Sofá retrátil: principais modelos, cores e tecidos + dicas

Que tal embelezar a casa com a ajuda de móveis funcionais? A versatilidade é a principal característica do sofá retrátil, um modelo de estofado moderno e cheio de vantagens à sua disposição. Quem deseja montar um ambiente baseado no conforto e praticidade sem abrir mão do apelo estético encontra nos sofás retráteis boas opções de estofados para incrementar todos os estilos de cômodos. Saiba mais sobre as características destes sofás.

Sofá retrátil: principais modelos, cores e tecidos + dicas | westwing.com.br

Encontre o melhor modelo de sofá retrátil para sua sala de estar.

Em busca do sofá ideal para tornar mais agradáveis os momentos desfrutados na sala de TV ou sala de estar? Um jogo de sofá retrátil pode ser a opção ideal para trazer mais funcionalidade e beleza ao seu ambiente. A Westwing te auxilia na escolha do estofado perfeito. Conheça vantagens que podem tornar o sofá retrátil a opção mais adequada para o seu espaço encontre o produto certo para a sua casa com pagamento em até 10x sem juros!

Compre agora com até 70% off:

Sofá retrátil: conforto ao melhor preço

Você conhece as vantagens do sofá retrátil? Apelo visual, conforto, aproveitamento de espaço. A escolha de sofás de qualidade envolve estes e muitos outros aspectos que podem deixar dúvidas para eleger o produto ideal.

O sofá retrátil é uma opção de móvel moderno e versátil capaz de atender às necessidades de uma grande variedade de gostos proporcionando otimização de espaço e conforto.

Descubra as melhores opções de sofá retrátil para a sua casa se cadastrando na Westwing. Aproveite entregas em todo o Brasil!

Sofá verde claro em sala de estar com parede verde. Tapete claro, abajur com pés de palito à esquerda e vaso de plantas à direita

Esse modelo de sofá é elegante e descolado.

Ambientes com paredes inclinadas e características similares podem se tornar mais funcionais com a ajuda de um sofá retrátil. A possibilidade de variar as dimensões desses sofás pode ser o recurso perfeito para facilitar a adequação do estofado retrátil mesmo aos ambientes mais desafiadores.

Modelos de sofá retrátil

Os sofás retráteis variam tanto no acabamento quanto nos recursos. Portanto, é importante atentar para as características de cada modelo. É possível encontrar sofás retráteis de dois até seis ou mais lugares. Veja os principais modelos e confira dicas sobre como escolher o produto ideal.

1) Sofá retrátil e reclinável

Este tipo de sofá retrátil está entre os mais populares. Ele oferece a vantagem de encosto reclinável adicionado a assento expansível para que você estique seu corpo confortavelmente. Para tanto, basta deslizar o assento! A funcionalidade permite o uso dos sofás retráteis e reclináveis como móvel auxiliares. Eles podem servir como cama para hóspedes, por exemplo.

sofa retratil e reclinavel cinza com almofadas

Os sofás retráteis e reclináveis são muito mais confortáveis. Fonte: Unsplash

2) Sofá retrátil com catraca

A presença de catraca facilita o deslizamento do assento ou encosto destes sofás incrementando o conforto. Com esse tipo de estofado retrátil um movimento simples é todo o necessário para alterar a inclinação do móvel.

sofa retratil cinza com catraca com almofadas no centro da sala

O sofá retrátil vai deixar a sala aconchegante.

3) Sofá retrátil de canto

Ambientes muito pequenos podem se tornar mais funcionais com a ajuda de um sofá retrátil de canto. Este sofá pode ser a peça certa para aproveitar o espaço disponível nas esquinas do cômodo e liberar mais espaço para circulação. Os modelos podem variar de três a mais lugares.

sofa retratil de canto cinza com almofadas

Nada mais funcional do que um sofá de canto!

Qual melhor opção de sofá retrátil?

O melhor sofá retrátil é aquele que satisfaz suas necessidades. Para encontrar o modelo ideal é preciso avaliar três pontos importantes: o espaço disponível no cômodo, a decoração da sala e o seu estilo pessoal.

sofa retratil de camurça laranja queimado com almofadas e manta

Escolha um modelo que combina com você!

Meça bem a sala de estar para garantir que o sofá caiba no cômodo junto aos outros móveis. Só assim é possível assegurar um ambiente acolhedor e confortável.

Então, é só escolher aquele modelo que combina com a decoração e seu estilo. Peças coloridas sempre são bem-vindas, para trazer destaque ao cômodo. Se preferir, sofás em cores neutras são os mais elegantes.

sofa retratil azul retro com pes de palito e almofadas brancas

Sofás com pés de palito retráteis são retrô.

