Tudo sobre o tecido suede: o que é, vantagens e cuidados

Você conhece as características do suede? O suede é um tipo de tecido bastante resistente, macio ao toque e amplamente utilizado nas indústrias da moda e decoração. Resistência e durabilidade estão entre suas principais características. O material tem como principais vantagens a alta resistência, durabilidade e ampla variedade de designs e acabamentos.

Tudo sobre o tecido suede: o que é, vantagens e cuidados | westwing.com.br

O tecido suede une conforto e economia para sua casa.

A versatilidade é um dos principais fatores associados à utilização e popularidade do suede enquanto matéria prima. O material é utilizado para a confecção de produtos como bolsas, sapatos, botas, luvas e casacos. Quando o assunto é ambientação e design de interiores, o suede é uma excelente opção de revestimento para estofados e acessórios decorativos como almofadas. Conheça melhor as características do suede, entenda sobre a utilização deste tecido e aprenda dicas para a manutenção adequada de estofados e acessórios desse modelo conferindo o conteúdo preparado pela Westwing!  

Compre agora com até 70% off:

O que é suede?

O suede, comumente utilizado em decoração, é um tecido sintético de poliéster de acabamento similar a camurça. O material é uma excelente opção de revestimento para móveis e acessórios como sofás, poltronas e almofadas devido às suas características funcionais e alto apelo estético.

sofá tecido suede preto

Macio e confortável, o suede vai transformar sua decoração! Fonte: Unsplash

Quais são os tipos de tecido suede?

Sabia que existem variações do tecido suede? Ele pode ser amassado, mais felpudo em comparação aos outros;liso, animale, listrado ou estampado. Todos são extremamente macios e confortáveis, ideais para o sofá da sala. Confira as características de cada um:

 sofá suede amarelo com almofada azul

A cor do tecido suede fica a seu critério. Fonte: Unsplash

  • Suede amassado: como o nome sugere, móveis do tipo tem textura com aspecto amassado;
  • Suede animale: levemente texturizado com listras orgânicas;
  • Suede liso: textura lisa, em diversas cores;
  • Suede listrado: esse modelo possui listras em várias tonalidades;
  • Suede estampado: possui diferentes cores e estampas, como arabescos e folhagens.

Por que usar suede na decoração de casa?

Em termos funcionais, a grande vantagem do material está associada à praticidade. O suede é bastante durável e possui boa resistência a manchas e danos causados pela umidade, o que o torna uma excelente opção de forro para estofados de uso regular.

Sofá de suede retrô na decoração da sala de estar, com manta cinza e branca

Invista em sofás de suede para deixar a sala aconchegante.

Os principais fatores estéticos associados ao uso do suede em decoração são a variedade de designs e a textura do material. Há uma ampla gama de acabamentos para suede. Além da variedade de tons e texturas, é possível utilizar o tecido de modo a imitar outros materiais como a camurça e o couro.

Vantagens do tecido suede

O tecido suede traz inúmeras vantagens para a decoração de casa, a começar por seu custo-benefício. Móveis feitos com esse material, como puffs, cadeiras e até mesmo recamiers são mais baratos em comparação a outros tecidos. E isso não significa que ele seja desconfortável – pelo contrário!

sofá cinza de tecido suede com almofadas decorativas azul listrada e com arabescos

O sofá de suede cinza combina com todos os estilos decorativos. Fonte: Unsplash

O suede é um tecido muito confortável e suave ao toque, com textura macia e aveludada. Quem gosta de se aconchegar naqueles dias mais preguiçosos, pode investir em sofás e assentos feitos com esse material sem medo!

Além disso, o suede tecido possui alta durabilidade e é fácil de encontrar em diversas cores e estampas. Dessa maneira, fica fácil decorar a casa com aconchego e personalidade, concorda?

sala de estar minimalista em tons neutros com puff de suede rosa como centro de mesa

Puffs de suede colorido dão destaque à sala minimalista.

No entanto, lembre-se que o tecido suede não é impermeável. Na verdade, este tecido possui alto poder de absorção, por isso é necessário muito cuidado ao manusear líquidos sobre ele. A dica é investir na impermeabilização dos móveis, para evitar dores de cabeça!

Tecido suede é bom?

Sim! Como dito, o material possui alta resistência e durabilidade, por isso é altamente indicado para estofados. Você deve escolher uma cor que combine com a decoração de casa e um modelo com o tamanho certo, para caber bem na sala de estar.

 sofá tecido suede cinza com almofadas

Combine o sofá com belas almofadas. Fonte: Unsplash

Dicas de manutenção para estofados de suede

Confira dicas para manter o seu móvel sempre bonito e sofisticado:

Sofá de suede roxo sendo limpo com um aspirador de cerdas

Atenção a limpeza do tecido!

1. Em caso de manchas em sofás e estofados de suede, limpe a área imediatamente com um pano de algodão levemente umedecido ou papel toalha.

2. Manchas resistentes ou antigas podem ser removidas com o uso de um produto específico para limpeza suede. Há diversas opções disponíveis em lojas especializadas em estofados. Outra alternativa é utilizar uma solução de limpeza de água e vinagre branco em medidas iguais. Antes de aplicar a solução de limpeza, teste-a em uma área escondida do móvel para garantir que o produto não altere a cor do tecido.

3. Evite o uso de escovas e acessórios de limpeza de cerdas abrasivas para remover a poeira acumulada nos estofados de suede. Uma boa alternativa é utilizar um aspirador de pó sem a extremidade para remover os resíduos de forma segura.

Como limpar sofá de suede?

Para manter o sofá de suede sempre limpo, a dica é passar o aspirador de pó por todo o móvel pelo menos uma vez por semana. Assim, evita-se o acúmulo de sujeiras e pelos de animais. Após aspirar todo o móvel, passe um pano umedecido com água e detergente neutro por toda a sua extensão.

sofá suede bege com almofada e manta felpuda

Mantenha uma rotina de limpeza para aumentar a durabilidade do tecido. Fonte: Pinterest

Se o sofá manchou sem querer, misture 250 ml de água morna com oito gotas de detergente neutro. Aplique sobre a mancha, sem encharcar o sofá, e use um pano úmido para remover o excesso.

sofa em tecido suede marrom com almofadas de cetim coloridas

O tecido suede vai deixar sua casa linda!

Caso a misturinha não funcione, outra maneira de tirar mancha do tecido suede é com bicarbonato de sódio. Misture o produto com água até criar uma pasta e coloque por toda a mancha. Deixe agir por alguns minutos e retire a mistura com um pano umedecido com álcool e vinagre.

Gostou das dicas? Conheça mais tecidos de luxo e dicas incríveis de decoração!

Westwing: a melhor loja de decoração online!

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.