Vaso de Cerâmica

Em busca de uma alternativa de decoração para destacar a beleza de suas flores e plantas ornamentais? O vaso de cerâmica é o item ideal para incrementar a decoração de jardins e interiores. A depender do design do vaso, utilizá-lo é uma forma efetiva de trazer mais estilo e elegância aos ambientes.

Vaso de Cerâmica | westwing.com.br

Quem gosta de cultivar plantas e flores entende que escolher bem o vaso é tão importante quanto manter cuidados de rega e podas regulares. Vasos de cerâmica estão entre as melhores opções de suportes, já que além de proporcionarem um meio ideal para o crescimento das plantas, ajudam a embelezar os espaços. O melhor é que eles podem ser reciclados e transformados em belíssimas obras de arte para o jardim. O Westwing traz informações sobre utilização dos vasos de cerâmica, além de muita inspiração para você utilizar o produto como elemento de decoração. Confira!

Compre agora com até 70% off:

Presente simples com vasos pequenos brancos com plantas dentro

Vaso de Cerâmica: Beleza Funcional

Escolher um suporte adequado é parte fundamental da atividade de cultivo de plantas ornamentais. Um belo vaso pode ser o elemento ideal para destacar elementos como uma folhagem diferenciada ou a cor e exuberância de uma flor. Além de ajudar a realçar a beleza das plantas, utilizar vasos é uma maneira efetiva de se explorar formas em decoração. Os formatos variados de vasos de cerâmica reservam uma gama de possibilidades de efeitos que podem dar o toque que faltava à ambientação da sua área verde ou jardim.

Em termos funcionais, as paredes espessas do vaso de cerâmica ajudam a proteger a raiz da planta, favorecendo o seu crescimento. Fatores como mudanças bruscas de temperatura e umidade do ar afetam o ciclo de vida de muitas espécies e estão entre as principais razões pelas quais as plantas param de crescer. Utilizar um vaso de cerâmica é uma maneira efetiva de manter a raiz da planta em condição ideal principalmente durante mudanças. Quando bem mantidos, vasos de cerâmica podem durar muitos anos sem alterações profundas em sua aparência.

 cantinho com algumas mesinhas e diversos vasos de plantas com uma parede azul turquesa ao fundo

Vaso de Cerâmica Azul

O azul é uma das cores preferidas de muita gente. Talvez porque seja a cor que emoldura nossas paisagens preferidas, “vestindo” o céu, o mar e, muitas, vezes, nós mesmos. Talvez por também transmitir uma ótima sensação de tranquilidade e ser tão agradável aos olhos. Logo, se a ideia é repaginar a casa com plantinhas, optar por um vaso de cerâmica azul é garantia de que suas plantas estarão muito bem abrigadas.

Embora um vaso de cerâmica azul seja versátil por sua cor, antes de escolher formato e tamanho, observe se a decoração do cômodo que pretende enfeitar é adequada para recebe-lo. Pelo fato de a cor existir em muitas nuances, há grandes chances de que você encontre um vaso de cerâmica azul que combine com o seu cantinho. Algumas combinações infalíveis são azul turquesa, branco amarelo; azul marinho e vermelho ou rosa; azul marinho e verde folha e, claro, a clássica azul e branco.

Além disso, vale explorar outras utilidades para a peça: diferente do vaso de cerâmica grande, modelos pequenos e com abertura ampla dão um ótimo porta-trecos e são ótimos para enfeitar e organizar material de escritório em home office.

vaso de ceramica com flores

Fonte: Pinterest.

Vaso de Cerâmica Azul Pintado à Mão

Para um resultado muito mais original, a dica é investir em um vaso de cerâmica azul pintado artesanalmente. Dentro da pintura em cerâmica, existem várias técnicas para deixar um vaso de cerâmica azul, entre elas as pinceladas, o efeito esmaltado, e a técnica oriental do salpique, que explicamos a seguir para quem gosta de botar a mão na massa. Você vai precisar de tinta acrílica azul e branca, pincéis, potes para tinta, lixa e uma escova de dentes velha.

  • Use um vaso de cerâmica sem pintura ou lixe-o para deixá-lo pronto para receber a pintura;
  • Passe uma mão de tinta branca e, em seguida, pinte o azul no tom que preferir;
  • Dilua um pouco de tinta acrílica na água;
  • Encoste a escova na tinta branca;
  • Utilize o dedo para fazer o conteúdo de tinta da escova respingar no vaso. Enquanto isso, gire-o pela abertura para que todos os lados recebam tinta de forma uniforme.

Dica extra: para deixar o vaso de cerâmica azul com efeito de pintura esmaltada, uma vez seco, passe uma mão de tinta incolor e deixe secar novamente.

Presente-simples-com-vasos-de-cimento-pintados-coloridos

Ideias de Decoração com Vaso de Cerâmica Reciclado

Em busca de ideias de decoração para transformar o seu jardim em um espaço mais belo e aconchegante? Comece guardando cacos e partes de vasos quebrados. Reciclar o seu vaso de cerâmica quebrado é uma alternativa simples e efetiva para a criação belos efeitos de decoração para jardins e áreas verdes. Confira nossas sugestões:

Mosaico para jardim de vaso de cerâmica: utilize cacos de vasos de cerâmica para montar painéis em forma de mosaico no muro do jardim. Você pode customizar os cacos pintando-os com as cores de sua preferência.

Organize flores e plantas: utilize cacos de vaso de cerâmica para demarcar e organizar suas plantas e flores, facilitando rega e poda de espécies similares. Você pode destacar diferentes áreas ou plantas do seu jardim circundando-as com cacos de vaso de cerâmica.

Decoração com vaso para terrários: crie elementos de decoração para o seu terrário. Cacos de vasos de cerâmica são excelentes para a criação de pequenas esculturas e peças de arte para terrários.

Leia Também: