V-RAY: O que é?

O V-RAY nada mais é do que um renderizador, com ele você traz mais vida aos seus projetos tridimensionais e faz com que eles sejam mais objetivos e esteticamente bonitos. Com este software os materiais do projeto ficam com a aparência próxima a realidade, ou seja, evidenciam detalhes como textura a de móveis e materiais como vidros e metais.

V-RAY: O que é? | westwing.com.br

A renderização começou a ser muito utilizada no mercado cinematográfico por oferecer uma visão 3D dos ambientes. O que aproxima o espectador da realidade e desperta maior interesse. Quando o mercado arquitetônico compreendeu que esta era uma ótima forma de dialogar com os clientes, incorporou a renderização aos seus projetos.

Compre agora com até 70% off:

Hoje você consegue encontrar inúmeros projetos de renderização de empresas de arquitetura e designers de interiores no instagram, behance e outras plataformas. Este é um modo eficiente de conhecer o estilo do profissional e da empresa. 

v ray para sketchup decoração de interiores mesa de madeira rústica

Mesa de madeira rústica por Anh Vu Nguyen. Fonte: Chaos Group

E para arquitetos e designers: fazer uso de renderizadores é explorar as inovações que a tecnologia oferece. Com o objetivo de agradar ainda mais o cliente e construir um diálogo mais assertivo com eles. Sem contar que esta também é uma ótima forma de explicitar as suas ideias com maior precisão. 

Se ainda tem dúvidas, separamos algumas informações que podem te ajudar a conhecer este software.

V-RAY para Sketchup: Por que é o melhor?

poltrona de coura feita em v ray para sketchup, mesa lateral redonda com vaso de flores

Com o V-RAY você consegue trazer os detalhes da textura do couro, por exemplo. Fonte: Chaos Group

O V-RAY é um software de renderização 3D que ganhou prêmios e auxilia artistas, arquitetos e designers a visualizarem de forma muito realista os seus projetos. 

Os efeitos visuais que o software cria trazem mais vida às ideias dos artistas, dessa forma deixam tudo muito mais real  e bonito. Já imaginou fazer com que as suas ideias sejam palpáveis? Bom, é isso que esse software faz!

Vantagens:

  • Alta qualidade gráfica
  • Ferramentas para criar projetos profissionais 
  • Comparado com outros softwares, o tempo de renderização é mais rápido
  • Layout intuitivo
  • É um dos softwares mais utilizados do mercado
  • Aplica efeitos de iluminação e sombra
  • Evidencia a propriedade física de materiais como vidro e metal

Com esse software você consegue explicar de forma muito mais objetiva as ideias dos projetos. Por isso ele se faz tão importante na vida dos profissionais.

E sem dúvidas, a combinação V-RAY + Sketchup é a sua melhor opção se deseja trabalhar com agilidade e entregar bons projetos. 

Como Usar o V-RAY?

decoração de quarto de casal em v ray para sketchup, mesa lateral redonda com vaso de flores

Com o V-RAY você pode brincar a iluminação de um quarto de casal. Fonte: Chaos Group

Para usar o V-RAY você vai precisar instalá-lo e configurá-lo para uso no modelador 3D que você utiliza. Com certeza, a busca pelo v ray para sketchup é a maior, mas a vantagem é que esse software se adequa a maioria dos modeladores 3D existentes.  

  • Primeiro, você elabora um projeto em um modelador 3D, como o Sketchup e o Revit. 
  • Depois, com ajuda do V-RAY você aplica as propriedades aos blocos que foram criados. E neste momento você consegue acrescentar texturas aos elementos do seu projeto.
  • É aqui que você traz o projeto para realidade, adicionando elementos como vegetação e escala humana
  • E ainda é possível configurar os efeitos de luz, evidenciando como a luz natural entra pelas janelas. Ou como a luz de uma luminária pendente ilumina o quarto.

O V-RAY ainda conta com uma galeria de configurações prontas que você pode utilizar no seu projeto. Mas, sem dúvidas, a parte mais divertida é trazer a sua cara para a ideia que elaborou e admirá-las em tempo real.

É válido ressaltar que assim como outras ferramentas, é necessário dedicar tempo para aprender a configurar o V-RAY. Por isso, invista em cursos e aulas práticas disponibilizadas online para te ajudar nesse processo. 

Qual Software Usar para Renderização? 

textura de tecido em v ray para sketchup cadeira de madeira com almofada

A textura de tecido fica totalmente realista quando você usa a configuração certa no V-RAY. Fonte: Chaos Group

Além do V-RAY, existem outros softwares de renderização que você pode usar:

  • Luminion 3D
  • SU Podium
  • Thea
  • Visualizer
  • Indigo
  • Corona Renderer 
  • Maxwell 
  • Keyshot
  • Arnold

Pensando em ter um bom fluxo de trabalho e produzir 3D inteligente, a dica sempre será apostar na combinação v-ray para sketchup.

Dica de Renderização e Criação de Projetos

curvatura em v ray para sketchup em design de interior de sala minimalista

Acrescentar curvatura e pontas arredondadas traz movimento ao projeto. Fonte: Chaos Group

Aposte na pós-produção, ou seja, também faça uso do PhotoShop. Ele te ajuda a dar toques extras no seu projeto e deixa o acabamento ainda mais realista. Com esse tipo de cuidado você garante que os clientes e profissionais irão entender o seu projeto de uma forma muito mais clara.

Sem contar que aprender a trabalhar com o photoshop economiza um pouco do seu tempo. Uma vez que você pode passar menos tempo renderizando e apostar diretamente nas configurações do photoshop.

Além disso, a beleza também faz parte do pacote e é importante que o projeto esteja estéticamente bonito!

Tenha Referências de Decoração

decoração em v ray para sketchup sala de estar e janela ampla

Que tal imaginar uma sala de estar a noite? Fonte: Chaos Group

Na hora criar uma boa renderização, nada melhor do que seguir uma boa referência. Então, separamos uma lista de conteúdos que podem te ajudar na criação dos projetos.

❥ Ideias de Decoração de Sala de Estar

❥ +80 Ideias de Decoração de Cozinha

❥ Ideias de Decoração de Quarto

❥ +75 Ideias de Área Gourmet