoras pequenas, e depois postas “em pé”. Isso cria não somente espaço, mas também uma visão geral. Assim:

Passo a passo para dobrar camisetas e como organizar a cômoda em um desenho preto e branco, método para dobrar camiseta livro Marie Kondo | www.westwing.com.br

7. Diga adeus ao ontem

A partir de agora, sua nova vida organizada começa. Você rapidamente notará: nada mais irá se perder! No futuro, irá se cercar de coisas que realmente o fazem feliz. Segundo a personal organizer Marie Kondo, você deve dizer adeus com carinho! Afinal, por trás de cada objeto há uma história.

Livro a mágica da arrumação de Marie Kondo e gaveta com camisetas dobradas | www.westwing.com.br

Gostou das dicas de para colocar ordem na casa com Marie Kondo? Leia também: Dicas e truques para uma casa organizada e organize seu closet.

Conheça o  Westwing  um clube de compras gratuito, de verdade!  Campanhas diárias decoração, móveis e organizadores com descontos imperdíveis de até 70%! A nossa dica é: Arregace as mangas e organize a sua casa!

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Selena Escher

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline