Tipos de Lençol: Principais Tipos e Dicas de Como Escolher o Melhor

Você conhece os principais tipos de lençol disponíveis no mercado? Poucos se dão conta da importância da roupa de cama para a qualidade de vida e bem-estar. No entanto, fatores, como tempo e qualidade do sono, bem como boa disposição ao acordar, são diretamente influenciados pelas características dos lençóis e roupas de cama. A boa notícia é que é possível aprender como escolher lençol e equilibrar custo, função e estética para a aquisição de um produto de qualidade. Confira nossas dicas!

Tipos de Lençol: Principais Tipos e Dicas de Como Escolher o Melhor | westwing.com.br

Na hora de comprar lençol, distinguir as características e vantagens dos diversos tipos de lençol não precisa ser uma tarefa complicada. A qualidade do tecido e da trama estão entre os principais fatores a se observar, mas há outros aspectos importantes, como necessidade, manutenção e durabilidade das peças.  O Westwing preparou um guia sobre tipos de lençol para você acertar na sua escolha. Saiba tudo sobre lençóis de qualidade e avalie corretamente suas características.

Compre agora com até 70% off:

Tipos de Lençol: como escolher para decorar a cama?

Dúvidas sobre as diferenças entre os diversos tipos de lençol? A montagem do enxoval de cama costuma gerar dúvidas, mesmo entre os mais experientes. 

No entanto, o tempo investido na pesquisa e aquisição de um bom produto se reflete em mais qualidade de vida e melhora da saúde em geral. Afinal, nada como despertar para a rotina após uma noite de sono bem dormida, concorda?

Quem busca informações sobre tipos de lençol e suas vantagens, precisa estar atento ao número de fios e tipo de tecido. Estes fatores exercem influência direta na durabilidade e necessidade de manutenção dos lençóis.

 Tipo de Lençol para Decorar a Cama de Casal.

Ao escolher o tipo de lençol certo, suas noites de sono serão revitalizantes

Principais tipos de lençol

Em primeiro lugar, é muito importante saber quais são os tipos de tecido para lençol. Existem vários modelos e alguns são mais populares; a união entre conforto, durabilidade e qualidade. Confira as características principais de diferentes tipos:

1) Lençol 100% Algodão

cama com lençol 100% algodão e travesseiros

O algodão é um tecido natural de alta qualidade. Fonte: Pinterest

Lençóis 100% algodão são os mais populares. Macios, confortáveis e resistentes, são ideais tanto para dias frios quanto os mais quentes. Isso porque o tecido é ventilado, mas também retém o calor quando necessário. O maior benefício é que, além de natural, é antialérgico.

2) Lençol de Malha

cama com lençol de malha manta travesseiros e almofadas coloridas

Lençóis de malha são bem frescos e agradáveis. Fonte: Pinterest

 

A malha é um tipo de algodão. A diferença é que este modelo possui fios mais longos e penteados, por isso é mais fácil de arrumar sobre a cama e guardar. Como é fabricado a partir de fibras naturais, é uma boa opção para dias quentes.

3) Lençol Percal

cama de solteiro com lençol de percal quadriculado edredom e almofadas

Embora mais simples, o percal também é um ótimo tecido para roupa de cama

Outro tipo de lençol popular são os feitos em percal. Nesse caso, prefira modelos com, pelo menos, 180 fios, para assegurar que realmente sejam macios. Além disso, lençóis de percal podem ser feitos em 100% algodão, ou 50% e 50% algodão. O segundo tipo pode dar bolinhas, devido ao poliéster, um material sintético. 

De todo modo, esse é um tecido fácil de passar e com bom caimento. É indicado para dias quentes ou para quem sente calor durante a noite.

4) Lençol de Microfibra

cama de casal com lençol de microfibra manta e travesseiros coloridos

Os lençóis de microfibra deixam a cama mais bonita.

Diferentemente do percal, a microfibra é indicada para dias frios. Ela esquenta bem e promove aquela sensação aconchegante na cama. O tecido tem bom caimento, é fácil de lavar e seca rápido.

5) Lençol de Flanela

lençol rosa de flanela com edredom e travesseiros rosa

O lençol de flanela garante que você tenha noites mais quentinhas. Fonte: Westwing Alemanha

Você sente frio com frequência durante a noite? Então, o lençol de flanela é a melhor opção para ter em casa. A flanela é muito quente e esquenta bastante, além de ser macia e confortável.

6) Lençol de Seda

cama com lençol de seda travesseiros com fronhas no mesmo material e almofadas

Esse é um dos tipos de lençol mais sofisticados e luxuosos. Fonte: Pinterest

A seda é um tecido luxuoso, perfeito para ocasiões especiais. Muito macio e suave, é mais refinado em comparação aos outros modelos, por causa do seu brilho. Como retém o calor, é outra opção para quem deseja dormir quentinho de noite. A única ressalva é que o tecido não é antialérgico.

7) Lençol de Linho

quarto com cama de casal com lençol de linho em tons pasteis e mesas de apoio e abajur metalizados

O linho é considerado outro tipo de tecido elegante.

O linho vem ganhando cada vez mais destaque, devido à sua beleza e sofisticação. Esse material é confortável e fresco, indicado para noites quentes. Durabilidade é uma das marcas do linho, no entanto, ele precisa ser passado antes de forrar a cama.

8) Lençol de Algodão Egípcio

cama com lençol de algodão egípcio edredom e travesseiros amarelos

O algodão egípcio é confortável e confere um ótimo caimento na decoração da cama e do quarto. Fonte: Pinterest

Quem procura um lençol da mais alta qualidade deve apostar no algodão egípcio. Esse é considerado o melhor lençol para comprar. Como o nome sugere, este tecido é colhido a mão, em colheitas lá do Egito. O país possui as condições perfeitas para um crescimento saudável, o que resulta em um material resistente, durável e muito mais macio.

O algodão egípcio é refinado e perfeito para dias frios ou quentes. Contudo, é uma opção mais cara em comparação aos outros dessa lista.

Número de Fios: como avaliar?

O número de fios presentes nos diferentes tipos de lençol se refere à quantidade de fios utilizada na confecção de cada polegada quadrada de tecido. Os números variam entre 150 fios a 1000 fios ou mais. De um modo geral, um maior número de fios tende a significar um tecido de melhor qualidade. 

No entanto, é possível encontrar lençóis de qualidade com 150, 200 ou 400 fios, já que fatores como tipos de acabamento e tratamento dado ao tecido também influenciam na qualidade do produto.

Lençol e Almofadas Redondas de Luxo

Sempre observe a quantidade de fios da peça escolhida para renovar sua cama

Portanto, se você está na dúvida se aquele lençol 100 poliéster é bom ou ruim, lembre-se que, independentemente do material, modelos com quantidade de fios inferior a 150 são menos confortáveis e duradouros.

Os melhores tipos de lençol de aqueles a partir de 150 fios.

Como escolher lençol e o tecido certo?

Os tipos de lençol costumam variar bastante quanto à qualidade do tecido. O tecido de algodão para lençol é o material mais utilizado na confecção dessas roupas de cama e pode ser utilizado puro ou mesclado com outras fibras, normalmente sintéticas.

Lençol Superior Cinza e lençol inferior branco. Cama de Casal com jogo de cama em tons de cinza. Quadros decorativos sobre a cabeceira.

Existem vários tipos de lençóis em materiais e estampas diferentes, ideais para completar a decoração do quarto

Lençóis 100% algodão são excelentes para uso geral por serem macios, apresentarem bom custo benefício e serem antialérgicos. Lençóis de algodão egípcio apresentam qualidade superior e estão entre as opções mais nobres e duráveis para um jogo de lençol. As fibras longas, macias e resistentes tornam este tipo de lençol um excelente investimento em durabilidade.

Os lençóis de microfibra são feitos de fibras sintéticas de poliéster, acrílico ou nylon. Propiciam bom isolamento térmico e secam com facilidade. Possuem durabilidade moderada. O jogo de lençol de malha também é feito de algodão puro e, por não amassar e ser antialérgico, é ideal como jogo de lençol para berço.

Os lençóis de cetim e lençóis de seda apresentam qualidade tátil superior. São clássicos na decoração e cada vez mais usados por seus princípios cosméticos. Por serem antiestáticos e deslizarem com facilidade, esses tipos de lençol são ideais para a manutenção da beleza da pele e cabelos.

 Lençol Verde Musgo Decoração de Quarto Moderno

O lençol de microfibra é bom e está disponível em diferentes cores para a decoração do quarto

Microfibra ou algodão?

Se está na dúvida sobre qual o melhor tipo de lençol, o Westwing te ajuda! Na verdade, a escolha varia de acordo com as suas necessidades.

O algodão é um tecido confortável, de alta durabilidade e respirável. Ou seja, lençóis feitos a partir desse tecido ficam frescos em períodos mais quentes. Esse material é antialérgico, por isso é o mais recomendado para quem sofre com problemas respiratórios. 

roupa de cama lençol 300 fios em diferentes estampas

Tipos de lençóis feitos em algodão e microfibra atendem necessidades diferentes

Já o lençol de microfibra é ainda mais durável que o de algodão, porque é feito a partir de tecido sintético. As cores são conservadas por muito tempo e é mais fácil de lavar, em comparação a outros tecidos.

Qual o melhor lençol?

Para escolher o melhor lençol, considere o tamanho da cama, quantidade de fios e as suas necessidades pessoais. Por exemplo, o algodão é muito indicado para quem sofre com alergias, devido à característica antialérgica. Mas, é preciso passar a peça antes de forrar a cama.

lençol cinza com manto verde e almofadas no mesmo tom e algumas estampadas

Ao escolher o melhor lençol, não se esqueça de garantir que as cores combinem com o décor

No entanto, se você procura lençóis que não precisam ser passados, a microfibra e a malha são as melhores opções. Já para aqueles que prezam por muito conforto na hora de dormir, os modelos de algodão egípcio são excepcionais. De longe, os produtos perfeitos.

Em suma, se ainda tem dúvidas sobre qual o melhor lençol para comprar, dê preferência àquele satisfaça suas necessidades. Avalie sua rotina, se gosta de dormir numa cama aquecida ou fresca e se tem alguma alergia. Quem tem animais de estimação que soltam muitos pelos podem contar com tecidos como seda e cetim, mais fáceis de limpar.

Quais os Tamanhos de Lençol?

O lençol de casal e de solteiro obedecem a um padrão de tamanho adequado para uso na maioria das camas. No entanto, o uso de móveis personalizados confeccionados sob medida é cada vez mais comum. 

Lençol de Algodão Verde Musgo e Rosa

Dica de Decoração para Combinar Lençol Superior e Inferior.

Do mesmo modo, a indústria têxtil vem oferecendo opções de tamanhos e tipos de lençol cada vez mais variados. Um jogo de lençol queen possui tamanho médio padrão de 198 x 158 cm e é adequado para uso nas camas queen size comuns. Já os modelos king size com 193 X 203 cm se adequam a maioria das camas king size padrão.

Aprenda como arrumar cama de casal da melhor maneira clicando no vídeo abaixo: 

 Westwing: a melhor loja de cama, banho e decoração

No Westwing, você aprende a escolher as melhores roupas de cama, ideais para o que precisa. Saiba como combinar as peças do jogo de cama e como harmonizar com o resto da decoração do quarto, o cantinho mais especial da casa. Inspire-se com nossos artigos e tenha uma casa completa e incrível!