Margarida: Conheça a Espécie e Como Decorar

Bem-me-quer, mal-me-quer... quem nunca brincou disso com uma florzinha de margarida nas mãos arrancando suas pétalas uma a uma para saber se o seu amado te queria bem ou mal?  A margarida é uma flor delicada e uma das mais conhecidas na hora de presentear, além de ter várias opções de cores, formando assim um lindíssimo buquê. As margaridas também são conhecidas como mal-me-quer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, mal-me-quer-maior, mal-me-quer-bravo e olho-de-boi.

Margarida: Conheça a Espécie e Como Decorar | westwing.com.br

O nome da margarida vem do latim margarita, que significa pérola. Em inglês, ela tem o nome de Daisy, uma alteração da expressão day's eye que significa olho do dia - devido ao fato da flor se fechar durante a noite e abrir quando o sol nasce. Apesar de frágil, a espécie se adapta a vários tipos de solo e existe há mais de mil anos.  Saiba mais com o Westwing!

Compre agora com até 70% off:

 Margarida em Vaso Decorativo de Vidro Azul

Apareceu a Margarida!

A margarida é uma flor simpática e delicada, uma ótima sugestão para completar a decoração de casa

Suas pétalas são alargadas e delgadas, e ficam em volta do botão central dourado ou amarelo. As folhas são ovais e os caules compridos, podendo chegar a 1 metro de altura.

 Margarida em Vaso Decorativo de Porcelana.

Sabia que existem várias classes de margaridas? Muitas flores que são parecidas recebem o mesmo nome. Mas, as mais populares entre elas são as margaridas brancas e as margaridas amarelas. Há outras variações, como a flor margarida rosa e a vermelha.

História da Margarida

Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas e ainda hoje simboliza a juventude, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto. 

É uma espécie que combina muito bem com outros tipos de flores, por isso é comum vê-la com outras em arranjos e buquês, transmitindo uma sensação de alegria  e jovialidade. Quem não gostaria de ganhar um lindo buquê de alegres margaridas?

Confira como montar o seu! Você pode usar a cor mais tradicional, branca, ou apostar em flores margaridas coloridas.

Significado da Flor Margarida

Já parou para pensar qual o significado das margaridas? Como existem muitas variações, cada cor possui um significado específico.

flor margarida rosa

Fonte: Pexels

  • Margarida branca: beleza
  • Margarida amarela: amor lealdade
  • Margarida rosa ou vermelha: impulso amoroso
  • Margarida azul: fidelidade
  • Margaridas multicoloridas: alegria

Uma sugestão é apostar em diferentes cores de margaridas para decorar o lar ou até mesmo presentar alguém.

Decoração com Margaridas

A margarida é tão versátil e delicada que pode complementar seu lar com praticidade. O ideal é posicionar os vasos próximos a entradas de luz, porque a espécie gosta de luminosidade durante todo o dia. Elas caem bem em jardineiras na varanda, em vasos ou cachepots pequenos, ou grandes, na mesa de centro da sala de estar ou na janela da cozinha!

Você pode usar apenas margaridas ou fazer combinações com outras espécies.

decoração com vaso de flores ao lado do sofá floral com almofadas decorativas

Fonte: Pinterest

No entanto, se a casa não recebe tanta iluminação solar, lembre-se de deixar a margarida em um local estratégico, onde bata luz por, pelo menos, metade do dia. Isso é o suficiente para que ela se desenvolva bem.

Então, na hora de escolher qual a melhor cor, considere o estilo do décor. A flor margarida rosa é delicada e combina com a decoração clássica ou romântica, por exemplo. Já a flor margarida vermelha é ousada e destaca-se no décor clean.

Veja como fazer um arranjo de flores para o seu lar:

Remédio de Margarida

Outro  fato muito interessante é que, há muito tempo, acreditava-se que remédios da margarida poderiam curar doenças nos olhos.

Na Inglaterra, por exemplo, a margarida era usada como remédio, mas só era realmente eficiente se algumas palavras mágicas fossem ditas, ou se fosse adicionada água benta ao remédio. 

Os Assírios acreditavam que uma loção feita com margaridas esmagadas tinha o poder de devolver a cor aos cabelos brancos. Já no século XIII, a margarida era utilizada para limpar ferimentos, e para tratar a febre e gota.

Curtiu as dicas? Agora que você já conhece tudo sobre margaridas, escolha suas cores favoritas e arrase no décor!

Decoração de Casa é com o Westwing!

É hora de transformar a sua casa é apostar na decoração com margaridas! Para isso, acompanhe as dicas que o Westwing trouxe para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar o melhor décor com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. 

Aproveite e confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, com descontos exclusivos de até 70% para criar um projeto sofisticado e prático!

Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com milhares de ideias e produtos inovadores que você.

Mantenha-se inspirado! Confira mais 50 ideias e dicas de como decorar o seu lar.