Pergolado

Sombra e ar fresco. É isso que grande parte das pessoas deseja em momentos de folga e descanso, não é? Se você tem um jardim ou um espaço externo e deseja investir em um cantinho para relaxar e apreciar as belezas da natureza, o pergolado é uma solução de bom gosto e muita beleza, perfeita para desfrutar de bons momentos na companhia dos amigos e familiares. Seja perto de uma piscina ou em um cantinho do jardim, o pergolado adiciona beleza, encanto e muito capricho à sua casa.

Pergolado | westwing.com.br

No campo, na praia ou na cidade, investir em um pergolado é símbolo de bom gosto e cuidado com o paisagismo de um jardim, já que a peça é, geralmente, coberta por plantas ornamentais como primaveras ou trepadeiras. No Westwing você aprende a planejar e escolher a melhor opção de pergolado e, ainda, confere dicas de plantas para decorar esse lindo adorno!

O que é pergolado?

O pergolado, pérgola ou caramanchão é uma estrutura formada por pilares e vigas paralelas e vazadas, que criam um sombreado em jardins. Originalmente utilizados para cultivos de uvas, eles permitem que os galhos cresçam horizontalmente o que facilita na hora da colheita.  

A pérgola, palavra que deu origem ao termo “pergolado”, muito utilizado no Brasil, vem do italiano. Há muitos anos, na Itália, as pérgolas eram os locais em que cresciam as uvas. Depois, diante da beleza desse espaço, trepadeiras e outras plantas começaram a ser plantadas no pergolado, que se transformou em uma solução decorativa, além de amenizar a intensidade do sol.

Para que serve o pergolado? 

Atualmente, o pergolado é utilizado na decoração de áreas externas e jardins. Ou também como extensão de uma fachada, criando uma unidade entre as áreas internas e externas. 

Pergolado de Madeira com tecido em área externa | westwing.com.br

Cheio de encantos, funcional e perfeito para decorar espaços externos de residências, o pergolado é uma solução cada vez mais apreciada e permite que você entre em contato com a natureza de uma forma gostosa e inspiradora. Seja de madeira, de ferro ou até de concreto, o pergolado tem tudo para deixar a sua casa muito mais linda e aconchegante!

Modelos de pergolado

Apesar de normalmente serem confeccionados em madeira, o pergolado também pode ser feito em metal ou concreto. O pergolado é um ótimo suporte para plantas trepadeiras e podem ser cobertos com folhagens para sombrear áreas abertas. 

O pergolado de madeira, pode ser feito de eucalipto tratado, pinus, cumaru, jatobá, freijó ou bambu. E podem ser cobertos com vidro ou policarbonatos, é uma excelente alternativa para fazer sombra e proteger da chuva de uma maneira mais sofisticada, criando um ambiente intimista e aconchegante. 

Pergolado de madeira em varanda decorada com móveis | westwing.com.br

Para cobertura dos pergolados de madeira ainda existem as opções com fibras naturais como a palha e bambu, que dão um ar rústico ao ambiente.

O pergolado de ferro fundido também é muito romântico e bastante utilizado em jardins. Algumas opções de pergolado de ferro também são cobertas com vidro ou policarbonato, criando um ambiente gostoso e perfeito para relaxar depois de um dia na piscina, por exemplo.

Como decorar um pergolado?

Nada como um jardim com pergolado, não é mesmo. É possível ter um pergolado bonito e florido, basta fazer a escolha certa de plantas para pergolado. Por isso, na hora de escolher leve em consideração o clima, a quantidade de chuva e sol que a planta receberá, além do resultado que deseja atingir.

Pergolado decorado com plantas em varanda com móveis de palha | westwing.com.br

Algumas plantas para pergolado recomendadas são: 

  • Hera do cabo: São perfeitas para locais à meia sombra. Possui longos e finos ramos que proporcionam uma cortina de folhagem. Ela se adapta a pequenos espaços, como varandas e sacadas.
  • Tumbérgia-azul: É uma trepadeira que se adapta bem ao sol e à meia sombra e dão flores azuladas durante o ano inteiro. 
  • Primavera: É resistente a diferentes tipos de clima, inclusive a mudanças rápidas de temperatura. Ela cresce se apoiando em outras superfícies, por isso é perfeita para pergolado. Suas flores podem ser brancas, carmim, rosa claro, amarelo e laranja. 
  • Flor de cera: Florescem o ano todo e necessitam de meia sombra, pois o sol forte pode queimar as folhas. Criam um lindo efeito, graças a suas flores exóticas. 
  • Amor agarradinho: Dá flores brancas e rosas. E ela cresce alta e volumosa, resultando em um efeito incrível. É uma planta que gosta de sol constante. 
  • Alamanda Amarela: Suas flores amarelas florescem durante todo o ano. Pode ser cultivada em espaços menores. Gosta do clima quente e do sol constante. 
  • Jasmim-de-madagascar: É uma trepadeira com flores brancas que gosta de claridade, mas não de sol direto. 
  • Jade: Essa planta gosta de lugares quentes e úmidos, à meia sombra. A jade floresce do fim do inverno ao início da primavera.

Decorar percolado com tecido é uma outra opção interessante. Você pode usar cortinas para dar um efeito charmoso ao ambiente. As luzes também podem criar um efeito interessante no pergolado, deixando o espaço mais aconchegante.  

Deck com pergolado

Você tem um deck gostoso em casa e gostaria de deixá-lo ainda mais aconchegante e bonito? Aposte no deck com pergolado, que pode, inclusive, adotar a mesma madeira utilizada na confecção do deck e encher esse espaço de encantos com a beleza das trepadeiras e primaveras. 

Pergolado de Alumínio na área da piscina | westwing.com.br

Uma decoração bonita e elegante será o resultado obtido com um pergolado instalado no deck de uma casa, onde você poderá desfrutar de um suco, uma bebida refrescante e ótimos momentos de conversas e relaxamento.

Gostou da matéria? Leia também: Varanda com jardim – Paz ao ar livre e o que você precisa saber antes de ter planta em casa.

A MELHOR LOJA DE DECORAÇÃO ONLINE

Você conhece o Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil, onde você encontra campanhas das melhores marcas de decor e moda! E tem mais, todos os produtos com descontos de até 70%, dá pra acreditar?

O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar. Vem!