Moringa de Porcelana

Moringa de Porcelana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMoringa de Porcelana

A moringa de porcelana nada mais é do uma jarra para depósito de água, sucos e outros líquidos que também pode ser usada como um objeto decorativo. Com formato peculiar, geralmente tem base larga e ápice mais afinado com um bico na ponta. No Brasil, sua disseminação aconteceu depois que passou a produzida em uma fábrica em Santos. Como objeto de decoração e requinte, a moringa de porcelana veio para ficar!

A porcelana é um material que exige uma técnica rebuscada e trabalhos manuais de qualidade. Nas moringas clássicas, podem-se encontrar os desenhos mais variados estampando sua superfície. Resistentes e com sonoridade peculiar, enfeitam prateleiras, estantes, cozinhas e salas com elegância, além, é claro, de cumprirem sua função como garrafas para líquidos. O Westwing mostra, a seguir, as opções de decoração com a moringa de porcelana e dá dicas de como deixar a sua casa mais atraente!

Como Tudo Começou

A moringa de porcelana é uma espécie de garrafa com base bojuda e larga e a parte superior com diâmetro menor. No ápice, pode ou não haver um bico para verter líquidos. Geralmente, não possui alças. Nesse caso, costuma-se chamar de jarro a garrafa com uma alça e jarra, com duas alças. No Brasil, a moringa se dissipou depois que passou a ser fabricada no século passado em uma fábrica em Santos, São Paulo, onde também eram produzidos recipientes que filtravam a água e a separavam de microrganismos prejudiciais à saúde.

Do Barro à Porcelana

As moringas têm oficialmente a forma de um bojo. Antigamente, elas eram muito usadas pelos trabalhadores rurais ou em fazendas para armazenar água. Nesse caso, elas eram feitas de barro, material que mantinha a temperatura do líquido fresco por muito tempo. Já a moringa de porcelana é oposta à rusticidade da de barro e é objeto de luxo e requinte para decorar ambientes diversos.

Decoração Primorosa

Na mesa, para servir água e sucos durante o café da manhã, almoço ou jantar, ou apoiada em estantes e prateleiras, a moringa de porcelana tem mais efeito para decorar do que para armazenar líquidos. Os trabalhos caprichosos com detalhamento que são feitos na superfície de porcelana são admiráveis: flores, elementos da natureza, formas geométricas, temas históricos e mitologia são algumas figuras comuns no adorno da moringa de porcelana.

Estilo Clássico para a Porcelana

Como a porcelana é um material que transparece uma leveza frágil e clássica, a moringa de porcelana é combinação perfeita não só para uma cozinha clássica, mas também para figurar estantes e aparadores de salas de estar e jantar clássicas. Junto com os móveis, a moringa de porcelana tem cartão verde para transitar.

Mas estilos modernos e contemporâneos de decoração também não dispensam o uso da moringa de porcelana, exatamente por cederem a uma mistura de formas e cores, refletindo o cruzamento de informações do momento atual.

A moringa de porcelana pode vir com alguns acessórios, como copos e bandejas. Geralmente, esse acessório usa o copo como tampa da garrafa, elevando seu grau de graciosidade e luxo. Pelo formato único e prático, são boas ideias de presentes para amigos íntimos e familiares ligados nas últimas tendências da decoração.

O Westwing, sempre muito ligado no mundo da decoração, vê a moringa de porcelana como uma pequena obra-prima que eleva o nível de elegância e esmero em sua casa. Inspire-se em usá-la! 

Próximas campanhas