Além disso, para escolher o melhor sofá retrátil, a dica é verificar a densidade do assento. Dê preferência aos modelos a partir de D-28. Essa sigla demonstra a qualidade, resistência e conforto da peça. Quanto maior, mais aconchegante o móvel será.

Qual a diferença do sofá retrátil e reclinável?

Os sofás podem ser retráteis, reclináveis ou retráteis e reclináveis. O sofá retrátil possui assento extensível. Isso significa que você pode puxar o assento e se deitar quando quiser. O modelo reclinável possui assento fixo, com encosto móvel. Você pode abaixar ou levantar, para se aconchegar como quiser.

sofa retratil reclinavel amarelo retro na sala de estar retro

A dica é escolher um sofá retrátil e reclinável para completar a casa com aconchego.

Qual a diferença entre sofá retrátil e sofá-cama?

O sofá retrátil pode ser usado como sofá-cama, no entanto essa não é sua função principal. Isso porque o sofá-cama foi desenvolvido para ser utilizado como cama durante a noite. Ele é maior, em comparação ao modelo anterior, para que você se acomode com muito conforto.

sala de tv com sofa retratil cinza

É muito importante saber a diferença entre os modelos de sofá para não errar na escolha!

Materiais do sofá retrátil

Os sofás retráteis podem ser encontrados em ampla variedade de designs. Antes de escolher o design do seu sofá retrátil, é importante se atentar para a necessidade de manutenção referente a cada tipo de forro.

Os principais materiais de sofá retrátil são: 

  • Suede
  • Camurça
  • Couro
  • Chenile
  • Veludo
  • Poliéster
  • Algodão

Agora que você já sabe as principais características do sofá-retrátil, veja quais são suas principais cores disponíveis e como elas ficam em cada tipo de decoração.

Sofá retrátil preto

O sofá retrátil preto é fácil de usar e combinar. Afinal, sua cor principal combina com todos os estilos decorativos, sem atrapalhar a ornamentação do cômodo. Para complementar o móvel, a dica é investir em almofadas decorativas. Além de agregar mais beleza à decoração, elas levam conforto para dentro de casa.

Confira como usar almofadas no sofá retrátil para arrasar:

No entanto, se o espaço é pequeno, o ideal é investir em um modelo sóbrio, com cores como off-white, branco ou bege. Mas, nada impede que você use o sofá retrátil preto na sua sala pequena.

Para deixar o cômodo ainda mais aconchegante, invista em uma boa iluminação interna, persianas ou cortinas de voil e um tapete aconchegante.

Sofá retrátil azul

Quem gosta de cores e mais ousadia vai adorar investir no sofá retrátil azul. Esse modelo é descolado e moderno, ideal para quem quer levar mais vivacidade para dentro de casa.

sofa retratil azul em sala moderna

Sofás azuis são ousados e elegantes.

O melhor é que você pode combiná-lo com almofadas coloridas, puffs e até mesmo poltronas para manter o ambiente confortável e elegante.

Caso o espaço seja pequeno, a dica é combinar o sofá azul com móveis e outros acessórios em tonalidades mais claras. Dessa maneira, a sala fica harmônica e equilibrada, da maneira certa.

Sofá retrátil marrom

Outra opção é o sofá retrátil marrom. Esse modelo é atemporal, porque combina com tudo! Você pode usá-lo nos mais variados tipos de decoração, do moderno ao industrial. Veja como ele é versátil:

Sofá retrátil branco

Decorar com móveis em cor branca é excelente tanto para dar uma sensação de amplitude em ambientes compactos quanto para contribuir com a sensação de frescor em climas tropicais.

Sofá grande retrátil branco com almofadas brancas e beges em sala de estar branca

O sofá branco exige mais cuidados.

Com o sofá retrátil branco, a sala ganha liberdade para receber diversos estilos, o que é uma excelente característica para quem adora renovar a decoração de tempos em tempos. Ambientes minimalistas, clássicos, modernos e até em estilo provençal combinam muito bem com o sofá retrátil branco.

As mantas para o sofá retrátil branco aparecem para adicionar cor e conforto ao móvel, assim como as almofadas de cores e texturas diferenciadas levam mais alegria à sala onde o sofá se encontra. Para adicionar ainda mais estilo ao sofá retrátil branco nas casas descoladas, que tal montar um painel com molduras coloridas e imagens divertidas na parede onde o sofá se recosta?

Sofá branco retrátil confortável na sala de estar, com almofadas brancas, manta e tapete estampado

O melhor do sofá retrátil branco é que ele combina com tudo!

O sofá retrátil branco é uma excelente opção também para ambientes que já contam com paredes coloridas em cores marcantes ou que contêm com papéis de parede com muita personalidade. De qualquer maneira, o sofá retrátil branco é um curinga que oferece conforto e estilo na medida ideal para a sua casa.

Sofá retrátil amarelo

Adaptar o ambiente da maneira que você idealiza comporta em decisões que, nem sempre, se limitam às suas ideias. Algumas vezes, um ambiente pequeno é a realidade. A questão de espaço é fundamental para compor o lar e, por conta disso, o sofá retrátil amarelo se tornou uma opção mais que viável para contornar a situação.

Sala de estar ampla com sofá retrátil amarelo com almofadas coloridas

E que tal um sofá retrátil amarelo de canto?

Mas, mais que uma alternativa, o sofá retrátil amarelo pode ser a predileção por oferecer conforto na medida certa da sua necessidade. Entre os modelos de sofá retrátil amarelo, podemos citar alguns:

  • Canto: para adornar o canto da sala, o sofá retrátil de canto é um alento em espaços reduzidos, ajudando a valorizar cada centímetro da metragem do seu lar;
  • Catraca: fácil e prático de utilizar, a catraca facilita o manuseio para que você encontre a posição ideal do seu sofá retrátil amarelo;
  • Reclinável: com o assento deslizante, esse tipo de sofá retrátil amarelo pega emprestado os sabores da tonalidade clara com o conforto na medida que você mais deseja;

Além dos modelos, revestimentos dos estofados fazem toda a diferença para compor o sofá retrátil amarelo. Durante a busca, uma dica: valorize modelos que não aqueçam muito, caso o interior da sala seja geralmente quente, e vice-versa. Priorize o conforto e adeque o estilo à funcionalidade primária do seu sofá retrátil amarelo.

Decoração com sofá retrátil amarelo

Entre os modelos de sofá mais populares, o sofá retrátil agrega mais valor e conforto ao ambiente, principalmente pela funcionalidade que dá nome ao móvel. Lembre-se de deixar um espaço a mais entre o sofá retrátil amarelo e os outros móveis para que não haja impedimentos quando ao puxar o assento do sofá.

Sofá retrátil amarelo em sala de estar branca, com abajur e tapete pretos

Seu novo sofá colorido vai renovar a beleza da sala de estar.

A elegância fica por conta da cor do sofá retrátil amarelo, que esbanja alegria no ambiente seja lá qual for a tonalidade de sua preferência. Isso implica inspirações múltiplas para projetos decorativos modernos, temáticos, e até de atmosfera vintage, que casa muito bem com os tons em amarelo.

Sofá retrátil na decoração

Compor a decoração com um sofá retrátil é uma excelente maneira de levar conforto, comodidade e aconchego ao décor. O móvel, assim como demais estofados, ganha ainda mais destaque no cômodo ao receber almofadas e mantas que ajudam a complementar o seu visual. Dessa forma, para quem ama composições mais descontraídas, a dica é investir em produtos com estampas coloridas, com frases divertidas ou imagens engraçadas.

Sofá retrátil cinza em sala de estar boho chic, com mesa de centro feita em madeira e pendente de palhinha e almofadas beges

Use a criatividade na hora de decorar!

Para quem quer dar um visual mais delicado ao sofá de canto retrátil deixado na sala, vale apostar em itens florais, com tons pastel e mais femininos. Tons como branco, bege e rosa claro são ótimos investimentos para complementar o sofá retrátil e proporcioná-lo uma nova imagem.

Quem tem em mente um sofá moderno retrátil pode reforçá-lo com itens de tonalidades semelhantes à sua cor. Dessa forma, um sofá retrátil marrom pode ser complementado com almofadas da mesma tonalidade, uma opção bege da mesma forma e a versão cinza igual.

sofa retratil preto em sala com moveis pretos e parede de gesso 3d

Explore novas possibilidades com sofás retráteis coloridos!

Um belo tapete deixado na sala de estar também ajuda a tornar o visual do sofá mais elegante e belo na decoração. Escolha uma opção que combine com o seu estilo e embeleze ainda mais a sua sala!

Invista em um sofá retrátil moderno com lugares para todo mundo na sua sala e proporcione conforto e aconchego. Aposte na Westwing para encontrar os modelos de sofá retrátil para a sua casa. O pagamento pode ser feito em cartão de crédito ou boleto e a devolução é grátis. Aproveite!

Gostou das dicas? Continue na Westwing e confira dicas de decoração para todo o lar e 41 inspirações para decorar a sala.

Westwing: encontre os melhores modelos de sofá aqui!

Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.

Leia Também: