Porcelana Portuguesa

Porcelana Portuguesa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorcelana Portuguesa

É difícil resistir à beleza tradicional e atemporal da porcelana portuguesa. Utilizados desde tempos remotos tanto na forma de artigos para uso no do dia a dia quanto na decoração, os produtos feitos de porcelana encantam pelo charme incomparável e pela característica estética única. Os utensílios feitos do material são a escolha perfeita para decorar a mesa durante eventos e ocasiões especiais. E, certamente, não é à toa que as porcelanas de Portugal encantam gerações a fio.

A longa tradição histórica das porcelanas portuguesas remonta à China Antiga. Museus do mundo inteiro apenas confirmam a beleza diferenciada destes artigos incluindo exemplares variados de porcelana portuguesa em suas coleções e catálogos. Que tal saber um pouco mais sobre as porcelanas portuguesas? O Westwing traz toda a informação necessária para você montar o espaço dos seus sonhos. Conheça as características que tornam a porcelana portuguesa tão especial. Veja dicas de estilos de decoração com porcelanas portuguesas para se inspirar.

A Beleza da Tradicional Porcelana Portuguesa

A história da porcelana portuguesa começa, na verdade, em terras orientais. Registros históricos indicam que foram os portugueses os primeiros europeus a estabelecer contato com os produtos de porcelana e suas técnicas de fabricação durante viagens exploratórias e comerciais realizadas à China. A partir dessas viagens, os lusitanos ganhariam a experiência que mais tarde culminaria na arte e estilo português de produzir e decorar a porcelana. A descoberta de minas para exploração de caulim no país foi o estopim para o florescimento da porcelana de origem portuguesa a partir do século XVIII.

Desde então a fama da porcelana portuguesa ganhou o mundo e conquistou admiradores em toda a Europa. A porcelana portuguesa é hoje parte integral da cultura lusitana sendo considerada uma das expressões artísticas mais tradicionais do país.

Características da Porcelana Portuguesa

A porcelana portuguesa tradicional costuma apresentar micro desenhos baseados ou inspirados na fauna e flora local. Flores, pássaros, ramos e folhagens são temas comuns utilizados como decoração para as porcelanas portuguesas. Os famosos motivos em azul e branco também são comumente associados ao país, mas também aparecem como inspiração para arte tradicional oriunda de outros países europeus como é o caso da França e Inglaterra.

O acabamento da porcelana portuguesa é um ponto de destaque na tradição artesanal do país. A porcelana portuguesa tradicional é pintada à mão através do minucioso e complexo trabalho de artesãos dedicados e atentos aos mínimos detalhes. Canecas de porcelana, pratos de porcelana, baixelas, tigelas, travessas e utensílios do dia a dia viram obras de arte da porcelana portuguesa para o mundo.

Porcelanas Portuguesas na Decoração

A decoração com porcelana portuguesa dá origem a ambientes que se destacam pela elegância e romantismo clássico. Esse tipo de peça é ideal para a ambientação de espaços baseados em estilo colonial, romântico, clássico, eclético e glamour. As porcelanas portuguesas incrementam a estética de qualquer mesa de jantar e são uma excelente alternativa para transformar as refeições em momentos especiais. A decoração em porcelana é a aposta perfeita para quem privilegia bom gosto e elegância na composição dos seus ambientes.

Continue navegando pelo Westwing para se inspirar, garimpar histórias de objetos e conhecer as principais tendências, artigos e produtos do universo casa e decoração para você montar o espaço dos seus sonhos!

Próximas campanhas