Dicas para organizar o guarda-roupa

Quem não ama aquela sensação de ver o armário todo arrumado e otimizado? Por isso, o Westwing reuniu algumas dicas que vão facilitar o processo de organização do guarda-roupa, para que as peças estejam sempre em ordem e em seus devidos lugares. Confira! 

#1 Analise todas as peças do guarda-roupa

Dicas para organizar o guarda roupa | Westwing

Retire tudo o que tem dentro dele e avalie peça por peça. Com isso você conseguirá visualizar todas as roupas e entender qual o espaço necessário para guardá-las. Feito isso, é hora de separar o que fica, daquilo que será doado – ou que precisa receber ajustes. A dica é analisar as roupas e pensar se você utilizou-as nos últimos meses. Se tiver o costume de guardar peças antigas, vale analisá-las também. Deixe apenas as que remetem às boas lembranças do passado e doe o restante para ganhar espaço. 

Feita a triagem, separe as peças por categorias: blusas, calças, vestidos, saias, calçados, etc. Isso facilitará a visualização de cada item e ajudará a entender qual o espaço necessário para cada um. 

#2 Hora da organização

Para dobrar calças e camisetas, você pode utilizar moldes ou dobradores para criar uma padronização. Isso fará com que todas as peças fiquem do mesmo tamanho, ajudando na organização e na visualização. Dica: ao guardá-las no armário, evite pilhas muito altas, pois correm o risco de tombar. 

No caso das blusas de malha, peças de tricot, vestidos de bandagem e outras peças mais pesadas, a dica é dobrá-las, pois quando penduradas em cabides correm o risco de esticar, deformar ou até mesmo danificar a estrutura. 

Peças de uso frequente e mais leves devem ser colocadas na altura das mãos e dos olhos. Já as roupas de menos uso devem ir para cima ou até mesmo serem armazenadas em caixas. Por exemplo, durante o verão guarde todos os casacos e no inverno, biquínis, shorts, saídas de praia e cangas. 

#3 Gavetas e prateleiras em ordem

Dicas para organizar o guarda roupa | Gavetas e prateleiras em ordem | Westwing

Colmeias e organizadores são fundamentais na hora de manter gavetas e prateleiras organizadas, já que criam divisórias possibilitando uma ampla visualização. Uma dica para as camisetas e lenços, por exemplo, é guardar em forma de rolinhos. Em relação às roupas de cama, geralmente dispostas em prateleiras, o ideal é sempre agrupá-las por jogos. 

#4 Onde guardar peças maiores

Para malas de viagem e bolsas, a dica é colocá-las na parte mais alta do guarda-roupa quando não estiverem em uso. Você pode, inclusive, utilizar o espaço interno das malas para guardar outros itens que não são utilizados com tanta frequência. 

#5 Guardado e cheiroso

Roupas cheirosas, quem não ama? Dentro do guarda-roupa, invista em bons sachês aromatizantes para que o perfume permaneça nas peças. Lembre-se de escolher aromas suaves, mas com boa fixação. 

Ah, e sempre vale a pena também contar com produtos antimofo, para garantir que as roupas e acessórios se mantenham perfumados e arejados quando forem utilizá-los. 

Confira também outras matérias sobre organização:

 

Natalia Maruyama

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline